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Perguntas Frequentes

Inscrição

Saiba como fazer um registo individual aqui (PDF, 227 KB).

Saiba como fazer um registo de organismo aqui (PDF, 233 KB).

Saiba como entrar com um utilizador registado aqui (PDF, 156 KB).

Consulte os passos para realizar a sua inscrição aqui (PDF, 318 KB).

Saiba como ver os seus certificados aqui (PDF, 130 KB).

Caso a sua entidade pretenda inscrever um mínimo de 20 formandos para um curso, saiba que o organismo apenas terá de preencher um ficheiro Excel com os dados dos formandos e enviar para o INA.

O INA fará todo o processo desde a inscrição até ao envio para as entidades das cópias dos certificados emitidos ou uma listagem com acesso aos certificados.

Para mais informações abra um ticket e contacte a secretaria.

 

 

APEX

O protocolo APEX destina-se apenas a trabalhadores com vínculo de emprego público nas seguintes modalidades:

  • Contrato de trabalho em funções públicas;
  • Nomeação;
  • Comissão de serviço.

Deve contactar diretamente a Instituição de Ensino Superior ou a Escola de Negócio que oferece a formação a que se pretende candidatar, para aferir as condições de admissão e de elegibilidade da entidade patronal. Pode consultar as vagas e contactos das várias entidades que integram o protocolo aqui.

As candidaturas são exclusivamente da responsabilidade das Instituições de Ensino Superior e Escolas de Negócio na aplicação do protocolo APEX, que pode consultar aqui.

Não, o protocolo APEX apenas se aplica às formações indicadas pelas instituições de Ensino Superior e Escolas de Negócio no momento da assinatura do protocolo, disponíveis aqui.

Deverá contactar diretamente a Instituição de Ensino Superior ou Escola de Negócio que oferece a formação na qual tem interesse. Consulte os contactos das várias entidades aqui.

AP Digital

Moodle

Se já tiver recebido confirmação da sua inscrição por parte do INA, a sua conta Moodle já está criada. Neste caso, vá a https://moodle.ina.pt, clique em Entrar (canto superior direito do ecrã) e depois em Recuperar senha. Insira o seu NIF no Nome de Utilizador e clique em pesquisar. Se não tiver ainda recebido confirmação da sua inscrição por parte do INA, provavelmente a sua conta Moodle ainda não foi criada. Submeta novamente a sua inscrição aqui ou envie uma mensagem para apdigital@ina.pt ou para 91 39 82 662 (SMS ou WhatsApp).

Depois de ter entrar na Plataforma clique em Perfil (canto superior direito) e depois em Editar perfil. Desça até à secção Foto de utilizador e siga as instruções na caixa nova foto.

Recomendamos o contacto por mensagem, ao qual daremos retorno assim que possível, através dos seguintes meios:

Caso prefira telefonar, utilize o 214 465 300. Porém, não garantimos que a equipa esteja disponível, pois pode estar a dinamizar uma das muitas atividades de apoio aos formandos.

Inscrição e Participação

Por ser financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, só podem participar no Percurso Formativo AP Digital, trabalhadores da Administração Pública (AP), o que inclui trabalhadores com contratos de trabalho em funções públicas.
Só podem participar estagiários integrados no programa EstágiAP XXI.
Não são elegíveis autarcas eleitos nem reformados da AP.

A inscrição é feita através de um formulário online disponível no link. No espaço de 1 ou 2 dias, a equipa do INA irá validar a inscrição e entrar em contacto via telefone para dar as boas-vindas ao programa, marcar a Sessão de Ativação e indicar os acessos à plataforma de aprendizagem. Se tiver dificuldades em realizar a inscrição, envie uma mensagem para apdigital@ina.pt ou para 91 39 82 662 (SMS ou WhatsApp).

Toda a participação neste programa é gratuita por se encontrar ao abrigo de formação financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Percurso Formativo

O percurso formativo está dividido em 4 Unidades de Competência (UC), que correspondem a 4 grandes blocos de aprendizagem. Os formandos podem frequentar as Unidades de Competência que quiserem pela ordem que preferirem.
Cada uma das Unidades de Competência é, por sua vez, composta por 4 cursos sequenciais. A participação em cada uma tem de ser iniciada pelo 1º curso disponível. Apenas depois de completar o 1º curso é que o 2º curso fica disponível, e assim sucessivamente.
Resumindo, o percurso formativo tem ao todo 16 cursos organizados em 4 Unidades de Competências.

