
O Instituto Nacional de Administração, I.P., (INA) viu reconhecida a sua candidatura ao Programa de Cátedras UNESCO com o tema “Educação para o Desenvolvimento na Administração Pública: Participação, Inovação e Capacitação”. É uma das cerca de 20 Cátedras de “base nacional”, aprovadas entre 2013-2024, e visa contribuir para a (re)construção de uma Administração Pública dedicada aos princípios fundamentais da coexistência pacífica e focada na promoção de valores como a paz, a solidariedade, a inclusão e os direitos humanos, reforçando a capacitação, a inovação e a valorização humana e ética na Administração Pública alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O acordo de colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) será celebrado em junho próximo.
A Cátedra centrará o seu plano de atividades na Educação, Ciência e Cultura, os pilares essenciais da missão da UNESCO, abrangendo quer os trabalhadores públicos portugueses, quer os trabalhadores de entidades parceiras, nomeadamente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O projeto terá início no segundo semestre de 2025 e dará resposta aos seguintes objetivos:
- Disponibilizar ações de capacitação da Administração Pública no âmbito da Educação para o Desenvolvimento, reconhecendo as “justaposições” com temas como: educação para a democracia, cidadania e direitos humanos, em áreas como inclusão, igualdade, participação, inovação e liderança em áreas específicas de serviço público (atendimento ao cliente, comunicação e finanças, entre outros)
- Aumentar a oferta e a visibilidade da formação e da capacitação – formal, não formal ou informal – e da investigação como contributos valiosos para fazer face às normas internacionais sobre estas questões.
- Incorporar na Administração Pública por via da formação e da capacitação métodos pedagógicos centrados na prospetiva e numa perspetiva intergeracional para o serviço público, incutindo mapas de valores sociais orientados para a participação focada no bem comum.
- Estimular o desenvolvimento de projetos de inovação na Administração Pública, em articulação com parceiros nacionais e internacionais, promovendo soluções criativas, sustentáveis e replicáveis que contribuam para a melhoria dos serviços públicos e para o reforço das competências em Educação para o Desenvolvimento.
- Incentivar a parceria e a colaboração entre os stakeholders e redes de parcerias nacionais e internacionais promovendo atividades conjuntas que reforcem a preparação e a resposta da Administração Pública a situações de crise.
- Promover a produção, sistematização e disseminação de conhecimento relevante para a Administração Pública, através de publicações, plataformas digitais, eventos e redes de colaboração, reforçando o papel da Cátedra como espaço de referência para a inovação, a partilha de boas práticas e o pensamento crítico em Educação para o Desenvolvimento.
O Programa de Cátedras UNESCO resulta de uma rede de instituições a nível global que apoia o trabalho da UNESCO nos campos da educação, ciências naturais e sociais, cultura e comunicação. Cada Cátedra é consolidada com o objetivo de abordar desafios prementes e contribuir para o desenvolvimento das sociedades – explorando questões emergentes e contribuindo para a criação de instrumentos normativos internacionais e à implementação de recomendações políticas a nível nacional. As Cátedras UNESCO assentam na promoção da interação entre o mundo académico, a sociedade civil, as comunidades locais e os decisores políticos, promovendo um diálogo valioso para a implementação dos projetos. Além disso, cada Cátedra está empenhada em disseminar os valores e prioridades humanistas da UNESCO através de atividades educativas.
Este Programa, lançado em 1992, conta atualmente com cerca de 1000 Cátedras e 45 redes UNITWIN (parcerias entre a UNESCO e instituições de ensino superior e de investigação) em 125 países, sendo a Cátedra dinamizada pelo INA, I. P., uma das adições mais recentes a este universo colaborativo.
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Última atualização: 11 de abril, 2025