Curso composto por 3 percursos de formação, com módulos de frequência independente
- Compreender e aplicar os principais instrumentos jurídicos da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas
- Distinguir as diferentes modalidades de prestação de trabalho na Administração Pública, bem como os regimes horários, de ausências previstos na lei
- Identificar modelos de liderança apropriados a diferentes ambientes e contextos
- Conhecer e aplicar ferramentas e técnicas necessárias à organização e gestão de pessoas e recursos e ao envolvimento destas no processo de mudança, individual e coletivo
- Compreender a importância e o impacto da inteligência emocional nos profissionais de sucesso, aplicando técnicas motivacionais promotoras de sucesso profissional e social
- Elaborar planos de recursos humanos que liguem a gestão de pessoas à estratégia da organização
- Reconhecer diferentes tipos de recrutamento na Administração Pública e a importância da sua escolha
- Reconhecer as modalidades de avaliação dos trabalhadores, suas fases, situações em que se aplicam e efeitos legais da sua aplicação
- Elaborar planos de carreiras
- Compreender e identificar os deveres funcionais e quais as possíveis sanções disciplinares a aplicar em caso de infração
- Identificar os vários tipos de IRCT , compreendendo a articulação entre a LTFP e o CT no que respeita aos mesmos
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente técnico
- Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente operacional
- Trabalhadoras/es das carreiras especiais
- Regimes jurídicos de emprego público e Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas
- A prestação de trabalho na Administração Pública
- Modelos de liderança e de comunicação, e o papel que assumem na construção da cultura organizacional e na gestão de Pessoas, employer branding
- Gestão da confiança, da mudança, do tempo e das equipas
- Inteligência emocional na gestão de Pessoas
- Planeamento e instrumentos de gestão
- Formas de recrutamento de trabalhadores na Administração Pública – mobilidade, procedimento concursal, cedência de interesse público, concursos para cargos dirigentes
- Avaliação do desempenho dos trabalhadores – SIADAP 3
- Gestão de carreiras, desenvolvimento de talentos, formação profissional
- Processo disciplinar
- Contratação coletiva
- Orientação para o Serviço Público
- Orientação para a Colaboração
- Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
- Liderança Negociação e Influência
Inscrição
António José Simões
Luís Caeiro
Miguel p. Leite
Rogério Peixoto
Verónica Bicho
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Equipas
Duração: 120 horas
Forma de organização da formação: Presencial
Última atualização: 30 de Outubro, 2024