Notas Biográficas
- Notas Biográficas
- Alice Vilaça | Moderadora - Antena 1
- Ana Isabel Fernandes | Oradora - Ministério da Defesa
- Ana Neves | Oradora - INCoDe.2030
- Ana Sousa Dias | Moderadora - Diário de Notícias
- António Granado | Moderador - Universidade Nova de Lisboa
- Arlindo Oliveira/ Orador - Instituto Superior Técnico
- Bruno Monteiro | Orador - LabX
- Carlos Brito | Orador - IEFP
- Carlos Caeiro Carapeto | Orador - INA
- Carlos Gonçalves | Orador - Mendes e Gonçalves, S.A.
- Elsa Belo | Moderadora - INA
- Emanuel Castro | Orador - Associação "Geopark Estrela"
- Francisco Velázquez | Orador - Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo
- Helena Marujo | Oradora - ISCSP
- Isaura Tavares | Oradora - Socieade Portuguesa de Neurociências
- Jaime Andrez | Orador - Compete 2020
- José Manuel Mendonça | Orador - INESC TEC
- José Maria Albuquerque | Orador - Instituto Ricardo Jorge
- José Pinto | Orador - Procalçado
- Luís Coelho | Orador - Instituto Politécnico de Setúbal
- Marina Van Zeller | Oradora - Instituto Nacional de Reabilitação I.P.
- Miguel Crespo | Moderador - Jornalista e Professor no ISCTE
- Nicolau Santos | Moderador - Agência Lusa
- Pedro Silva Dias | Orador - Agência para a Modernização Administrativa
- Ricardo Pereira | Orador - CEO da ComOn
- Pedro Tavares | Orador - Gabinete da Ministra da Justiça
- Tiago Cavaco Alves | Orador - Science4you
- Tiago Joanaz de Melo | Orador - ESPAP
- Tiago Santos Pereira | Orador - Fundação para a Ciência e Tecnologia
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Alice Vilaça Jornalista desde 2004. Na Antena1 desde 2006, é actualmente a voz do programa Portugueses no Mundo. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social . Nasceu em Vila do Conde em 1979. |
Ana Isabel Correia lagartinho Fernandes Diretora de Serviços de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional, desde julho de 2012. Exerce há cerca de 13 anos funções dirigentes nas áreas de gestão de recursos humanos e modernização administrativa, tendo passado, por duas autarquias locais, uma direção-geral e um instituto público. Exerce funções na Administração Pública há 22 anos. Prestou assessoria jurídica, durante 3 anos, ao Secretário de Estado da Administração Pública e da Modernização Administrativa do XIII Governo Constitucional. Exerceu durante, cerca de, 6 anos funções de inspeção e auditoria a diversos organismos da AP, nas áreas de gestão de recursos humanos, estruturas organizacionais, estruturas de recetividade e modernização administrativa, entre outras. É Inspetora da Inspeção-Geral de Finanças. |
Ana Cristina Neves Diretora do Departamento da Sociedade da Informação, na Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., desde março de 2012, bem como do Secretariado Técnico do programa INCoDe.2030 – Iniciativa Nacional Competências Digitais. Especialista em assuntos da União Europeia e Relações Internacionais no que respeita à negociação de políticas públicas e estratégia política em Economia Digital e Ciência, Governação da Internet, e relações entre os setores público/privado. Representa Portugal em diversos grupos e comités da União Europeia e Organizações Internacionais (OCDE, ONU, ITU, GAC/ICANN). Foi membro do Grupo Consultivo Multissetorial (Multistakeholder Advisory Group - MAG) do Fórum para a Governação da Internet (Internet Governance Forum - IGF) entre maio 2012-abril 2016. Entre 2016 e 2017 foi perita, a convite da Comissão Europeia, nos “Advisory Groups” (AG) sobre “International Cooperation” e “Climate action, environment, resource efficiency and raw materials” do Programa-Quadro da UE, Horizon2020. É, desde 2016 até ao momento, perita convidada pela Comissão Europeia, no AG “Future & Emerging Technologies” do H2020. É membro da rede CIONET (rede de executivos em Tecnologias de Informação e Comunicação) e do ceGSI (Clube Europeu para a Governança dos Sistemas de Informação – Portugal). Entre setembro de 2008 e fevereiro de 2012, foi a Responsável por Relações Internacionais da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P., organismo público português com a missão de coordenar as políticas