Análise de Dados no âmbito do PRR

O curso de Business Intelligence & Analytics foi criado para ajudar os profissionais a maximizar o potencial dos dados na tomada de decisões. De forma prática e dinâmica, irá aprender a usar as ferramentas e metodologias mais atuais para analisar e interpretar informação, transformando-a em valor real para a sua organização. Com sessões interativas, acompanhamento personalizado e conteúdos diretamente aplicáveis, este curso é a escolha ideal para quem procura melhorar competências e impulsionar resultados com base em evidências.
No final deste curso, os formandos serão capazes de:
- Compreender os princípios e diretrizes da Estratégia Nacional de Dados da AP.
- Compreender o processo da BI e os fatores que contribuem para maximizar o valor no negócio.
- Conhecer as principais aplicações empresariais de Business Intelligence / Data Warehouses.
- Identificar os indicadores chave das aplicações analíticas em contexto da AP.
- Conhecer as principais abordagens de construção de Data Warehouses.
- Compreender as relações entre Business Intelligence e Data Warehousing.
- Conhecer os componentes da infra-estrutura da Business Intelligence – pessoas, processos e tecnologias.
- Compreender os conceitos fundamentais de Business Analytics e a sua aplicação no suporte à decisão em tempo real.
- Compreender o papel do líder no contexto da transformação organizacional e digital.
- Desenvolver competências para gerir mudanças organizacionais de forma eficaz.
- Integrar estratégias digitais na liderança para impulsionar inovação e competitividade.
- Promover uma liderança adaptável, alinhada às tendências emergentes no ambiente de negócios.
- Identificar as principais técnicas de visualização de dados e utilizá-las para comunicar insights de forma eficaz.
- Explorar e aplicar métodos de análise avançada, como Data Mining, Text Mining e Web Mining.
- Construir dashboards informativos e interativos que permitam monitorizar indicadores de desempenho e resultados organizacionais.
- Compreender o papel do Business Performance Management (BPM) no planeamento estratégico e na melhoria contínua do desempenho.
- Entender a importância da ética no tratamento de dados, garantindo a sua aplicação responsável e transparente.
- Analisar as práticas de governação de dados que asseguram a segurança, integridade e conformidade legal.
- Técnicos Superiores e Dirigentes da AP dos beneficiários diretos, intermediários ou finais do PRR.
Módulo 1 – BI Principles and Governance (45h)
- Temática 1: Estratégia de Dados na AP (7h)
São abordados os princípios e diretrizes da Estratégia Nacional de Dados para a Administração Pública, com foco na gestão integrada e na promoção de uma cultura data-driven na Administração Pública;
- Temática 2: Transformação Digital e Organizações Data-Driven (5h)
São abordados os princípios fundamentais da transformação digital e das organizações data-driven;
- Temática 3: Business Intelligence (5h)
São abordados os conceitos e metodologias de desenvolvimento de plataformas de Business Intelligence;
- Temática 4: Data Warehousing (5h)
São abordados os aspetos relacionados com o desenvolvimento dos repositórios de dados que suportam as plataformas de Business Intelligence;
- Temática 5: RGPD, Gestão de Dados e Integridade (8h)
São abordadas as questões relacionadas com a governação de dados, segurança, privacidade e ética;
- Temática 6: Estratégia e Vantagem Competitiva (5h)
O módulo explora os fundamentos da formulação e execução estratégica, bem como as abordagens para criar e sustentar vantagens competitivas no contexto organizacional;
- Temática 7: Liderança na Transformação Organizacional (5h)
São abordados os papeis do líder como agente de mudança e comunicação eficaz em processo de transformação;
- Temática 8: Resiliência Organizacional (5h)
São abordadas as dimensões que contribuem para a resiliência individual – confiança, networking, adaptabilidade e propósito – e os domínios que potenciam a resiliência organizacional.
Módulo 2 – Business Analytics and Data Visualization (80h)
- Temática 1: Business Analytics e Visualização de Dados
– Introdução ao campo de Business Analytics (BA)
– Online Analytical Processing (OLAP)
– Relatórios e Consultas
– Multidimensionalidade
– Business Analytics avançada
– Visualização de dados
– Business Intelligence em tempo real, suporte à decisão automatizado e Competitive Intelligence
– Business Analytics e a Web: Web Intelligence e Web Analytics
– Utilização, Benefícios e Resultados da Business Analytics
- Temática 2: Data, Text e Web Mining
– Conceitos e aplicações de Data Mining
– Conceitos e aplicações de Text Mining
– Conceitos e aplicações de Web Mining
- Temática 3: Business Performance Management
– Introdução ao Business Performance Management (BPM)
– Estratégia: Para onde queremos ir?
– Planeamento: Como vamos lá chegar?
– Monitorizar: Como está a correr?
– Atuar e ajustar: O que temos de fazer diferente?
– Medição de Performance
– Metodologias de BPM
– Arquitetura e aplicações de BPM
– Performance Dashboards
– Business Activity Monitoring (BAM)
- Temática 4: Information Dashboard Design
– Introdução ao desenho de Dashboards
– Âmbito de utilização dos Dashboards
- Laboratórios
1 – Apresentação dos Laboratórios
Introdução aos laboratórios disponíveis, suas áreas de atuação e os recursos tecnológicos utilizados para análise e visualização de dados.
2 – Engenharia de Dados em Power BI
Exploração das técnicas de ETL (Extract, Transform, Load) dentro do Power BI, abordando a modelagem de dados e a conexão com diferentes fontes.
3 – Construção de Modelos de Dados
Definição e implementação de esquemas dimensionais, otimização de tabelas e criação de relações para um modelo eficiente e performático.
4 – Construção de Relatórios em Power BI
Desenvolvimento de dashboards e relatórios interativos, utilizando gráficos, KPIs e filtros para a melhor visualização e interpretação dos dados.
Orientação para a Mudança e Inovação
Orientação para Resultados
Análise Crítica e Resolução de Problemas
2500€
50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR + 50% da propina suportado pela entidade empregadora ou pelo formando.
50% do valor da propina financiado por bolsa concedida pelo INA, I. P. no âmbito do PRR.
Caso o formando não conclua o curso com sucesso, tem de proceder ao reembolso, ao INA, do valor correspondente à bolsa PRR.
Inscrição
Trabalho Final de Grupo

