Em 2024 o INA, I. P., comemora 45 anos de existência.
O INA foi criado a 30 de maio de 1979, na dependência do Primeiro-Ministro, e tinha como missão “contribuir, através do ensino, da investigação científica e da assessoria técnica, para o aperfeiçoamento e modernização da administração do Estado”. Desde essa altura, e até à data, o INA promove a formação profissional como um investimento na Administração Pública e nas pessoas que nela trabalham para um serviço público de qualidade. Muitas foram as transformações por que passou, mantendo sempre a capacitação da Administração Pública e o serviço público como elementos que norteiam a sua atividade.
Conheça a cronologia dos dirigentes desde a fundação do INA
Para assinalar este marco histórico no nosso percurso, o INA preparou um conjunto de atividades, a serem encetadas ao longo do ano 2024, que nos recordam o caminho percorrido pelo Instituto Nacional de Administração, não esquecendo a necessidade de preparar o futuro e de envolver toda a comunidade do INA: trabalhadores, Alumni, formadores e parceiros.
Convidamos a conhecer algumas atividades do nosso programa comemorativo:
O INA celebrou o seu 45.º aniversário a 30 de maio com o lançamento de mais um episódio do INACast, o podcast do INA, no qual foram entrevistados os 3 membros do Conselho Diretivo do INA, que fizeram um balanço da atividade do INA nos últimos 3 anos, os quais marcam a recuperação do estatuto de Instituto Público por esta entidade.
Esta reflexão incidiu sobre tópicos como o impacto dos consórcios com instituições de ensino superior, a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência nas áreas da formação, a aposta na capacitação digital da Administração Pública, bem como as principais linhas de aposta do INA nos domínios da investigação, inovação, desenvolvimento e internacionalização.
A entrevista terminou com uma reflexão sobre as iniciativas e estratégias futuras do INA, enfatizando a sua relevância no contexto da Administração Pública em Portugal.
Convidamos todas as pessoas interessadas a ouvir este e outros episódios do INACast, disponíveis no Spotify, na Apple Podcasts, no YouTube, na Amazon Music, no PodcastAddict ou no Castbox.
A 23 de maio, realizou-se o TEDxLisboaSalon, sob o tema “Inteligência(s)”, organizado na sequência de um repto lançado pelo INA, em celebração dos 45 anos do INA e dos 50 anos do 25 de Abril.
O evento dividiu-se em duas partes, explorando diferentes aspetos da inteligência – individual, equipa, artificial e societal – e a sua aplicabilidade ao contexto da Administração Pública.
Foram oradores/as na primeira parte:
- Ana Bispo Ramires, especialista em Psicologia da Performance e Consultora Comportamental;
- Pedro Almeida, Fundador e Diretor Executivo da Mediaprobe;
- Isabel Horta, Head of Data Science & Customer Intelligence na Universo Sonae;
- Miguel Muñoz Duarte, Co-fundador do NoCode Institute e Professor na NOVA SBE.
A segunda parte contou com contributos de Bernardo Santos e Sousa, Vice-Presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, I. P.; Dora Moita, Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S.A., e Ricardo Victória, Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., num painel de debate moderado pelo Vogal do INA, Abel Carreira.
No final do evento, a Presidente do INA, Luísa Neto, partilhou uma reflexão sobre o papel que as várias inteligências debatidas ao longo da tarde podem ter enquanto elemento de alavancagem da inovação na Administração Pública, colocando o conhecimento ao serviço dos cidadãos.
Conheça as talks do TEDx Lisboa Salon da primeira parte.
No quadro das atividades planeadas para a celebração do seu 45.º aniversário, o INA organizou um workshop no âmbito do projeto FuturINA com membros da Rede INA Alumni, no passado dia 8 de maio.
Nesta sessão, os participantes tiveram oportunidade de refletir sobre elementos de mudança globais e os seus impactos na Administração Pública portuguesa. Este workshop permitiu recolher contributos e refletir sobre como a Administração Pública, e em particular o INA, se pode posicionar para capacitar o setor público para fazer face a esses desafios.
Este workshop foi organizado após a distribuição de um questionário à Rede INA Alumni, que continua disponível para resposta neste link.
Com o propósito de antecipar o Futuro e ajudar na resolução de desafios, o INA tem vindo a desenvolver workshops e oficinas de cocriação e participação, associados a várias temáticas, junto de diferentes organismos públicos.
Se a sua organização ou a sua equipa estiverem interessadas em transformar desafios em oportunidade e encontrar soluções de desenvolvimento, consulte a nossa página INA-Inovação e contacte-nos através de inovacao@ina.pt.
Edição especial da Newsletter INA com foco nas comemorações do 45.º Aniversário.
Este ano, ao celebrar o seu 45º aniversário, o INA marca um novo capítulo na sua história com o lançamento do seu primeiro Programa Internacional de Formação. Esta iniciativa inovadora reflete a visão do INA de mobilizar o conhecimento para a Administração Pública e a Administração Pública para o conhecimento, expandindo o seu alcance além-fronteiras.
Desde a sua criação, o INA tem assegurado a cooperação internacional nos domínios da formação, capacitação e valorização dos recursos humanos da Administração Pública. Esta atribuição tornou-se uma parte fundamental da sua missão ao longo dos anos, especialmente na formação de quadros das administrações públicas dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e de Timor-Leste.
A intervenção do INA na cooperação com os PALOP remonta à sua fundação, onde se propôs a criação de um INA com a responsabilidade de apoiar a formação de quadros dos países de expressão portuguesa. Esta missão foi reiterada nas sucessivas leis orgânicas do INA e solidificou-se ao longo das últimas quatro décadas.
O Programa Internacional de Formação é composto por semanas temáticas de formação presencial, complementadas por uma componente de mentoria online especializada, proporcionando uma oportunidade única para a partilha de experiências entre dirigentes e quadros de diferentes países, num ambiente de aprendizagem colaborativa.
Este novo programa simboliza a longa tradição do INA na cooperação internacional e reforça o seu papel como referência na formação de quadros e dirigentes da administração pública nos PALOP, Timor-Leste e Portugal.
O 13.º Congresso Nacional da Administração Pública, organizado pelo Instituto Nacional de Administração, I. P., tem como tema Democracia, Serviço Público e Conhecimento, assinalando conjugadamente duas celebrações, os 45 anos do INA e os 50 anos do 25 de abril de 1974.
O Congresso conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que proferirá ainda a conferência inaugural.
Saiba mais aqui.