- Desenvolver práticas de qualidade, no âmbito da gestão de formação, no contexto da implementação de projetos de formação numa organização pública
- Conhecer o enquadramento da formação profissional no quadro da União Europeia
- Conhecer o enquadramento legislativo aplicável à formação profissional realizada no âmbito da AP
- Compreender o contributo da formação na implementação de uma estratégia organizacional
- Identificar e caracterizar a atuação do gestor de formação nas várias etapas do ciclo de gestão da formação
- Identificar as metodologias e instrumentos de diagnóstico de necessidades de formação mais adequadas a determinado projeto de formação
- Estruturar e orçamentar um Plano de Formação em alinhamento com a estratégia da organização
- Acompanhar o desenho de conteúdos e suportes pedagógicos a utilizar nos projetos formativos
- Selecionar as plataformas de gestão de formação a distância mais adequadas aos projetos formativos a desenvolver
- Caracterizar e selecionar as metodologias de avaliação da formação adequadas aos projetos de formação
- Identificar e gerir os recursos afetos aos projetos de formação em função de perfis específicos
- Promover o plano de formação e divulgar os projetos formativos no contexto da organização
- Elaborar e aplicar instrumentos de acompanhamento/ monitorização e controlo da execução dos projetos de formação
Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior ou em exercício de funções de dirigente da formação ou função equiparada, que pretendam adquirir ou aperfeiçoar competências no domínio da gestão da formação
1. O enquadramento da formação profissional no contexto europeu
1.1. As principais responsabilidades dos Estados membros em matéria de polítocas de educação e formação profissional
1.2. Os desafios associados aos domínios da formação profissional
1.3. Comunicações/orientações da EU para o domínio da formação profissional
2. O enquadramento da formação/educação em Portugal
2.1. O regime da formação profissional realizada na Administração Pública
2.2. O Sistema Nacional de Qualificações
2.3. Os sistemas de certificação existentes
3. O contributo da formação no desenvolvimento da estratégia dos órgãos e serviços públicos
3.1. O incremento das competências profissionais como estratégia no desenvolvimento económico, social, inclusivo e potenciador de inovação de uma organização
3.2. A formação profissional no contexto da gestão de Recursos Humanos
3.3. O enquadramento do ciclo de gestão da formação no ciclo de gestão dos órgãos e serviços públicos
4. O papel do gestor da formação nas várias fases do Ciclo de Gestão da Formação
4.1. O perfil profissional e funções do gestor de formação
4.2. A atuação do gestor da formação nas fases do ciclo da formação:
4.2.1. Realização do diagnóstico de necessidades de formação
4.2.2. Elaboração do plano de formação e conceção/desenho da formação
4.2.3. Execução da formação
4.2.4. Avaliação da formação
5. A gestão da formação: da modalidade presencial às modalidades E-learning/ B-learning
5.1. A dotação de meios: recursos humanos, financeiros, materiais e outros
5.2. A preparação e a manutenção dos instrumentos de suporte pedagógico: dossier técnico pedagógico
5.3. A gestão das equipas formativas: a importância do trabalho de equipa e a manutenção das competências especializadas
5.4. As especificidades da gestão da formação nas modalidades e-learning e b-learning
5.5. A monitorização e a avaliação das práticas de gestão da formação
5.6. Plataformas tecnológicas de apoio à gestão da formação – sistemas de formação e qualificação profissional
5.7. Os instrumentos de contratação e financiamento ao dispor do gestor de formação
- Orientação para o Serviço Público
- Orientação para Resultados
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Orientação para Resultados
Inscrição
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Gestão da Formação
Duração: 28 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona e assíncrona)
Última atualização: 9 de Setembro, 2024