André Barriguinha
André Barriguinha possui um Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica e um Doutoramento em Gestão de Informação – Geoinformática pela NOVA IMS Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa onde é docente convidado, investigador e Chief Operating Officer do Nova Cidade Urban Analytics Lab, um laboratório dedicado à inteligência urbana e territorial.

Bruno Jardim
Diretor Executivo do NOVA BI & Analytics Lab e Data Scientist no NOVA Cidade Urban Analytics Lab, onde procura trabalhar na interseção entre ciência de dados, machine learning, business intelligence e GIS, moldando arquiteturas de dados, garantindo governança de dados e alavancando ferramentas de BI para gerar insights de negócios em organizações públicas. Está ativamente envolvido no ensino na NOVA Information Management School (IMS), incluindo cursos de Business Intelligence e Processamento de Linguagem Natural, bem como, na orientação de alunos de mestrado. Atualmente, encontra-se a concluir o doutoramento em Gestão de Informação, com especialização em ciência de dados, na NOVA IMS.

Gustavo Mendes
Gustavo Mendes possui um Doutoramento em Psicologia (Universidade do Porto), MBA (Porto Business School). Com mais de 18 anos de experiência estratégica em marketing, branding e gestão de clientes em mercados B2C e B2B. Professor convidado e diretor de programa na Porto Business School, fundador e diretor de planeamento estratégico na Ichika Brand Consulting.

Isabel Paiva de Sousa

Manuel Dias
Manuel Dias possui uma licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST) e Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação pelo Instituto Superior de Gestão e Economia (ISEG). Com mais de 18 anos de experiência, Manuel Dias é atualmente Business Analytics Lead na Microsoft Portugal, com a responsabilidade da área de Business Intelligence e Advanced Analytics. Durante o seu percurso profissional liderou uma área de I&D de Real Time Systems na EFACEC, depois assumiu a responsabilidade pela gestão de produto na Outsystems e em 2011 juntou-se à Microsoft Portugal como especialista em soluções de Business Analytics para o mercado empresarial.

Mário Tavares Silva

Miguel de Castro Neto
Miguel de Castro Neto é Diretor da NOVA Informamon Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa. É professor associado da NOVA IMS onde criou e dirige o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, dedicado às matérias de cidades inteligentes e analítica urbana, fundou o NOVA Business Intelligence &
Analytics Lab em parceria com a BI4All e Microsoft, e co-fundador do NOVA Data-Driven Public Policy Lab. Foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza nos XIX e XX Governos Constitucionais da República Portuguesa. Durante este período foi responsável pela Reforma do Ordenamento
do Território, espelhada na publicação “Uma visão integrada para o território” editado pela Direção Geral do Território em 2015 sob a sua coordenação.

Pedro Batista
Pedro Batista é Data Scientist no Tribunal de Contas de Portugal, com experiência em Business Intelligence, Data Science e Digital Transformation. Paralelamente, é Professor Convidado na NOVA IMS, onde leciona disciplinas relacionadas com Business Intelligence, Data Warehousing e SQL. Anteriormente, desempenhou funções de liderança em IT e Data Science, incluindo cargos no Conselho das Finanças Públicas e na SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, onde coordenou equipas de Advanced Analytics e Business Intelligence. Possui um Mestrado em Information Management pela NOVA IMS, além de formação em Engenharia Informática, Gestão e Artes.

Rita Oliveira
Rita Oliveira é Adjunct Lecturer na NOVA IMS, onde leciona temas relacionados com Business Intelligence. Além do seu papel académico, desempenha funções como Data Scientist no NOVA Cidade – Urban Analytics Lab e no NOVA BI & Analytics Lab, onde trabalha em projetos de análise de dados e inteligência urbana. Possui um Mestrado em Information Management, com especialização em Knowledge Management e Business Intelligence pela NOVA IMS, e uma licenciatura em Applied Mathematics pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Duarte Rodrigues
Duarte Rodrigues é Business Intelligence Specialist no NOVA BI & Analytics Lab e no NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, onde trabalha com Data Warehousing, Data Visualization e Modelos Preditivos. Paralelamente, é Professor Convidado na NOVA IMS, lecionando disciplinas de Business Intelligence, Dashboarding e Modelos Preditivos. Possui um Mestrado em Data-Driven Marketing pela NOVA IMS e um Pós-Graduado em Marketing Management pelo ISEG – Lisbon School of Economics & Management
Área de Formação: Competências Digitais
Área temática: Formação Avançada
Duração: 125 horas
Forma de organização da formação: Formação Mista (Presencial e a Distância)
Data(s): 18/03/2025 – 04/06/2025
Última atualização: 14 de março, 2025