Com a conclusão de cada um dos 16 cursos que integram o Percurso Formativo AP Digital vai adquirir competências digitais consideradas essenciais nos dias de hoje, nomeadamente:

UC 1 Pesquisar, analisar e organizar conteúdos digitais

C1.1 Utilizar dispositivos tecnológicos com acesso à internet
C1.2 Pesquisar dados, informação e conteúdos digitais
C1.3 Aprender a avaliar conteúdos na Internet
C1.4 Armazenar e organizar informação digital

UC 2 Comunicar e interagir através de tecnologias digitais

C2.1 Partilhar informação através de tecnologias digitais
C2.2 Utilizar serviços digitais públicos e privados
C2.3 Regras e normas digitais
C2.4 Proteger a minha identidade digital

UC 3 Criar e editar conteúdos digitais

C3.1 Criar ficheiros de texto
C3.2 Criar folhas de cálculo
C3.3 Criar ficheiros de áudio e imagens
C3.4 Direitos de autor e licenças digitais

UC 4 Proteger dispositivos, dados pessoais, saúde e meio ambiente

C4.1 Proteger dispositivos e conteúdo digital
C4.2 Proteger dados pessoais e privacidade em ambientes digitais
C4.3 Saúde e bem-estar com o mundo e tecnologias digitais
C4.4 Sustentabilidade num mundo de tecnologias digitais

Todos os cursos foram pensados para lhe proporcionar uma experiência de aprendizagem interessante, dinâmica, prática, participada e fácil de acompanhar.
Em cada curso vai conhecer duas personagens que precisam de superar um desafio com recurso a novas competências digitais. Irá acompanhá-las e aprender com elas, através de vídeos, tutoriais, dinâmicas interativas e desafios práticos.
Os cursos incluem também pequenos diagnósticos iniciais e finais de conhecimentos e competências, bem como exercícios e perguntas. Nenhuma destas atividades conta para avaliação, são instrumentos para ajudar gerir a sua aprendizagem, evidenciando tudo o que aprendeu e o que pode precisar de rever para consolidar o que aprendeu.

Os formandos podem assistir à formação onde e quando quiserem, desde que disponham de um computador ou dispositivo móvel com ligação à internet. Ou seja, são os formandos que definem o seu ritmo e os seus horários, porque as atividades de aprendizagem são realizadas online e individualmente a partir de materiais disponíveis em permanência.
A exceção é o Espaço das Dúvidas, atividade de apoio à aprendizagem, que inclui sessões de grupo online, com dias e horas predefinidas.

Não existe tempo limite para realizar a formação, são os formandos que definem o ritmo e horário que mais lhes convém. Um curso pode ser realizado num dia, em vários dias ou em várias semanas.

Os cursos têm uma carga horária estimada, podendo ser realizadas em menos ou mais tempo de acordo com o ritmo e dedicação do formando.
A carga horária estimada de cada curso varia entre 5 e 8 horas. Cada Unidade de Competência tem 25 horas. E o Percurso Formativo completo tem 100 horas.

Certificados

Vai receber um certificado por cada curso que concluir. Sempre que concluir os 4 cursos de uma Unidade de Competência recebe um certificado extra que agrega estes 4 cursos e lhe reconhece todas as competências num só documento.
Quanto terminar o Percurso Formativo AP Digital receberá um certificado global do Programa que irá atestar a sua aprendizagem das 16 competências digital chave.

Sim, os conteúdos programáticos do Percurso Formativo AP Digital correspondem ao nível básico de Proficiência Digital, que equivale à componente digital para certificação do 6º ano.
Quando concluir o programa, se pretender iniciar um processo de RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação deve entrar em contacto com um dos Centros Qualifica existentes no território nacional, sendo que o INA é um dos Centros Qualifica AP:

Cursos MOOC

Sobre os Cursos

Os cursos online gratuitos disponibilizados no âmbito do PRR são exclusivos para trabalhadores da Administração Pública (AP) por estarem inserido numa medida cujo financiamento se destina à capacitação da AP:

