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Iniciação à Gestão de Projetos

  • Definir, estruturar, planear e estabelecer objetivos realistas e mensuráveis, bem como criar e utilizar sistemas de monitorização e controlo dos projetos
  • Definir um Projeto
  • Estabelecer objetivos realistas e mensuráveis para os Projetos
  • Estruturar e planear um Projeto
  • Utilizar as melhores Técnicas e Metodologias
  • Utilizar as “work breakdown structures”
  • Estimar custos e timings através de técnicas comprovadas
  • Gerir um Projeto ao longo do seu ciclo de vida
  • Criar e utilizar sistemas de monitorização e controlo dos Projetos

  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Dirigentes em cargos de direção superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
  • Trabalhadoras/es das carreiras especiais

1. Introdução à Gestão de Projetos

1.1. O que são Projetos e qual a razão da Gestão de Projetos?

1.2. Porque falham os Projetos?

1.3. Metodologias e Modelos de Gestão de Projetos,

1.4. Normas de Internacionais de Gestão de Projeto.

 

2. Inicio do Projeto

2.1. Construção do Business Case e Definição do(s) Projeto(s),

2.2. Construção do Project Charter,

2.3. Identificação das partes interessadas e a definição da estrutura de governação do projeto,

2.4. Modelo Cynefin e a definição da metodologia a seguir.

 

3. Planeamento do Projeto

3.1. Âmbito do projeto e a sua decomposição na WBS – Work Breakdown Struture,

3.2. Estimativas de duração e de custo e a definição do plano do projeto,

3.3. Gestão de Risco em sede de projeto e a sua influência no plano do projeto – Plano de Gestão de Riscos,

3.4. Como conciliar o CCP com os constrangimentos do plano do projeto – Plano de Aquisições,

3.5. Plano de Gestão da Mudança, das Partes Interessadas e da Comunicação no projeto,

3.6. Construção do Plano Final de Projeto focado nos objetivos primordiais do projeto.

 

4. Execução e Controlo do Projeto

4.1. Registo e controlo de execução,

4.2. Controlo do âmbito e alterações ao plano,

4.3. Avaliação e acompanhamento do desempenho do Projeto,

4.4. Produção de relatórios de acompanhamento e controlo.

 

5. Conclusão Do Projeto

5.1. Verificação e Aceitação por parte do Cliente – O Documento de Aceitação de Projeto,

5.2. Reunião de encerramento de Projeto,

5.3. Transferência do conhecimento e das lições apreendidas para projetos futuros.

  • Orientação para Resultados
  • Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
  • Análise Crítica e Resolução de Problemas

210€

Inscrição

Formador/a

Pedro Engrácia

Presidente da APOGEP, a Associação Portuguesa de Gestão de Projetos, Perito internacional da ISO, HoD de Portugal, Presidente do ONS APOGEP – Organismo de Normalização Setorial em Gestão de Projetos, Programas e Portefólios e o anterior Presidente da CT175 – Comissão Técnica de Gestão de Projetos, Programas e Portefólios. É também o Project Owner do Observatório Português de Gestão de Projetos.

Atualmente é Subdiretor-Geral da Administração e do Emprego Público e integra a Bolsa de Peritos da CReSAP.

Com cerca de 20 anos de experiência em gestão de projetos, é licenciado em informática, MBA em Gestão de Projetos e possui ainda especializações em Gestão de Projetos, Gestão Pública, Engenharia de Software, Inovação Empresarial e Gestão de Equipas de Alto Desempenho.

 

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Área de Formação: Interesse e Serviço Público

Área temática: Gestão de Projectos

Duração: 21 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (assíncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 5 de Novembro, 2024