TEXTO PARA APRESENTAÇÃO DA AÇÃO DE FORMAÇÃO
A presente Microcredencial, INGLÊS A2- Básico, dirigida ao público em geral, pretende atender às necessidades de desenvolvimento profissional dos participantes e conferir competências linguísticas essenciais a uma comunicação efetiva em múltiplos contextos.
O curso destina-se a desenvolver, ao nível básico, todos os aspetos da competência comunicativa em língua inglesa e da consciência cultural a esta associada, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), promovendo a cooperação e a compreensão numa sociedade multicultural e globalizada.
Pretende-se capacitar os formandos para estabelecer interações sociais, utilizando formas de tratamento e fórmulas de delicadeza, através de enunciados simples acerca de áreas de necessidade imediata e de assuntos do quotidiano pessoal e profissional. Pretende-se, igualmente, desenvolver estratégias de autoavaliação e de autoaperfeiçoamento, visando o envolvimento, a motivação e a autoconfiança nas situações comunicacionais propostas.
Este curso inicia-se com um reforço de conhecimentos relativos à apresentação pessoal, para alargar o leque vocabular e o domínio da língua existente, o que criará o ponto de partida para outras tarefas comunicativas nos domínios privado, público e profissional. Neste curso, serão abordados tópicos relacionados com comunicação interpessoal em contextos formais e informais. Tal permitirá comunicar sobre rotinas e gostos pessoais, ações em curso e experiências havidas, bem como criará espaço para o desenvolvimento de interações mais orientadas em contextos específicos. A partir das temáticas em apreço, desenvolver-se-ão atividades de compreensão e produção oral e escrita, utilizando as componentes de gramática e estruturas inerentes, assegurando a progressão dos formandos nas várias competências comunicativas em língua.
A microcredencial está desenhada para 25 formandos e implica um tempo total estimado de trabalho de cerca de 52 horas (correspondendo a 2 ECTS).
No final deste curso, os formandos serão capazes de :
- Compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados simples, que visam satisfazer necessidades concretas;
- Apresentar-se e apresentar outros, fazendo perguntas e dando respostas sobre assuntos pessoais sobre gostos pessoais, habilidades, rotinas e experiências havidas;
- Compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de interação básica em contexto pessoal e profissional;
- Comunicar com adequação em situações e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais;
- Desenvolver estratégias e competências de autoavaliação e autoaperfeiçoamento.
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente técnico
TEMA 1 | Relações Interpessoais e Emprego
- Família e relações de parentesco;
- Socialização e relações interpessoais;
- Profissões e tarefas laborais;
- Rotinas no trabalho;
- Descrição de ações em curso vs. ações rotineiras;
- Verbos no present continuous (nas formas afirmativa, negativa e interrogativa);
- Caso possessivo;
- Curriculum Vitae (breve).
TEMA 2 | Lazer e Tempos Livres
- Atividades de tempos livres;
- Gostos e interesses pessoais;
- Habilidades pessoais;
- Verbo modal can (nas formas afirmativa, negativa e interrogativa);
- Qualificação (pessoas, lugares, ações);
- Advérbios de frequência;
- Advérbios de modo;
- Comunicação telefónica (Can I help you?).
TEMA 3 | Experiências e Viagens
- Lugares dentro e fora da cidade;
- Qualificação (pessoas, lugares, ações);
- Verbos regulares e irregulares no past simple (nas formas afirmativa, negativa e interrogativa);
- Can vs. May
- Interação em contexto de viagem (dar e pedir indicações);
- Fórmulas de delicadeza e modos de tratamento em contexto pessoal e profissional;
- Reportar ações realizadas;
- Escrita de postais, cartas e emails
A avaliação tem caráter formativo e sumativo.
A avaliação formativa diz respeito à realização dos exercícios interativos e à participação no “FORUM | Speaking” (de suporte à prática da oralidade). Esta avaliação tem um caráter autorregulador da aprendizagem e não é considerada no apuramento da nota final.
A avaliação sumativa refere-se à realização das atividades propostas no final de cada tema/tópico de estudo (ou seja, no final de cada duas semanas de trabalho). Cada uma dessas atividades têm a valorização de 6 (seis) valores, perfazendo um total de 18 (dezoito) valores (6×3=18).
No final do tópico 3, haverá um momento de avaliação cumulativa ao qual está serão atribuídos 2 (dois) valores.
- Colaboração
- Gestão de Conhecimento
- Comunicação
Gratuito
Maiores de 23, residentes em Portugal com a escolaridade obrigatória mínima 12º ano.
Formador/a

Josélia Neves
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Línguas Estrangeiras
Duração: 52 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (assíncrona)
Última atualização: 25 de junho, 2025