- Definir, estruturar, planear e estabelecer objetivos realistas e mensuráveis, bem como criar e utilizar sistemas de monitorização e controlo dos projetos
- Definir um Projeto
- Estabelecer objetivos realistas e mensuráveis para os Projetos
- Estruturar e planear um Projeto
- Utilizar as melhores Técnicas e Metodologias
- Utilizar as “work breakdown structures”
- Estimar custos e timings através de técnicas comprovadas
- Gerir um Projeto ao longo do seu ciclo de vida
- Criar e utilizar sistemas de monitorização e controlo dos Projetos
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es das carreiras especiais
1. Introdução à Gestão de Projetos
1.1. O que são Projetos e qual a razão da Gestão de Projetos?
1.2. Porque falham os Projetos?
1.3. Metodologias e Modelos de Gestão de Projetos,
1.4. Normas de Internacionais de Gestão de Projeto.
2. Inicio do Projeto
2.1. Construção do Business Case e Definição do(s) Projeto(s),
2.2. Construção do Project Charter,
2.3. Identificação das partes interessadas e a definição da estrutura de governação do projeto,
2.4. Modelo Cynefin e a definição da metodologia a seguir.
3. Planeamento do Projeto
3.1. Âmbito do projeto e a sua decomposição na WBS – Work Breakdown Struture,
3.2. Estimativas de duração e de custo e a definição do plano do projeto,
3.3. Gestão de Risco em sede de projeto e a sua influência no plano do projeto – Plano de Gestão de Riscos,
3.4. Como conciliar o CCP com os constrangimentos do plano do projeto – Plano de Aquisições,
3.5. Plano de Gestão da Mudança, das Partes Interessadas e da Comunicação no projeto,
3.6. Construção do Plano Final de Projeto focado nos objetivos primordiais do projeto.
4. Execução e Controlo do Projeto
4.1. Registo e controlo de execução,
4.2. Controlo do âmbito e alterações ao plano,
4.3. Avaliação e acompanhamento do desempenho do Projeto,
4.4. Produção de relatórios de acompanhamento e controlo.
5. Conclusão Do Projeto
5.1. Verificação e Aceitação por parte do Cliente – O Documento de Aceitação de Projeto,
5.2. Reunião de encerramento de Projeto,
5.3. Transferência do conhecimento e das lições apreendidas para projetos futuros.
- Orientação para Resultados
- Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
- Análise Crítica e Resolução de Problemas
Inscrição
Formador/a
Pedro Engrácia
Presidente da APOGEP, a Associação Portuguesa de Gestão de Projetos, Perito internacional da ISO, HoD de Portugal, Presidente do ONS APOGEP – Organismo de Normalização Setorial em Gestão de Projetos, Programas e Portefólios e o anterior Presidente da CT175 – Comissão Técnica de Gestão de Projetos, Programas e Portefólios. É também o Project Owner do Observatório Português de Gestão de Projetos.
Atualmente é Subdiretor-Geral da Administração e do Emprego Público e integra a Bolsa de Peritos da CReSAP.
Com cerca de 20 anos de experiência em gestão de projetos, é licenciado em informática, MBA em Gestão de Projetos e possui ainda especializações em Gestão de Projetos, Gestão Pública, Engenharia de Software, Inovação Empresarial e Gestão de Equipas de Alto Desempenho.
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Gestão de Projectos
Duração: 21 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (assíncrona)
Última atualização: 5 de Novembro, 2024