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  • Última actualização: 15 novembro 2019

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Programa de Capacitação Avançada para a Preparação de Futuros Líderes (CAT - Futuros Líderes)

CAT Futuros Lideres Banner

O Programa de Capacitação Avançada para Trabalhadores em Funções Públicas, regulamentado pela Portaria n.º 231/2019, de 23 de julho, compreende duas modalidades de formação, o Programa de Capacitação Avançada para o Início de Funções na Carreira de Técnico Superior (CAT - Formação Inicial) e o Programa de Capacitação Avançada para a Preparação de Futuros Líderes (CAT - Futuros Líderes).

O CAT- Futuros Líderes integra a área estratégica de formação em competências de liderança, definida pelo Despacho n.º 3431/2019, de 19 de março, do Ministro das Finanças, (Diário da República, 2.ª série, N.º 62, de 28 de março de 2019).

Este programa destina-se a preparar os trabalhadores em funções públicas para o futuro exercício de funções dirigentes ou de liderança de equipas na administração pública, proporcionando o desenvolvimento de conhecimentos e competências adequadas, através da formação qualificada nos aspetos científico, técnico e comportamental, com especial enfoque nas matérias de liderança.

DESTINATÁRIOS

Trabalhadores em funções públicas titulares de licenciatura, com vínculo de emprego público por tempo indeterminado, integrados no mapa de pessoal de órgão ou serviço e após conclusão do respetivo período experimental.

PERCURSO FORMATIVO E DURAÇÃO

A frequência dos quatro percursos formativos do CAT- Futuros Líderes é sequencial, acedendo ao percurso formativo seguinte, apenas os formandos que tenham concluído o anterior com aproveitamento. O programa tem uma duração total de 334 horas.
Consulte a Brochura do CAT – Futuros Líderes (PDF).

INSCRIÇÕES PARA A PROVA ESCRITA DE ACESSO AO PERCURSO FORMATIVO I

O acesso a cada percurso formativo do CAT - Futuros Líderes implica a realização de uma prova escrita (vd. artigo 14.º, n.º 2, da Portaria n.º 231/2019, de 23 de julho). A data e o horário da prova escrita de acesso ao Percurso Formativo I (Liderança e Autoconhecimento) serão divulgadas, em breve, neste espaço e através das secretarias-gerais ou entidades equiparadas das diferentes áreas de Governo.

A bibliografia recomendada para a preparação da prova escrita de acesso ao Percurso Formativo I (Liderança e Autoconhecimento) do CAT – Futuros Líderes é a seguinte:

Avolio, Bruce, et al, "Leadership: Current Theories, Research, and Future Directions" (2009). Management Department Faculty Publications. 37. https://digitalcommons.unl.edu/managementfacpub/37 [Consultado em 15 de novembro de 2019]

Cunha, Miguel Pina, et  al. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, 8.ª Edição. Lisboa, Editora RH (Capítulo 7 - O processo de liderança: a dialética líder-seguidores). [Disponível na Biblioteca do INA]

University of Cambridge Institute for Sustainability Leadership (CISL). A report commissioned by the British Council. (2017, June) Global Definitions of Leadership and Theories of Leadership Development: Literature Review. Cambridge, UK: Cambridge Institute for Sustainability Leadership. Disponível em:  https://www.britishcouncil.org/sites/default/files/final_leadership_composite_report_with_references_26-06-17.pdf [Consultado em 15 de novembro de 2019]

Goleman, Daniel (2000). Trabalhar com Inteligência Emocional. 2.ª Edição. Lisboa: Temas & Debates.

Goleman, Daniel, et al. (2003). Os Novos Líderes: A Inteligência Emocional nas Organizações. 2.ª Edição. Lisboa: Gradiva.

Goleman, Daniel; Boyatzis, Richard (2008). “Inteligência social e a biologia da liderança”. In Goleman, Daniel (2015) Como ser um Líder: A importância da inteligência emocional. Lisboa: Temas & Debates.

Kouzes, James M.; Posner, Barry, Z. (2009). O Desafio da Liderança. Casal de Cambra: Caleidescópio.

Ladkin, Donna (2010). Rethinking Leadership: A New Look at Old Leadership Questions.  Cheltenham: Edward Elgar. [Disponível na Biblioteca do INA]

OECD (2019). Recommendation of the Council on Public Service Leadership and Capability, OECD/LEGAL/0445. Disponível em:  https://www.oecd.org/gov/pem/recommendation-public-service-leadership-and-capability-2019.pdf [Consultado em 15 de novembro de 2019]

Qing, Miao, et al. (2018). “How Leadership and Public Service Motivation Enhance Innovative Behavior”. In Public Administration Review. Volume78, Issue1, January/February 2018 pp. 71-81. Disponível em:  https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/puar.12839 [Consultado em 15 de novembro de 2019]

Vários (2008). Public Leadership Perspectives and Practices. Edit by Paul't Hart and John Uhr. Canberra: Australian National University Press. Disponível em: https://oapen.org/download?type=document&docid=459473 [Consultado em 15 de novembro de 2019]

Wart, Montgomery; Suino, Paul (2008). Leadership in public organizations: An Introduction. s.l. M. E. Sharpe. [Disponível na Biblioteca do INA]

Bibliografia disponibilizada a 15 de novembro de 2019

REGRAS PARA FREQUÊNCIA DO CAT - FUTUROS LÍDERES

As regras relativas à frequência do CAT, designadamente em matéria do valor da propina, horário e faltas, são fixadas em regulamento aprovado por despacho do membro do governo responsável pela administração pública, sob proposta do dirigente máximo do INA, publicado na 2.ª série do Diário da República e na página do INA na Internet.

Para outras informações contacte-nos para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. indicando a designação do curso.

                                            


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