- Identificar as principais teorias e conceitos da liderança para a diversidade e inclusão nas organizações
- Identificar os principais desafios da promoção da diversidade e inclusão nas organizações
- Caracterizar os diferentes tipos de enviesamentos, preconceitos e estereótipos relacionados com a diversidade e inclusão em contexto organizacional
- Aplicar estratégias para mitigar enviesamentos, preconceitos e estereótipos
- Avaliar a cultura organizacional
- Aplicar estilos de liderança promotores de uma cultura de diversidade e inclusão
- Aplicar estratégias de comunicação e negociação em equipas multiculturais
- Implementar um plano de ação para a diversidade e inclusão
- Desenvolver práticas de responsabilidade social, diversidade e inclusão nas organizações
- Reconhecer casos de sucesso e boas práticas de liderança para a diversidade e inclusão
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es das carreiras especiais
1. Diversidade e Inclusão nas organizações
1.1. Ambiente VUCA e impacto na gestão das organizações
1.2. Principais teorias e conceitos da liderança para a diversidade e inclusão
1.3. Importância da diversidade e inclusão nas organizações (representatividade de género, raças, orientação sexual, idade, etnia, território de origem, estado de saúde, grau de incapacidade, deficiência, entre outros)
1.4. Benefícios e desafios de ambientes de trabalho diversos e inclusivos
1.5. Papel dos líderes na promoção da diversidade e inclusão
2. Gestão da diversidade e inclusão
2.1. Diversidade, inclusão e responsabilidade social
2.1.1. Relação com ODS
2.2. Desafios da promoção da diversidade e inclusão
2.3. Tipos de enviesamentos, preconceitos e estereótipos na gestão de equipas
2.4. Discriminação e assédio no local de trabalho
2.5. Estratégias para mitigar enviesamentos, preconceitos e estereótipos
3. Práticas de Liderança para diversidade e inclusão
3.1. Cultura organizacional
3.1.1. Ambiente de incerteza
3.1.2. Barreiras
3.1.3. Resistência à mudança
3.1.4. Diversidade cultural e empatia
3.2. Avaliação da cultura organizacional
3.2.1. Plano de ação para a diversidade
3.3. Estilo de liderança
3.4. Estratégias
3.5. Comunicação e negociação (escuta ativa, empatia)
3.6. Gestão de emoções e conflitos
4. Motivação e ambientes de trabalho inclusivos
4.1. Sentido de Propósito e pertença
4.2. Confiança
4.3. Colaboração e sinergia
4.4. Adaptabilidade
4.5. Criatividade e inovação
4.6. Resiliência
4.7. Flexibilidade
5. Práticas de responsabilidade social, diversidade e inclusão nas organizações
6. Casos de sucesso e boas práticas
- Orientação para Inclusão
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Orientação para a Colaboração
- Liderança
210,00
Inscrição
Formador/a
Com mais de 15 anos em funções executivas e de liderança em vários sectores e organizações, de multinacionais a PMEs, trabalha desde 2000 em formação executiva, desenhando e implementando programas de desenvolvimento de lideranças e de cultura positiva.
Docente e Coordenadora Executiva do Curso de Liderança Positiva e Empática do ISCSP, Docente na Pós-Graduação em Psicologia Positiva Aplicada do ISCSP e Co-coordenadora da Pós-Graduação em Liderança e Desenvolvimento Pessoal da Universidade Europeia, onde também leciona a UC de Gestão de Competências no Mestrado de Gestão de Recursos Humanos. Na CATÓLICA-LISBON, é docente convidada em Programas para Executivos nas áreas de Liderança, com especialização em Liderança Positiva e Empática, de Bem-Estar e de Comunicação Positiva.
Área de Formação: Liderança
Área temática: Liderança
Duração: 21 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)
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Última atualização: 30 de Outubro, 2024