O intercâmbio na 1.ª pessoa
A 2.ª fase do projeto-piloto do Programa de Liderança em Intercâmbio da União Europeia arrancou com o acolhimento da dirigente Ana Rodríguez Gallego no IMT, I.P..
A Chefe do Serviço de Mercadorias Perecíveis da Comissão para a Coordenação do Transporte de Mercadorias Perigosas e Perecíveis do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana (Espanha), participou neste programa motivada pela oportunidade de reforçar contactos e de aprender e trocar experiências no domínio do funcionamento da Administração Pública na área de transporte de mercadorias perecíveis.
Ana Rodríguez Gallego partilha com o INA os seus interesses e expectativas com a participação neste projeto-piloto.
1 - O que representa para si o Programa de Liderança em Intercâmbio da União Europeia?
É uma oportunidade de reforçar contactos, neste caso, com o nosso país vizinho, Portugal, e de aprender e trocar experiências no domínio do funcionamento da Administração Pública nesta área [transporte de mercadorias perigosas e perecíveis e de ter conhecimento da sua organização].
2 - O que a motivou para participar?
O Projeto-Piloto significa testar in situ o funcionamento de ambas as Administrações e estou certa de que será útil para Espanha e para Portugal compreenderem e avaliarem as respetivas estruturas administrativas e o trabalho do seu pessoal. Estou certa de que este projeto-piloto se tornará nos próximos meses num instrumento muito positivo que será aperfeiçoado por outras experiências e iniciativas com outros países.
3 - Qual o balanço da experiência, até ao momento?
Tem sido muito positiva. Até agora tomei conhecimento da estrutura administrativa do Ministério em Portugal [Ministério das Infraestruturas e da Habitação] e do IMT, I.P., e, uma vez terminada, irá proporcionar-nos no Ministério onde trabalho e na minha formação profissional uma visão mais próxima do funcionamento de ambas as Administrações; claro que a nossa intenção é continuar a colaborar entre as duas Administrações para melhorar as relações institucionais e mesmo propor iniciativas para o futuro.
Mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
_
Pode subscrever aqui as nossas comunicações eletrónicas para receber informação atualizada.
Atualizada a 4 de janeiro de 2022