públicas para a Sociedade da Informação em Portugal. Entre janeiro 2002- agosto 2008, foi conselheira para a Ciência, Sociedade da Informação, Espaço e Educação na Representação Diplomática de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas. De abril de 1997 a Janeiro de 2002 foi Assessora para as Relações Internacionais do Ministro da Ciência e da Tecnologia. Iniciou a sua atividade profissional em 1991, na Direção de Serviços das Questões Científicas, Tecnológicas e Industriais da atual Direção-Geral dos Assuntos Europeus, do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Mestre em Economia Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, ISEG. Foi aluna de doutoramento no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Lisboa (ABD) até 2016. |
Ana Sousa Dias Jornalista desde 1975, nasceu em Lisboa em 1956. Trabalhou na imprensa, em televisão, rádio e agência. Prémio Gazeta de Jornalismo em 2003. |
António Granado Professor auxiliar na Universidade Nova de Lisboa, onde coordena os mestrados em Jornalismo e em Comunicação de Ciência. Foi jornalista durante mais de 26 anos, tendo feito grande parte da sua carreira no jornal Público, de onde saiu em 2010. Entre 2010 e 2014, foi editor multimédia na Rádio e Televisão de Portugal. |
Arlindo Oliveira Licenciou-se pelo Instituto Superior Técnico e doutorou-se pela Universidade da Califórnia em Berkeley, em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. É presidente do Instituto Superior Técnico e professor do Departamento de Engenharia Informática, onde lecciona, entre outras, cadeiras nas áreas de Algoritmos, Biologia Computacional e Neuroengenharia. Tem desenvolvido trabalho de investigação em sistemas digitais, síntese lógica, algoritmia, aprendizagem automática e bioinformática. É autor de três livros, entre os quais of The Digital Mind, editado pela MIT Press e recentemente lançado em Portugal sob o título «Mentes Digitais». |
Bruno Monteiro É sociólogo, tendo realizado licenciatura, mestrado e doutoramento nesta disciplina. Foi bolseiro de doutoramento e bolseiro de pós-doutoramento com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tem colaboração científica com o Instituto de Sociologia (Universidade do Porto). Tem diversas monografias e artigos publicados em português, francês e inglês. Procurando contribuir para a ideia de «ciência cidadã», tem participado na divulgação pública do conhecimento científico sobre Portugal ou, noutra vertente, colaborado na promoção das obras de autores tão distintos como Karl Kraus, Elfriede Jelinek, Jacques Bouveresse ou Mikhail Bakhtin. Atualmente, tem como missão a coordenação do LabX - Laboratório de Experimentação da Administração Pública (Agência para a Modernização Administrativa). |
Carlos Miguel Ferreira Soares de Brito Nasceu a 15 de dezembro de 1968. Pós-graduação em Gestão Avançada e Avaliação de Projetos — Universidade Católica dezembro de 2009, com a classificação de “Aprovado com distinção”. Licenciatura em Matemática — Área Científica, pela Faculdade de Ciências de Universidade de Lisboa em 1992. Tendo ingressado na Direção-Geral dos Serviços de Informática do Ministério da Justiça (DGSI), em 1996, como técnico superior de informática do quadro de pessoal, ocupou desde 2007 a função de chefe de projeto na área do Registo Comercial e Pessoas Coletivas no Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça (ITIJ); Responsável pela coordenação do projeto de informatização das conservatórias do registo comercial tendo posteriormente liderado vários projetos de modernização e simplificação das práticas de Registo Comercial (SIMPLEX); Entre outubro de 2008 e novembro de 2012 — Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas de Informação do ITIJ; Entre novembro de 2012 e janeiro de 2015 – Instituto de Gestão Financeira e Equipa mentos da Justiça, I.P., (IGFEJ, I.P) — Vogal do Conselho Diretivo; Desde junho de 2016 – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. — Diretor de Serviços de Sistemas de Informação Curriculum resumido (aspetos principais): Migração e racionalização dos sistemas de informação do IEFP, de HP-Ux, para soluções abertas e