- Compreender o enquadramento da avaliação da formação na Administração Pública
- Compreender o conceito de avaliação da formação
- Contextualizar a fase da avaliação no Ciclo de Gestão da Formação com referência a respetivas inter-relações
- Caracterizar as abordagens mais utilizadas no domínio da avaliação da formação e respetivos contextos de aplicação
- Definir estratégias avaliativas em função dos objetivos da avaliação: qualidade, eficiência e eficácia do projeto formativo
- Construir indicadores de avaliação em função dos objetivos avaliativos em presença
- Identificar os intervenientes nos processos avaliativos e os respetivos contributos para o processo avaliativo
- Construir instrumentos e ferramentas a utilizar nas várias etapas do processo avaliativo
- Analisar e tratar os dados obtidos nas várias fases da avaliação
- Comunicar os resultados do processo avaliativo
- Integrar os resultados do processo avaliativo no Ciclo de Gestão da Formação
Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior ou em exercício de funções de dirigente da formação ou função equiparada, que pretendam adquirir ou aperfeiçoar competências no domínio da gestão da formação
1. A problemática da avaliação da formação
1.1. O regime da formação profissional na Administração Pública: o lugar da avaliação da formação
1.2. Conceitos associados à temática
1.3. A razão de ser dos processos avaliativos
1.4. Principais abordagens e modelos de avaliação da formação
1.5. Factores críticos de sucesso associados à implementação de uma estratégia avaliativa
1.6. Os intervenientes na avaliação da formação
2. O Ciclo de Gestão da Formação
2.1. A avaliação da formação e a sua relação com as restantes fases do ciclo de gestão da formação
2.2. O contributo do diagnóstico de necessidades e do plano de formação na definição da estratégia avaliativa
2.3. A avaliação da formação e a retro-alimentação do sistema formativo
2.4. Da construção dos objetivos de aprendizagem à construção das estratégias avaliativas
3. Construir e aplicar instrumentos de avaliação da formação
3.1. Conceitos e abordagens
3.2. Definição de critérios e indicadores de avaliação
3.3. Métodos e técnicas de recolha de informação
3.4. Verificação da qualidade técnica dos instrumentos a utilizar
3.5. Momentos de avaliação da formação
3.6. Recolha, análise e tratamento de dados
3.7. A subjetividade nos processos avaliativos
4. Abordagem multinível
4.1. Avaliar a satisfação do formando
4.1.1. Conceitos
4.1.2. Tipos de técnicas, instrumentos e intervenientes
4.1.3. Vantagens e limitações
4.2. Avaliar as aprendizagens
4.2.1. Conceitos
4.2.2. Tipo de abordagens, instrumentos e intervenientes
4.2.3. Vantagens e limitações
4.3. Avaliar a transferência de aprendizagens
4.3.1. Conceitos
4.3.2. Tipo de abordagens, instrumentos e intervenientes
4.3.3. As condicionantes do processo de transferência
4.3.4. Estratégias facilitadoras do processo de transferência
4.3.5. A articulação dos objetivos de desempenho individual com os objetivos do plano de transferência
4.4. Avaliar impactos/resultados da formação
4.4.1. Conceitos
4.4.2. Tipos de abordagens, instrumentos e intervenientes
4.4.3. Fontes de referência e objetivos e metas de desempenho organizacional
4.4.4. Condicionantes associadas à avaliação de resultados da formação
- Orientação para o Serviço Público
- Orientação para Resultados
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Orientação para Resultados
Inscrição
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Gestão da Formação
Duração: 14 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona e assíncrona)
Última atualização: 9 de Setembro, 2024