OECD «Leadership for a high performance civil service: Towards a senior civil service systems in OECD countries»
O novo estudo de caso publicado pela OCDE, Leadership for a high performance civil service: Towards a senior civil service systems in OECD countries, da autoria de Daniel Gerson, incide sobre as competências de liderança necessárias no serviço público e um modelo para avaliar as políticas, processos e ferramentas que permitam desenvolver essas competências e apoiar os líderes na sua implementação.
O estudo identifica quatros competências transversais de liderança, apesar da grande diversidade de tópicos e dos diferentes contextos nacionais.
1) Liderança baseada em valores, que orientam a tomada de decisão em prol do interesse público.
2) Inclusão aberta para criar um ambiente seguro capaz de atrair os públicos que têm menos voz.
3) Envolver a base da organização nas tomadas de decisão para reforçar a cultura baseada em valores e confiança.
4) Colaboração em rede.
O documento termina com as recomendações para ajudar os governos a adotar uma abordagem sistemática para o desenvolvimento e gestão dos dirigentes do serviço público.
Pode consultar ou descarregar a publicação aqui.