O sítio do INA utiliza cookies para melhorar o seu desempenho e a sua utilização. Os cookies utilizados para as ações essenciais do sítio encontram-se definidas. Consulte a política de privacidade.

Eu aceito cookies.

  • Última actualização: 11 agosto 2017

PT | ENG

Exercício de Grupo

Curso de Preparação para as provas de seleção no Centro de Avaliação do EPSO

Competências a Desenvolver

  • Aprendizagem e Desenvolvimento Pessoal
  • Estabelecimento de Prioridades e Capacidade de Organização
  • Espírito de Equipa
  • Liderança

Objetivos Específicos

  • Caraterizar o processo do Exercício de Grupo enquanto prova de Assessment Center
  • Identificar os objetivos e as competências chave a avaliar
  • Conhecer as diferentes fases de realização da prova e o que lhes será exigido
  • Efetuar um autodiagnóstico no âmbito da preparação do Exercício de Grupo, identificando os próprios pontos fortes e os pontos fracos, tendo como suporte os referenciais do conhecimento
  • Treinar comportamentos e atitudes desejáveis, relacionados com as competências a ser avaliadas em contexto de assessment.

Conteúdos Temáticos

1. Enquadramento teórico

1.2. Qual a importância estratégica da Prova de Grupo como técnica de seleção?
1.3. O caráter experimental desta prova e diretrizes gerais para um bom desempenho;
1.4. Apresentação e caraterização do conjunto específico de competências que serão avaliadas, mediante exemplos práticos.

2. Setting de realização da prova

2.1. Tamanho do grupo, função dos avaliadores e disposição da sala
2.2. Duração total e parcial de cada fase da prova

3. 1ª Fase: Informação disponibilizada e atribuição de um papel

3.1. As situações-tipo que são utilizadas como cenário de fundo para a discussão de grupo;
3.2. Exemplos da informação fornecida para:

- Enquadramento na situação prática

- Papel específico atribuído a cada candidato

3.3. Recomendações para otimização do tempo: técnicas de seleção e priorização da informação.

4. 2ª Fase: Discussão de Grupo

4.1. As 3 etapas: Início, Desenvolvimento e Resumo
4.2. Clarificação dos seguintes conceitos em contexto de desenvolvimento das áreas chave:

- Grupo/Equipa; Team Player; Inteligência Emocional; Liderança; Foco Atencional; Linguagem Corporal; Resiliência; Gestão/Moderação de Reuniões

4.3. O ponto de vista do candidato e do avaliador

4.3.1. Exemplos possíveis de dinâmica de grupo e flexibilidade comportamental com vista ao alcance de uma solução
4.3.2. Comportamentos específicos, a adotar e a evitar em cada fase

5. Treino do Exercício de Grupo

5.1. Análise personalizada dos comportamentos e respostas desejáveis;
5.2. Identificação dos pontos fracos a trabalhar e dos pontos fortes, a reforçar.

Metodologia Pedagógica

Recorrer-se-á a uma metodologia mista, composta por diversos períodos do tipo Expositivo/Interrogativo/Ativo, incluindo exercícios de simulação e análise de situações de trabalho colaborativo, em que se pretende que os formandos ponham em prática os conceitos aprendidos, mantendo sempre em mente os pontos-chave a ser avaliados no Assessment.
A metodologia, na parte ativa, fará recurso a diferentes dinâmicas de grupo, tirando partido do facto de estarem 2 formadores em sala, para desafiar positivamente os participantes a exporem-se e conhecerem os seus comportamentos em situações de avaliação de grupo. No final os formados serão convidados a levar a cabo uma auto e heteroavaliação.

EndFAQ

« voltar

faixa_AnaGuise2 copy.pngfaixa_AntonioSimao2 copy.PNGfaixa_MargaridaSegurado2 copy.PNGfaixa_cristinaLemos2.pngfaixa_paulaFrazao2 copy.pngsite_EPSO_faixa5.JPG

Em parceria com:

Cartaz (download)