NP | Candidatos
Direitos e Responsabilidades dos Candidatos no âmbito da Avaliação em Processos de Seleção
A Divisão de Recrutamento e Seleção do INA encontra-se em processo de certificação de qualidade pela NP ISO 10667-2, enquanto prestador de serviços na área de avaliação de pessoas. Esta certificação requer o compromisso desta Direção Geral, com os seus interlocutores, entre os quais se inclui o cidadão candidato a um procedimento concursal gerido ou da responsabilidade do INA, no sentido de garantir uma atuação no respeito por princípios e valores éticos, designadamente os de Mérito, Neutralidade, Imparcialidade, Igualdade, Isenção e Transparência.
Nesse sentido desencadeou um conjunto de ações que abrangem, entre outras, a divulgação de informação do interesse dos candidatos: Direitos e Responsabilidades do candidato ou informação sobre as condições em que irá decorrer a avaliação permitindo que o candidato se submeta ao processo conhecendo e consentindo, ser avaliado com base nesses pressupostos.
Voltar
Direitos Gerais |
Responsabilidades Gerais
|
tem os seguintes direitos:
- Ser informado dos seus direitos e responsabilidades enquanto avaliado.
- Ser tratado com cortesia, respeito, coerência e imparcialidade, independentemente da idade, deficiência, etnia, género, nacionalidade e idioma, religião, orientação sexual ou outras características.
- Ser avaliado com técnicas e instrumentos que cumpram as recomendações profissionais e que sejam adequados aos objetivos da avaliação.
- Ser informado, antes da avaliação, acerca do objetivo, tipo e formato de avaliação que irá ser feita.
- Ter conhecimento prévio da data em que a avaliação será realizada.
- Conhecer se a avaliação / método de seleção é opcional.
- Ser previamente informado sobre os termos, o tipo e a forma pela qual será informado dos seus resultados e respetiva explicação, assim como sobre a utilização que lhes será dada.
- Ter conhecimento prévio sobre momento e/ou intervalo de tempo em que poderá aceder aos resultados e a uma explicação sobre os mesmos.
- Que a avaliação seja administrada, e os seus resultados interpretados, por pessoas devidamente formadas para o efeito, de acordo com os códigos éticos e profissionais e/ou por um sistema informático devidamente configurado/parametrizado por estas pessoas.
- Conhecer as consequências de realizar a avaliação, ou de não a realizar, na totalidade ou em parte e/ou de solicitar o cancelamento da sua avaliação e dos respetivos resultados.
- Saber se as suas respostas, e os resultados da sua avaliação, se manterão confidenciais pelo INA, sendo apenas partilhados com as pessoas/entidades que os deverão receber.
- Ser informado sobre o processo a seguir para apresentar alegações relativas à sua avaliação, designadamente no que concerne aos prazos e meios formais para o fazer, assim como os procedimentos, prazos e documentação a utilizar para recursos formais.
|
O candidato a um processo de Avaliação realizado pelo INA deve:
- Ler e/ou ouvir os seus direitos e responsabilidades enquanto avaliado.
- Tratar com cortesia e respeito as demais pessoas envolvidas no processo de Avaliação.
- Apresentar as questões previamente à avaliação, em caso de dúvida sobre o seu objetivo, sobre os procedimentos a ter lugar, o que lhe será pedido para fazer, assim como a utilização que será dada aos resultados.
- Ler e/ou ouvir a informação disponibilizada sobre a avaliação e prestar atenção a todas as instruções.
- Conhecer a data e o local onde a avaliação será realizada e comparecer pontualmente, com o material que seja solicitado.
- Estar preparado para a avaliação e cumprir com todos os seus requisitos.
- Seguir as instruções de avaliação que lhe foram fornecidas e comportar-se honestamente durante toda a avaliação.
- Informar-se, e aceitar, as consequências de decidir não realizar ou não continuar a avaliação.
- Informar o INA, previamente, se considerar que as condições ambientais, ou técnicas, poderão influenciar os seus resultados.
- Comunicar quaisquer preocupações que tenha relativamente ao procedimento de avaliação, ou aos resultados, de forma tempestiva, oportuna, adequada e respeitosa.
|
Versão online (para envio por e-mail ou upload, após assinatura e digitalização);
Versão PDF para Impressão (para ser entregue pessoalmente, após preenchimento e assinatura.)
Aceda aqui à Ficha Pessoal, no âmbito da Avaliação Psicológica, aplicada pelo INA