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OCDE lança estudo sobre governança pública

imagem ccapA OECD publicou o documento Servir os cidadãos: medir o desempenho dos serviços para uma melhor experiência dos “utilizadores” que refere que melhorar a satisfação dos cidadãos com os serviços públicos é um objetivo em muitos países da OCDE e é um dos indicadores do Objetivo 16 do Desenvolvimento Sustentável 2030 - "Construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis".

Medir o desempenho dos serviços e tornar efetivos os resultados é fundamental para projetar e desenvolver políticas para melhorar a vida das pessoas. Este artigo explora o uso de indicadores de satisfação para monitorizar a relação dos cidadãos e dos “utilizadores” com os serviços públicos. Constata-se que os indicadores de satisfação fornecem um relatório agregado e preciso dos fatores que impulsionam o desempenho do serviço. Ao mesmo tempo, mostra que são necessárias medidas adicionais para monitorizar o acesso, a capacidade de resposta, a qualidade dos serviços públicos, bem como identificar áreas concretas de melhoria.

O artigo fornece exemplos de como os países usam dados de desempenho na tomada de decisão. E destaca também os desafios comuns e as boas práticas para fortalecer a medição e a gestão do desempenho.

Pode ler ou descarregar o documento completo aqui.