Ferramenta de Autoavaliação da Cultura de Inovação
A Ferramenta de Autoavaliação da Cultura de Inovação (FACI) é um instrumento de autodiagnóstico que permite aferir o grau de maturidade da cultura de inovação organizacional, enquadrada no Programa SIMPLEX' 20-21, que apoia a integração da estratégia de inovação na estratégia global de cada entidade pública.
A FACI é composta por dez dimensões ou áreas de gestão de uma entidade do setor público: Estratégia, Liderança, Pessoas, Estrutura, Incentivos, Ferramentas, Gestão do Risco, Redes e Conhecimento, Compras Públicas e Financiamento.
Em cada uma dessas área, a avaliação é aferida através de um conjunto de capacidades específicas essenciais para uma efetiva cultura de inovação no contexto da gestão pública.
Identifica as capacidades e áreas desenvolvidas, bem como as áreas a desenvolver em matéria de inovação. Esse autodiagnóstico constitui uma base para a definição e implementação de um plano de desenvolvimento de competências de inovação.
O exercício de autodiagnóstico é realizado por uma equipa de autoavaliação, representativa das diferentes áreas de atividade e níveis de responsabilidade e liderança, com a colaboração do INA, I.P..
A autoavaliação é realizada por uma equipa representativa das diferentes áreas de atividade e níveis de responsabilidade e liderança da entidade pública, com a colaboração do INA, I.P.
Destinatários:
Esta ferramenta destina-se a todas as entidades da Administração direta e indireta do Estado, podendo ainda ser adaptada às entidades da Administração Regional e da Administração Local.
Objetivos:
- Fomentar a Cultura de Inovação na Administração Pública;
- Apoiar o processo de integração da estratégia de inovação na estratégia global da entidade pública, centrada na criação de valor;
- Identificar as necessidades ou oportunidades de promoção da Cultura de Inovação e implementar um plano de desenvolvimento de competências de inovação.
Processo de autoavaliação em etapas:
1) Acordo para a realização do exercício de autoavaliação com a entidade pública;
2) Identificação da equipa de autoavaliação;
3) Reunião de preparação da equipa de autoavaliação e agenda do exercício de autoavaliação;
4) Realização do exercício de autoavaliação;
5) Elaboração do relatório de autoavaliação;
6) Elaboração do Plano de Melhoria de Competências.
Como contactar:
Mais informação pode ser solicitada através do seguinte email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
Consulte, ainda, o Guia da Ferramenta de Autoavaliação da Cultura de Inovação.