consolidação de sistemas e plataformas; Desenvolvimento do novo portal de serviços online, no âmbito do emprego e formação profissional – iefponline; Participação ativa no processo de fusão entre o IGFIJ e o ITIJ, sendo o responsável da fusão do lado do ex-ITIJ; Definição e elaboração de um plano estratégico para as áreas dos sistemas de informação – IEFP e IGFEJ; Construção de uma matriz de avaliação, gestão e monitorização das aplicações atualmente em produção, desde a área dos Registos e do Notariado, até à complexa área dos Tribunais judiciais e penais, de forma a garantir, por um lado, que os sistemas se encontram a funcionar de acordo com o previsto e nos moldes pretendidos e, por outro, promover o levantamento contínuo, junto das entidades e utilizadores que servimos, das necessidades e eventuais possibilidades de melhoria; Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas de Informação do ITIJ; Chefe de projeto: Empresa na Hora, Registos On-Line, Certidão Permanente, Informação Empresarial Simplificada, Sistema de Gestão Documental Corporativo, Publicações On-Line — PRÉMIO das boas práticas na Administração Pública em 2007; Migração do IBM Mainframe para uma solução aberta, para reduzir os custos de licenciamento em 1,6 milhões de euros, por ano; Implementação de reconhecimento mútuo de certificados digitais entre Portugal, Espanha e a Estónia; Professor convidado da Universidade Moderna: responsável pela cadeira anual de Matemática I, inserida no plano curricular dos cursos de Informática de Gestão e de Engenharia da Produção. |
António Carlos Caeiro Carapeto Nasceu a 31 de março de 1966, em Reguengos de Monsaraz, é licenciado em Direito, na Universidade Moderna (1995) e tem um Mestrado em Administração e Políticas Públicas, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) (2002). Experiência profissional: - 1 de dezembro de 2015 e 30 de junho de 2018: Gestor de projetos, assessor do Conselho Diretivo e gestor de área regional na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P.; - 8 de maio de 2007 e 13 de novembro de 2015: Diretor no IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação. I. P.; - 10 de maio de 2012 a 13 de novembro de 2015: Presidente da Mesa da Assembleia Geral da PROMONET - Associação Promotora de Novas Empresas e Tecnologias; - 9 de junho de 2008 a 8 de julho de 2010: Vogal da Direção Portus Park - Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto; - 20 de novembro de 2006 a 7 de maio de 2007: Membro da Missão para os Cuidados de Saúde Primários; - 16 de novembro de 2005 a 30 de junho de 2006: Coordenador do Grupo de Trabalho do PRACE no Ministério da Economia e da Inovação do PRACE - Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado; - 1 de dezembro de 2001 a 30 de novembro de 2002: Vogal do Conselho Diretivo do Instituto para a Inovação na Administração do Estado; - 4 de novembro de 1996 a 30 de novembro de 2001; 1 de dezembro de 2002 a 15 de novembro de 2005; 1 de julho a 19 de novembro de 2006; 14 a 30 de novembro de 2015: Inspetor na Inspeção -Geral das Atividades em Saúde; - Formador nas áreas da liderança, ética e inovação. |
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Emanuel Castro Licenciado em Geografia, com especialização em Estudos Ambientais, Mestre em Geografia e Ordenamento do Território, com a Dissertação “Análise Integrada da Paisagem da Raia Central Portuguesa” e Doutorando em Geografia, com a Dissertação “A Serra da Estrela: Estratégias de Desenvolvimento Turístico e Promoção Territorial – Contributos da Geografia”. Docente do Instituto Politécnico da Guarda, entre janeiro de 2003 e setembro de 2017. Participou em diferentes projetos de investigação, nas áreas do Turismo, Análise da Paisagem e Desenvolvimento Territorial. Atualmente, Coordenador Executivo da Associação Geopark Estrela, promotora da Candidatura da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO, que integra 9 Municípios deste território, assim como duas instituições de ensino superior (Universidade da Beira Interior e Instituto Politécnico da Guarda). |
Francisco Javier Velázquez López Nació en Castilblanco de los Arroyos, Sevilla.
