1. Enquadramento
O presente regulamento estabelece os critérios de elegibilidade, apreciação e seleção dos artigos submetidos no âmbito da(s) Call(s) associadas à rúbrica “Barómetro de Temáticas”, promovida(s) pela Rede INA Alumni. Esta iniciativa visa estimular a partilha de conhecimento, experiências e reflexões críticas entre os membros da Rede, contribuindo para a disseminação de boas práticas na Administração Pública.
2. Elegibilidade
Podem submeter artigos:
- Membros da Rede INA Alumni e demais Profissionais cujo percurso e contributo revelem pertinência e valor acrescentado para os propósitos e missão da Rede;
- Individualmente ou em coautoria (máximo 3 autores);
- Desde que o conteúdo seja original, inédito e relacionado com o tema da Call;
3. Formato e Submissão
Com o objetivo de uniformizar o processo de elaboração e submissão dos textos, os/as autores/as devem seguir as normas abaixo indicadas:
- Artigo original, com o máximo 1000 palavras, em letra Arial, tamanho 11, espaçamento simples;
- Devem ser incluídas referências bibliográficas em formato APA (7.ª edição), até ao máximo de 8;
- O artigo deve ser apresentado no formulário de publicação, devidamente preenchido, e remetido em formato PDF;
- O formulário de submissão deverá ser enviado até ao dia 31 de dezembro de 2025 para o endereço de email alumni@ina.pt, sendo apenas considerados para apreciação os primeiros 50 (cinquenta) artigos recebidos.
4. Processo de Apreciação e Seleção
O texto deve observar princípios éticos e deontológicos, abstendo-se de linguagem discriminatória ou ofensiva, e adotar uma abordagem institucional e imparcial, isenta de interesses pessoais ou comerciais.
Os artigos submetidos serão apreciados pela equipa do INA, com base nos seguintes critérios:
- Relevância e Pertinência do Conteúdo – O texto deve estar alinhado com o tema da Call no contexto da Administração Pública, e aportar reflexão, inovação, boas-práticas ou experiências concretas aplicadas à realidade organizacional;
- Originalidade e Autenticidade – O conteúdo deve ser original e da autoria do(a) proponente, não sendo admitidos textos que reproduzam conteúdos previamente publicado sem a devida adaptação ou referência adequada;
- Coerência e Metodologia – O texto deve evidenciar uma estrutura coerente (assegurar uma articulação lógica e fluida entre os conteúdos) e uma metodologia consistente (introdução, desenvolvimento e conclusão);
- Qualidade da Escrita – A linguagem deve ser adequada ao público-alvo (profissionais da Administração Pública) sendo clara, objetiva e acessível, sem prejuízo do rigor técnico e da profundidade reflexiva;
- Contributo para a Comunidade INA Alumni – O artigo deve aportar valor à Rede INA Alumni, através da partilha de boas práticas, apresentação de reflexões pertinentes ou sugestão de abordagens inovadoras. Serão valorizados textos com potencial inspirador para outras organizações da Administração Pública.