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Avaliação da Formação

  • Compreender o enquadramento da avaliação da formação na Administração Pública
  • Compreender o conceito de avaliação da formação
  • Contextualizar a fase da avaliação no Ciclo de Gestão da Formação com referência a respetivas inter-relações
  • Caracterizar as abordagens mais utilizadas no domínio da avaliação da formação e respetivos contextos de aplicação
  • Definir estratégias avaliativas em função dos objetivos da avaliação: qualidade, eficiência e eficácia do projeto formativo
  • Construir indicadores de avaliação em função dos objetivos avaliativos em presença
  • Identificar os intervenientes nos processos avaliativos e os respetivos contributos para o processo avaliativo
  • Construir instrumentos e ferramentas  a utilizar nas várias etapas do processo avaliativo
  • Analisar e tratar os dados obtidos nas várias fases da avaliação
  • Comunicar os resultados do processo avaliativo
  • Integrar os resultados do processo avaliativo no Ciclo de Gestão da Formação

Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior ou em exercício de funções de dirigente da formação ou função equiparada, que pretendam adquirir ou aperfeiçoar competências no domínio da gestão da formação

1. A problemática da avaliação da formação

1.1. O regime da formação profissional na Administração Pública: o lugar da avaliação da formação

1.2. Conceitos associados à temática

1.3. A razão de ser dos processos avaliativos 

1.4. Principais abordagens e modelos de avaliação da formação

1.5. Factores críticos de sucesso associados à implementação  de uma estratégia avaliativa

1.6. Os intervenientes na avaliação da formação

 

2. O Ciclo de Gestão da Formação 

2.1. A avaliação da formação e a sua relação com as restantes fases do ciclo de gestão da formação

2.2. O contributo do diagnóstico de necessidades e do plano de formação na definição da estratégia avaliativa

2.3. A avaliação da formação e a retro-alimentação do sistema formativo

2.4. Da construção dos objetivos de aprendizagem à construção das estratégias avaliativas 

 

3. Construir e aplicar instrumentos de avaliação da formação

3.1. Conceitos e abordagens 

3.2. Definição de critérios e indicadores de avaliação

3.3. Métodos e técnicas de recolha de informação

3.4. Verificação da qualidade técnica dos instrumentos a utilizar

3.5. Momentos de avaliação da formação

3.6. Recolha, análise e tratamento de dados 

3.7. A subjetividade nos processos avaliativos

 

4. Abordagem multinível

4.1. Avaliar a satisfação do formando

4.1.1. Conceitos

4.1.2. Tipos de técnicas, instrumentos e intervenientes 

4.1.3. Vantagens e limitações

 

4.2. Avaliar as aprendizagens

4.2.1. Conceitos 

4.2.2. Tipo de abordagens, instrumentos e intervenientes 

4.2.3. Vantagens e limitações

 

4.3. Avaliar a transferência de aprendizagens

4.3.1. Conceitos

4.3.2. Tipo de abordagens, instrumentos e intervenientes

4.3.3. As condicionantes do processo de transferência

4.3.4. Estratégias facilitadoras do processo de transferência

4.3.5. A articulação dos objetivos de desempenho individual  com os objetivos do plano de transferência 

 

4.4. Avaliar impactos/resultados da formação

4.4.1. Conceitos 

4.4.2. Tipos de abordagens, instrumentos e intervenientes

4.4.3. Fontes de referência e objetivos e metas de desempenho organizacional

4.4.4. Condicionantes associadas à avaliação de resultados da formação

  • Orientação para o Serviço Público
  • Orientação para Resultados
  • Orientação para a Mudança e Inovação
  • Orientação para Resultados

140€

Inscrição

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Interesse e Serviço Público

Área temática: Gestão da Formação

Duração: 14 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona e assíncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 9 de Setembro, 2024