- Planear, executar e controlar com sucesso projetos no âmbito da Administração Pública;
 - Identificar o papel da governança e das politicas públicas na gestão de projetos;
 - Compreender a importância da gestão de projetos na Administração Pública;
 - Criar planos de projetos detalhados com objetivos realistas e mensuráveis;
 - Criar e utilizar sistemas de monitorização e controlo de projetos.
 
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior oriundos dos países lusófonos
 - Dirigentes oriundos dos países lusófonos
 
1. Políticas públicas e o seu impacto na gestão de projetos
- Gestão de projetos na Implementação de políticas pública
 
2. Introdução à Gestão de Projetos
- O que são Projetos e qual a razão da Gestão de Projetos?
 - Papel e importância da gestão de projetos na administração pública.
 - Ética na gestão de projetos públicos.
 - Porque falham os Projetos?
 - Metodologias e Modelos de Gestão de Projetos.
 - Normas Internacionais de Gestão de Projetos
 
3. Início do Projeto
- Construção do Business Case e Definição do(s) Projeto(s)
 - Construção do Project Charter
 - Identificação das partes interessadas e a definição da estrutura de governação do projeto
 - Modelo Cynefin e a definição da metodologia a seguir
 
4. Planeamento do Projeto
- Âmbito do projeto e a sua decomposição na WBS – Work Breakdown Struture
 - Estimativas de duração e de custo e a definição do plano do projeto
 - Gestão de Risco em sede de projeto e a sua influência no plano do projeto – Plano de Gestão de Riscos
 - Plano de Gestão da Mudança, das Partes Interessadas e da Comunicação no projeto
 
5. Execução, controlo e conclusão do projeto
- Registo e controlo de execução
 - Controlo do âmbito e alterações ao plano
 - Avaliação e acompanhamento do desempenho do Projeto
 - Produção de relatórios de acompanhamento e controlo
 - Transferência do conhecimento e das lições apreendidas para projetos futuros
 
6. Desafios e Prática da Gestão de Projetos na Pública
- Orçamentos limitados, burocracia e regulação
 - Estudos de Caso e Prática
 
7. Proposta de Valor e Mentoria
- Criação de um Projeto no âmbito da sua atuação
 - Pretende-se definir, estruturar, planear e estabelecer objetivos realistas e mensuráveis, bem como criar e utilizar sistemas de monitorização e controlo dos projetos.
 - Os trabalhos serão realizados em grupo, sob a orientação do formador mentor, para que os formandos beneficiem da troca de experiências e da aprendizagem com os pares.
 
8. Sessão PITCH
- Apresentação dos trabalhos finais e debate
 
- Orientação para Resultados
 - Orientação para a Mudança e Inovação
 - Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
 - Análise Crítica e Resolução de Problemas
 
Inscrição
Presencial: 32H
Mentoria: 3H
A distância Síncrono: 2H
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Cooperação
Duração: 37 horas
Forma de organização da formação: Formação Mista (Presencial e a Distância)
Última atualização: 8 de maio, 2025