O INA lançou um novo programa de formação no âmbito do Consórcio IP>AP – Impulso Digital para a Administração Pública, centrado nas ferramentas de produtividade e tecnologias emergentes.
O programa Ferramentas de Produtividade e Tecnologias Emergentes apresenta um total de 26 cursos, cujas inscrições irão ser abertas de forma progressiva.
Na área das Ferramentas de Produtividade temos disponível 14 cursos, que surgem como resposta às necessidades prementes de ampliar e potencializar o uso de ferramentas digitais pelos profissionais do setor público. Estes cursos foram estruturados com o objetivo de assegurar a integração das competências digitais nos serviços públicos, promovendo assim um aumento da produtividade tanto a nível individual como coletivo. É uma abordagem estratégica para capacitar os profissionais do setor público na era digital.
Os cursos “Business Analytics (Microsoft Power BI)“, que se realiza de 27 de junho a 15 de julho, e “Machine Learning (Knime)“, que se realiza de 25 de junho a 12 de julho, já têm as inscrições abertas.
Por outro lado, a área dedicada às Tecnologias Emergentes disponibiliza 12 cursos relevantes no contexto atual da Administração Pública. A evolução acelerada destas tecnologias tem provocado uma transformação significativa na operação dos serviços públicos, abrindo um leque de possibilidades para a inovação e otimização de ambientes produtivos. Deste modo, a incorporação destas tecnologias exige uma preparação adequada e a previsão das competências específicas necessárias para os profissionais do setor público.
Encontram-se já abertas as inscrições para o curso “Um Salto Quântico“, que se realiza de 18 a 28 de junho, sendo que em breve estarão abertas as inscrições para o curso de “Desenho de serviços públicos suportados por IA Generativa”.
O programa de formação em Ferramentas de Produtividade e Tecnologias Emergentes é desenvolvido pelo INA em parceria com várias instituições do Ensino Superior, nomeadamente a Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade Nova de Lisboa, a NOVA School of Law, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a NOVA IMS – Information Management School, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o Técnico+ Formação Avançada, a Universidade do Porto e os Institutos Politécnicos de Bragança, Coimbra, Leiria e do Cávado e do Ave, tendo como objetivo dar resposta à crescente procura de formação na área das competências digitais na Administração Pública.
Consulte todas as informações sobre o programa e inscrições aqui.
O Futuro é Agora!
_
Pode subscrever aqui as nossas comunicações eletrónicas para receber informação atualizada.
Atualizada a 22 de Maio 2024
Última atualização: 26 de Novembro, 2024