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Inovar

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O INA, I.P. dinamiza diversos programas no sentido de fomentar a promoção e apoio à inovação e liderança na gestão pública.
Promove-se globalmente o ecossistema da inovação, do empreendedorismo e de liderança na Administração Pública, através do estímulo de práticas inovadores e da indução de comportamentos e atitudes nos trabalhadores e dirigentes da Administração Pública que contribuam para uma melhoria do serviço público.

Instrumentos e Ferramentas de Inovação e Liderança:

Aceleradora de Ideias em Serviços Públicos

A aceleradora de ideias em serviços públicos é um programa intensivo que visa o desenvolvimento rápido de novas ideias até à demonstração da sua viabilidade.

Destinatários - Todos(as) os(as) trabalhadores(as) e dirigentes da Administração Pública.

Objetivos:

  • Proporcionar a oportunidade de apresentar, desenvolver e testar ideias inovadoras;
  • Capacitar e orientar os trabalhadores e dirigentes no percurso de experimentação das ideias inovadoras apresentadas;
  • Possibilitar o trabalho colaborativo com entidades do setor público, do setor não governamental e do setor privado, orientadas à conceção e ensaio de ideias inovadoras em serviços públicos.

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Dia Aberto à Inovação

O Dia Aberto à Inovação é uma sessão de trabalho onde trabalhadores e dirigentes da Administração Pública criam e desenvolvem ideias novas para solucionar um problema real, a partir da identificação de uma situação concreta que constitua um desafio de inovação.

Destinatários - Todos(as) os(as) trabalhadores(as) e dirigentes da Administração Pública.

Objetivos:

  • Identificar um desafio de inovação para solucionar um problema concreto de uma entidade pública;
  • Caracterizar o desafio da inovação através da compreensão da raiz do problema, do seu impacto e da motivação para o solucionar;
  • Produzir ideias para solucionar o desafio da inovação através de técnicas criativas;
  • Criar um protótipo para avaliar uma ideia inovadora e melhorar o desenho da solução que se pretende testar através de um projeto experimental de inovação.

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Entrevistas com Inovadores

As Entrevistas com Inovadores são uma iniciativa enquadrada na promoção da Inovação.

Destinatários - Todos(as) os(as) trabalhadores(as) e dirigentes da Administração Pública.

Objetivo: 

  • Partilhar o conhecimento e as ideias de pessoas que em diferentes áreas trabalham com a inovação.

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Ferramenta de Autoavaliação da Cultura de Inovação

A Ferramenta de Autoavaliação da Cultura de Inovação é constituída por dez áreas que abrangem a globalidade da arquitetura de gestão de uma entidade do setor público. Cada uma dessas áreas é avaliada através de um conjunto de capacidades específicas essenciais para que exista uma cultura de inovação no contexto da gestão pública.

A implementação desta ferramenta é uma medida do Programa SIMPLEX' 20-21.

Destinatários: Esta ferramenta destina-se, em primeiro lugar, a todas as entidades da administração direta e indireta do Estado, podendo ser adaptada às entidades da administração local, da administração regional e outras pessoas coletivas de natureza associativa.

Objetivo:

  • Apoiar as entidades públicas na criação de valor a partir do conhecimento e dos recursos públicos que gerem, através de uma liderança e de um ambiente de trabalho que promovam a criação de novas ideias, a experimentação e implementação em novos processos e serviços, ou na melhoria dos processos e serviços existentes.

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Oficinas de Cocriação

As Oficinas de Cocriação consistem em sessões de trabalho realizadas com equipas de trabalhadores e dirigentes e têm como objetivo o desenho de soluções inovadoras que possam ser experimentadas através de projetos-piloto.

Destinatários - Todos(as) os(as) trabalhadores(as) e dirigentes da Administração Pública.

Objetivo: 

  • Integrar os destinatários finais como parceiros na produção de ideias e no desenho de soluções inovadoras para os seus próprios problemas e desafios.

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Radar Inovação AP

O Radar Inovação AP pretende divulgar práticas de inovação na Administração Pública.

Destinatários: Todos(as) os(as) trabalhadores(as) e dirigentes da Administração Pública.

Objetivo:

  • Acompanhar as práticas de inovação na Administração Pública nacional e internacional, divulgar essas mesmas práticas e estimular a criação de novo conhecimento sobre a inovação neste contexto.

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Programa de Mentoria para a Inovação e Liderança

O Programa de Mentoria para a Inovação e Liderança na Administração Pública (PMIL) é um programa especificamente desenhado para proporcionar experiências indutoras da aquisição e do reforço de competências de inovação, de empreendedorismo e de liderança.
Baseia-se numa relação de mentoria que liga profissionais experientes, de diferentes setores de atividade, a trabalhadores e dirigentes da Administração Pública, com vista à aceleração do respetivo desenvolvimento e à sua tradução em iniciativas que aportam valor para os contextos profissionais e para o serviço público.

Destinatários: Trabalhadores(as) ou dirigentes, em cargos de direção intermédia ou de direção superior da Administração Pública

Objetivos:

  • Desenvolver as competências de trabalhadores e dirigentes da Administração Pública, com vista à aquisição de conhecimentos, e ao reforço das capacidades individuais;
  • Desenvolvimento da liderança nos dirigentes da Administração Pública;
  • Desenvolver competências de gestão da inovação nos trabalhadores e dirigentes da Administração Pública, designadamente naqueles que estejam envolvidos em projetos inovadores.

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