Títulos Académicos:
Licenciado en Ciencias Políticas y Económicas. Universidad Complutense de Madrid. Cursos de Doctorado (1974). Pertenece al Cuerpo Superior de Administradores Civiles del Estado.
Programa de Alta dirección del Instituto Nacional de Administración Pública, 1996.
Otros Aspectos Profesionales:
Ha sido en España, Director General en seis departamentos y Viceministro en dos oportunidades. Fue Secretario General para la Administración Pública.
Ha sido consultor y profesor sobre materias de la Administración Pública en Panamá, México, Argentina, Venezuela, Albania, Portugal, Costa Rica, Guatemala, Rumanía, República Dominicana, Francia, Paraguay, Colombia, El Salvador, Honduras, Túnez, Argelia, Marruecos.
Ha sido profesor de cursos y máster sobre comunicación, habilidades directivas, liderazgo, administración pública, seguridad, protección civil.
Director de Seminarios en la Universidad Internacional Menéndez Pelayo. (1986,2005,2007,2008,2009,2010). Cargo Actual:
Secretario General del CLAD electo en la reunión del Consejo Directivo celebrado en Madrid el 13 de noviembre de 2017
Últimas Publicaciones:
Algunas experiencias de gestión pública estratégica. Primer premio de Ensayo de AEAAINAPE.Administracióndigital.es.2013.
Habilidades directivas y Gestión pública. INAP 2015.
Cooperación entre Instituciones (coordinador).Inap,2015
La prestación excelente de los servicios públicos, condición de la democracia. Argumentos socialistas, 2016.
Tarea pendiente el personal directivo de las Administraciones Públicas. Temas para el debate. Agosto -septiembre de 2016.
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Helena Águeda Marujo Docente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa onde é coordenadora-adjunta da Unidade de Coordenação de Gestão de Recursos Humanos, coordenadora Executiva das pós-graduações em Psicologia Positiva Aplicada e Educação para a Paz Global Sustentável, coordenadora da Unidade de Missão do ISCSP-Wellbeing e investigadora do Centro de Administração e Políticas Publicas. Coordena a Cátedra UNESCO em Education for Global Peace Sustainability da mesma Universidade.É Membro do Conselho Científico do ISCSP, Membro do Council of Advisors da International Positive Psychology Association, Membro da European Network on Positive Psychology e Presidente da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva. Possui Licenciatura em Psicologia (Faculdade de Psicologia, ULisboa), Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia, ULisboa e Doutoramento em Psicologia pela mesma Faculdade. Leciona nas áreas de Gestão de Conflitos e Negociação, Politicas e Sistemas de Recompensas, Psicologia, Psicologia da Família, Psicologia do Desenvolvimento e Ciclo de Vida, Psicologia Positiva, Métodos de Investigação, Capacitação e Desenvolvimento Pessoal e Relacional. É Investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas (ISCSP-ULisboa). Investiga em Felicidade Publica e bem-estar, qualidade de vida, bens relacionais, intervenção sistémica e comunitária através de práticas narrativas, de métodos dialógicos e de processos participativos, métodos de investigação transformativa e apreciativa, sistemas de recompensas, motivação intrínseca no contexto organizacional, compaixão, paz e virtudes corporativas. |
Isaura Tavares Nasceu em 1966 no Porto. Licenciou-se no Ramo Científico do curso de Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 1989. Doutorou-se em Biologia Humana na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1998. Realizou provas de Agregação na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2007. É atualmente Professora Associada com Agregação na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Tem desempenhado funções nos vários Órgãos de Gestão da Faculdade de Medicina do Porto, nomeadamente no Conselho Executivo, Conselho Pedagógico e Conselho Científico. É atualmente Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN). Desempenhou funções de Vice-Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor. Os seus principais temas de investigação científica relacionam-se com a modulação da dor a partir do cérebro. Supervisionou mais de 20 teses de Doutoramento ou Mestrado realizadas sobretudo na Faculdade de Medicina do Porto e noutras congéneres nacionais e um Mestrado no INSERM (Institute National de la Santé et de la Reserche Médicale)-Paris. Publicou cerca de 80 artigos científicos em revistas internacionais indexadas e vários capítulos de livro. Foi co-autora de 2 patentes internacionais. Foi Investigadora Principal de diversos projetos científicos com arbitragem internacional. |
