O sítio do INA utiliza cookies para melhorar o seu desempenho e a sua utilização. Os cookies utilizados para as ações essenciais do sítio encontram-se definidas. Consulte a política de privacidade.

Eu aceito cookies.

  • Última actualização: 30 maio 2020

Liderança em ambientes de crise

planocolaborativo noticia LIDERANCA CRISEO Guia para a Liderança em Ambientes de Crise, organizado em torno de oito desafios, resulta de um trabalho colaborativo e multidisciplinar, feito por uma equipa de 7 pessoas de 5 entidades.

As entidades envolvidas neste projeto foram as seguintes: Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), Gabinete Nacional de Segurança (GNS), INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Polícia Judiciária (PJ) e Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM).

A pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) introduziu uma mudança forçada a vários níveis, designadamente profissional, familiar, social e psicológico, que exigiu de todas as pessoas um grande esforço para encontrar novos elementos estabilizadores e reencontrar o seu equilíbrio. É isto que acontece numa crise, seja qual for a sua natureza. Os trabalhadores da administração pública viveram essa mudança repentina quando passaram a trabalhar em casa, na maioria dos casos, ou a trabalharem num ambiente com um fator de risco elevado para a sua saúde e dos seus familiares. Ao mesmo tempo, foi necessário assegurar a continuidade do serviço público e encontrar formas de trabalhar em equipa a partir de casa ou, num ambiente bastante alterado.

Estas mudanças atingiram, de um modo ou de outro, todas as pessoas na administração pública. E todas elas esperaram, e esperam, receber informações e orientações claras que as ajudem a realizar o seu trabalho, a cumprir a sua missão e a sentir que continuam a fazer parte de um todo. É aqui que os líderes se encontram com o primeiro dos seus desafios: Adotar o estilo de liderança adequado à situação. Ou, de modo mais direto, mudar o estilo de liderança. Porque a situação de crise não é compatível com os estilos de liderança utilizados quando essa crise não existia.

Descarregue aqui o Guia para a Liderança em Ambientes de Crise.

Consulte aqui os restantes projetos do Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública.

---

Pode subscrever aqui as nossas comunicações eletrónicas para receber informação atualizada.

27 de abril de 2020