Novo curso: Territórios Inteligentes
O INA, a NOVA IMS e a AMA, lançam o primeiro programa de formação em Territórios Inteligentes na Administração Pública. Este curso pioneiro arranca em 2024.
Este programa de formação visa a capacitação de decisores, dirigentes e técnicos superiores da Administração Pública Central e Local com as mais avançadas estratégias e ferramentas para a gestão eficiente e sustentável de territórios.
Com foco na digitalização, sustentabilidade e inovação, este programa formativo inovador aborda a utilização de dados para melhorar a vida das pessoas e otimizar os serviços públicos.
O protocolo celebrado entre o INA, I.P. e a NOVA Information Management School (NOVA IMS) realizou-se no dia 2 de agosto, dando forma a este projeto no que respeita à conceção e realização de oferta formativa no âmbito da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI), a cargo da AMA - Agência para a Modernização Administrativa.
Para Miguel Agrochão, vogal do Conselho Diretivo do INA, I.P., "Este é mais um passo fundamental para concretizar a visão de mobilizar a Administração Pública para o conhecimento e mobilizar o Conhecimento para a Administração Pública. Trata-se de uma oferta diferenciada, com uma metodologia pedagógica altamente inovadora, escalável e acessível simultaneamente a toda a Administração Central e Local. Estamos particularmente satisfeitos por conseguir, mais uma vez, mobilizar as entidades de referência e os melhores especialistas do país na construção de uma oferta única para a Administração Pública."
A NOVA IMS, responsável por conceber e ministrar este curso, tem por missão ser uma escola inteligente e sustentável, formando os futuros líderes de uma nova geração de profissionais nas áreas da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial. A instituição oferece uma educação de alta qualidade que combina conhecimento técnico avançado com um compromisso inabalável com o desenvolvimento sustentável. "A ambição de construirmos cidades e territórios inteligentes e sustentáveis, capazes de garantir qualidade de vida e bem-estar às pessoas, em linha com os objetivos do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, assenta em grande medida na capacidade de tirarmos partido da profunda e acelerada transformação digital da sociedade em que vivemos", afirma Miguel de Castro Neto. O Diretor da NOVA IMS acrescenta: "Para que tal aconteça, as competências e qualificações dos recursos humanos das autoridades locais são fatores críticos de sucesso. Esta iniciativa cria as condições necessárias para que o enorme desafio da dupla transição verde e digital seja uma verdadeira oportunidade de promover a mudança de paradigma no planeamento e gestão das nossas cidades e territórios."
Coordenada pela AMA, a Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI) visa transformar dados em ação, facilitando a vida das pessoas e das empresas através dos dados, numa gestão eficiente e sustentável do território, com base na inovação e na transparência. Trata-se de uma medida catalisadora da transição digital, promovendo territórios interligados que proporcionem desenvolvimento económico, inclusivo e sustentável, com serviços interoperáveis, posicionando Portugal como uma nação digital.
"Acreditamos que através deste programa de formação, disponível para toda a Administração Pública, será possível garantir as competências necessárias para contribuir para o sucesso da implementação da ENTI. A capacitação de todos os envolvidos na gestão sustentável dos territórios é fundamental para que, em conjunto, consigamos concretizar, por todo o país, os objetivos desta estratégia.", afirma João Roque Fernandes, Vogal do Conselho Diretivo da AMA - Agência para a Modernização Administrativa.
As três entidades congratulam-se com a assinatura deste protocolo, prevendo-se, muito em breve, a abertura das inscrições para o Programa de formação em Territórios Inteligentes, da responsabilidade do INA, I.P.
_
Pode subscrever aqui as nossas comunicações eletrónicas para receber informação atualizada.
Atualizada a 8 de Agosto 2024