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Jaime Andrez Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, em 1978, pelo ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa. Atualmente é Presidente da Comissão Diretiva do Programa COMPETE 2020 e Professor Catedrático Convidado do ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), da Universidade de Lisboa. É ainda Presidente dos Conselhos Gerais do Fundo FINOVA e do Fundo de Coinvestimento 200M, para além de Coordenador da Rede do Sistema de Incentivos do Programa PORTUGAL 2020 e Presidente da Comissão Técnica de Sistemas de Incentivos em Portugal. Anteriormente, entre outros cargos, foi Vogal do Conselho da Autoridade da Concorrência, Presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), Presidente do Conselho de Administração da Inovcapital (Sociedade de Capital de Risco, SA), Presidente do Conselho de Administração do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), Membro do Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vogal do Executive Board do Conselho de Administração da OEP (Organização Europeia de Patentes), Vogal do Conselho de Administração do CTCOR (Centro Tecnológico da Cortiça), Vogal do Conselho Directivo do IFEA (Instituto de Formação Empresarial Avançada) e Coordenador do PEDIP e do PEDIP II. De 1996 a 1997 foi Secretário de Estado do Comércio e Turismo (XIII Governo Constitucional). |
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Marina Van Zeller Licenciada desde 1997 em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa e Mestre em Marketing de Serviços pelo IADE- Universidade Europeia desde 2011. Trabalhou desde janeiro de 1998 na Fundação AIP como Gestora de Eventos em projetos nacionais e internacionais. De 2010 a 2013 lecionou na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e de outubro de 2007 a julho de 2018, na Universidade Europeia- formação de executivos. É desde janeiro de 2014, Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. . Em outubro de 2014 realizou o Curso Avançado em Gestão Pública (CAGEP) no INA. No mesmo ano frequentou ações de formação em diversas áreas da Administração Pública (análise estratégica, acessibilidade digital, Lei do Trabalho em Funções Públicas, SIADAP, avaliação de desempenho entre outras). Também, desde 2014 tem participado em seminários e ações de sensibilização e formação relativos aos direitos das Pessoas com Deficiência, nomeadamente de Língua gestual Portuguesa, Braille, deficiência intelectual e perturbações do espectro do autismo). De março de 2010 a Dezembro de 2013 foi Presidente da Associação Portuguesa de Celíacos, uma IPSS com fins de saúde. É desde 2011 membro do Toastmasters International, por forma a desenvolver as suas capacidades de comunicação e de liderança.
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Pedro Silva Dias Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA), desde abril de 2015, onde tem liderado inúmeros projetos de caráter transversal no âmbito da Transformação Digital e da Simplificação da Administração Pública. Iniciou a sua atividade profissional como Consultor na The Boston Consulting Group, onde trabalhou com várias organizações multinacionais nas áreas de Energia, Telecomunicações e Indústria. Assumiu ao longo do seu percurso profissional vários cargos de gestão e liderança nos setores da Saúde e da Banca. Desempenhou, no Grupo Português de Saúde, as funções de Diretor da Rede de Clínicas Unimed e foi ainda Diretor do Desenvolvimento de Novos Negócios. Da sua experiência profissional no setor da Banca, destacam-se as suas responsabilidades na área da gestão de processos e eficiência operacional do Millennium BCP, tendo desempenhado o cargo de Diretor da Unidade de Transformação Operativa. Foi ainda, entre 2010 e 2014, o responsável pelas atividades de marketing de clientes particulares do Millennium BCP, assumindo o cargo de Diretor de Marketing de Clientes Particulares. Foi nomeado em 2014, pelo Conselho de Ministros, responsável pela Estratégia de Reorganização dos Serviços de Atendimento da Administração Pública, com a gestão do processo de expansão das redes de Lojas e Espaços do Cidadão. É licenciado em Engenharia Informática e de Computadores e Mestre em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico. Tem o Master in Business Administration (MBA) pelo INSEAD, em Fontainebleau, França. Conta com várias ações de formação para executivos, nomeadamente um programa de Gestão de Executivos pela Harvard Business School, EUA. |
