Voltar a: Monografias

Finanças Públicas - ESGOTADO

PDFImprimirEmail
J. Albano Santos
_________________
2ª EDIÇÃO EM 2015


Autor(es) J. Albano Santos
Ano 2010
Nº páginas 432
ISBN 978-989-8096-38-8
Dimensões 24 X 17 cm
Peso (gr) 733
Índice geral

PDF

Pré-visualização

PDF

Descrição

Sobre o livro: 
Colbert, o celebrado Ministro das Finanças do Rei francês Luís XIV, defendia que «há que tornar a matéria das finanças tão simples, que possa ser facilmente entendida por toda a espécie de pessoas».
Com efeito, há muito que as Finanças Públicas deixaram de ser uma disciplina meramente académica e cujo interesse, fora dos muros da Universidade, se confinava a um reduzido núcleo de especialistas. O progressivo alargamento das funções do Estado transformou-as numa parte decisiva do quotidiano dos indivíduos, de tal modo que, hoje, é possível afirmar que as Finanças Públicas são uma questão básica de cidadania pois a generalidade das pessoas não fica indiferente perante realidades que lhe moldam o dia a dia, como o peso dos impostos, o valor das prestações sociais, a dimensão do défice orçamental ou a pertinência de uma obra pública levada a cabo pelo Estado ou por uma autarquia local. Este facto, só por si, já seria suficiente para fundamentar o interesse do estudo desta matéria. Acresce, porém, um argumento que se afigura determinante: dada a progressiva intervenção dos poderes públicos na vida económica e social a que se assistiu no século passado, as Finanças Públicas movimentam atualmente somas que, nalguns países, já ultrapassam os 50 por cento da produção nacional. Assim, os temas incluídos neste livro estão divididos em três partes. A primeira, de carácter introdutório, é dominada pela análise dos fins atribuídos ao Estado pelas principais escolas de pensamento; a segunda, descreve os aspetos mais importantes da instituição orçamental; a terceira, aborda, nas suas facetas teóricas e práticas, os instrumentos de intervenção financeira do Estado: as receitas e as despesas públicas.  
Com autoria do Prof. J. Albano Santos, esta obra fornece um contributo indispensável para uma boa compreensão de muitos dos fenómenos políticos e económicos que afetam as sociedades contemporâneas. 

Sobre o autor:
J. Albano Santos é Economista pelo antigo Instituto Superior de Economia. A sua atividade profissional tem-se desenvolvido em duas vertentes complementares: como quadro do Ministério das Finanças e como docente universitário. Nesta última qualidade, foi responsável por cadeiras de Finanças Públicas, sucessivamente, no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, no IESF – Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais e no ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. É, também na área das Finanças Públicas, formador no INA – Instituto Nacional de Administração