  • Folhas de Cálculo | Excel – Fórmulas e Funções
    – 1.1 – Primeiros Passos em Folha de Cálculo
    – 1.2 – Funções de estatística em Folha de Cálculo
    – 1.3 – Texto, Matemática e Trigonometria em Folha de Cálculo
    – 1.4 – Lógica, Consulta e Referência em Folha de Cálculo
  • Folhas de Cálculo | Excel – Análise de Gestão de Dados
    – 2.1 – Desenho e Estruturação de Base de Dados em Folha de Cálculo
    – 2.2 – Gestão Avançada de Base de Dados em Folha de Cálculo
    – 2.3 – Tabelas Dinâmicas em Folha de Cálculo
    – 2.4 – Apoio à Tomada de Decisão em Folha de Cálculo
  • Portal Base
  • Data Science
    – 1: Conceitos introdutórios
    – 2: Competências e Ferramentas do Data Scientist
    – 3: Transformação de Dados em Conhecimento

 

Além destes, o INA tem outros cursos disponíveis que qualquer pessoa pode frequentar, sendo que existem cursos que poderão não ter sempre edições abertas:

  • A União Europeia: Construção e Funcionamento
  • Competências para a Interculturalidade
  • Conceitos e princípios da participação pública
  • Literacia sobre Racismo e Discriminação Racial
  • O Futuro das cidades e a UE: uma construção com o poder local
  • Os Pilares da Sustentabilidade: o futuro das cidades e a UE
  • RGPD para Cidadãos Atentos
  • RGPD para Implementadores na Administração Pública

A carga horária dos cursos e a sua data de início e fim podem ser consultadas na página informativa de cada curso diretamente na Plataforma NAU, juntamente com todos os detalhes do mesmo.

No caso dos cursos PRR, a carga horária varia de curso para curso, podendo durar entre das 2 e 6 horas que podem ser realizados entre 1 de janeiro e terminam a 21 de dezembro de cada ano, dado que as edições são anuais.

Os cursos podem ser iniciados imediatamente após a inscrição. O ritmo de aprendizagem e progresso é definido por cada participante, porque o curso está acessível em qualquer momento e em qualquer lugar, bastando uma ligação de internet para aceder à conta de utilizador e a todos os cursos. Assim, pode ser realizado em horário laboral e/ou pós-laboral, conforme for mais conveniente, até porque a aprendizagem está repartida em blocos de 15 a 20 minutos.

A conclusão dos cursos e emissão de certificados deve ser feita até 21 de dezembro, quando é encerrada a edição anual a que está associada a inscrição. Caso contrário, os participantes terão de reiniciar o percurso de aprendizagem desde o princípio na edição seguinte.

Quem se pode inscrever?

Alguns cursos do INA disponíveis na NAU têm a indicação de que são exclusivos para a Administração Pública. Isto acontece com os cursos promovidos no âmbito das medidas do PRR que visam precisamente capacitar os trabalhadores em funções públicas.  

Por isso, estes cursos pressupõem a existência de um contrato de trabalho em funções públicas. Não são elegíveis para esta medida eleitos locais ou estagiários, com a exceção dos estagiários enquadrados no Programa EstágiAP, que podem beneficiar das formações apoiadas pelo PRR.

A verificação do vínculo à AP é feita através do domínio do email institucional associado à conta NAU. Ver mais em: Inscrição nos cursos NAU, incluindo os cursos exclusivos para a AP (p.3). 

Inscrições

Os interessados podem inscrever-se diretamente na página informativa dos cursos. No caso dos cursos exclusivos para a AP, devem utilizar o seu email institucional, pois a validação da inscrição é feita a partir da verificação de que o email de inscrição é de um domínio(1) que pertence a um organismo da AP.

Caso a conta NAU do interessado esteja associada a outro email (nomeadamente o email pessoal), antes da inscrição, deve ser feita a alteração à conta para associar o email institucional à conta NAU. Para tal é preciso aceder a “conta” (na lista pendente □ junto do nome de utilizador no canto superior direito) e alterar o “endereço de email (identificador do início de sessão)” para o email institucional.

Caso tenha de ser criada uma conta na NAU, deve ser utilizado o email institucional.

Os utilizadores podem, depois de concluídos os cursos exclusivos para a AP de emitidos os respetivos certificados, voltar a alterar o email associado à sua conta.

Todos os trabalhadores em funções públicas podem beneficiar das formações promovidas pelo INA ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, incluindo os cursos MOOC disponibilizados na NAU.

Os trabalhadores que tiverem um email pessoal institucional de um organismo que pertence à AP podem registar-se de forma automática e iniciar imediatamente os cursos, pois o email serve de evidência de que os certificados foram atribuídos a trabalhadores da função pública, aquando da prestação de contas à EMRP/PRR.