Ricardo Pereira É fundador, parceiro e CEO da comOn, uma das maiores agências de marketing independente e full-service de Portugal. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, há 18 que gere talento criativo e projectos tecnológicos. Além da sua missão na comOn, mantém-se regularmente envolvido em iniciativas que têm como objetivo promover o marketing e o empreendedorismo. |
Pedro Tavares
Licenciado em Ciências da Comunicação e Mestre em Novos Media e Web pela Universidade Nova de Lisboa. É ainda pós-Graduado em E-Business pelo ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa. Frequentou ainda um curso avançado de Web na University of Chicago. É atualmente especialista em Transformação Digital no Gabinete da Secretária de Estado da Justiça, tendo a seu cargo as atividades de comunicação da área governativa da Justiça e também de projetos de transformação digital, nomeadamente a gestão de iniciativas transversais de transformação da Justiça, como o portal justiça.gov.pt, o novo conceito de imagem de atendimento incluído nos projetos “Tribunal+” e “Conservatória do Futuro”, as políticas de transparência e de Governo Aberto ou ainda projetos de experimentação, como o protótipo “Espaço Óbito”. Anteriormente, foi Diretor de Marketing da PHC Software e ainda Diretor de Marketing & New Trends da Gfi Portugal. No setor público, trabalhou no Turismo de Portugal, na Agência para a Modernização Administrativa, na UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, onde teve a cargo projetos de inovação e também a comunicação de projetos transversais de simplificação e modernização do Estado. Criou uma startup na área de tecnologias interativas. Leciona Marketing Digital Business to Business na Lisbon Digital School e, anteriormente, Comunicação Digital em Turismo, no mestrado em Turismo na Universidade Católica Portuguesa e Comunicação Multimédia no Instituto Politécnico de Santarém. É Vice-Presidente da Associação CAIS. |
Tiago Cavaco Alves 32 anos, é Vice-Presidente da Science4you, a maior fabricante nacional de brinquedos, responsável pelo Marketing global e por todo o negócio B2C, nomeadamente as Lojas Próprias e Atividades Científicas. Coordenador da expansão internacional da empresa até 2018, esteve desde 2011 em Madrid, onde abriu a subsidiária espanhola da Science4you e mantém o cargo de Country Manager. Licenciado em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa, foi Senior Consultant na Deloitte durante quatro anos antes de se mudar para a então start-up portuguesa. |
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Tiago Santos Pereira É atualmente Coordenador do Gabinete de Estudos e Estratégia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É o Delegado Nacional ao Comité de Política Científica e Tecnológica (CSTP) da OCDE, e do seu Grupo de Trabalho sobre Inovação e Política Tecnológica (TIP), de que é atualmente Vice-Chair. Liderou recentemente o ERAC ad-hoc Working Group on ‘Measuring the Impact of EU Framework Programmes for Research and Innovation at National Level’, e fez parte da comissão de acompanhamento nacional da OECD Review of the Tertiary Education, Research and Innovation System in Portugal (2018). Com Doutoramento em ‘Science and Technology Policy Studies’, do SPRU, Universidade de Sussex, é Investigador Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), O seu trabalho de investigação tem sido desenvolvido na interseção dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (STS) e dos Estudos de Inovação. Lançou e é Co-coordenador do Programa de Doutoramento ‘Governação, Conhecimento e Inovação’, programa inovador na abordagem interdisciplinar a estes temas. Foi Diretor-Executivo do Centro de Estudos Sociais, Vice-Presidente do Conselho Científico e Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade, e Delegado Nacional na Prioridade ‘Ciências Socio-Económicas e Humanidades’ do 7º Programa-Quadro. Foi Fulbright Visiting Associate na Kennedy School of Government, Universidade de Harvard. Tem colaborado com diversas organizações nas políticas de C&T, em avaliação e estudos de políticas públicas, nomeadamente com a Comissão Europeia, UNESCO, CYTED e ESF, e tem publicado o seu trabalho em diversas revistas internacionais. |