Os trabalhadores sem email institucional podem frequentar a formação, porém deverão pedir a sua inscrição via email para secretaria@ina.pt anexando um comprovativo emitido pela sua entidade patronal declarando é trabalhador/a em funções públicas. Depois de recebida esta declaração, a inscrição é feita manualmente pelo INA e o formando receberá um email com a notificação de que pode iniciar o curso.

Alguns cursos do INA disponibilizados na NAU são exclusivos para trabalhadores da Administração Pública (AP), aplicando-se como requisito a inscrição com email institucional (um email com domínio(1) pertencente a um organismo da AP). Por isso, é possível que uma sua inscrição não seja aceite ou fique pendente, por não haver conta NAU associada ao email institucional. Nesse caso:

  • Se não existir conta NAU, deve ser criada uma conta com este o institucional;
  • Se já existir uma conta NAU, mas com outro email, deve ser alterado o email associado à sua conta para poder realizar estes cursos. É preciso ir a “conta” (na lista pendente junto do seu nome, no canto superior direito) e alterar o “endereço de email (identificador do início de sessão)” para o email indicado na inscrição.

Se durante a inscrição num curso exclusivo para a AP, ao clicar no botão “Inscreva-se já” este se mantém inalterado em vez de dizer “Ir para o curso” e surge a mensagem “Não pode inscrever-se neste curso porque o seu domínio(1) de e-mail não é permitido”, pode estar a ocorrer uma das seguintes situações:

  • Por lapso, o domínio do organismo a que o trabalhador pertence não está carregado na lista de domínios autorizados. Nesse caso, a situação deve ser reportada através de formulário online para ser corrigida.
  • O email associado à conta NAU não é um email institucional de um organismo da AP. Nesse caso, antes da inscrição, deve ser alterado o email associado à conta NAU. Para tal é preciso aceder a “conta” (na lista pendente □ junto do nome de utilizador no canto superior direito) e alterar o “endereço de email (identificador do início de sessão)” para o email institucional.
  • Caso o email institucional do organismo esteja associado a uma entidade terceira externa à AP (Gmail, Outlook, Hotmail, etc.) deve ser solicitada no formulário online a inscrição manual por parte do INA dos respetivos emails, identificando o organismo a que pertence e demonstrando que esse endereço é institucional.

 

(1) O domínio corresponde à parte de um endereço de email que vem depois do símbolo @, por exemplo, ina.pt.

Caso não pretenda mais frequentar um dos cursos em que está inscrito, é possível cancelar a inscrição indo ao menu “Os meus cursos” (a partir da lista pendente junto do nome de utilizador no canto superior direito). Debaixo do nome do curso, existe uma roda dentada que ao clicar dá a opção de “cancelar a matrícula”.

Certificados

Todos os formandos que completarem a formação com sucesso têm direito a um certificado com validade formal enquanto prova de aprendizagem, ou seja, que atesta a frequência e conclusão do curso.  

Este certificado não tem validade formal como prova de qualificação ou como formação conferente de grau, como previsto no Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) (Portaria nº 782/2009, de 23 de julho). 

No caso dos cursos financiados pelo PRR estes enquadram-se em medidas de formação da AP, daí que a emissão dos certificados dependa da confirmação de identidade do/a trabalhador/a através da Chave Digital Móvel associada ao Cartão do Cidadão. Estão disponíveis instruções detalhadas sobre a emissão do certificado no módulo ‘Conclusão do Curso > Certificado de Conclusão’.

A ativação da com Chave Digital Móvel (CDM) é um processo fácil, seguro e útil não só para a emissão do certificado, também para, por exemplo assinar documentos digitalmente ou aceder aos serviços digitais do estado, como a marcação de consultas ou a renovação do cartão do cidadão. Pode ativar a CDM através do telemóvel com a APP autenticacao.gov.pt, do computador com leitor de cartões, do portal das Finanças ou de vídeo chamada. Saiba como em Chave Móvel Digital (autenticacao.gov.pt).

Problemas com a plataforma NAU

Todas as questões relativas à Plataforma, tais como dificuldades na criação de contas NAU, problemas com acesso à conta, recuperação de emails/palavras-passe ou configuração da conta de utilizador devem remetidas à NAU através do email ajuda@nau.edu.pt.

Última atualização: 29 de Novembro, 2024