Na era da informação e do conhecimento à escala global, a rápida evolução tecnológica e a disseminação massiva da informação, como poderão as Bibliotecas da Administração Pública (AP) ultrapassar os desafios de um futuro imediato, sem deixarem de contribuir para a missão das organizações?
Neste encontro pretende-se refletir sobre as bibliotecas atuais e as tendências emergentes em tecnologia, inovação, acessibilidade, práticas sustentáveis e socialmente responsáveis e gestão da informação.
O evento conta com dois painéis intitulados “Bibliotecas da AP: Democracia, Serviço Público e Conhecimento” e “Que Bibliotecas queremos no futuro?”.
Programa:
09:30 | Receção dos participantes
10:00 | Abertura INA
10:15 | Painel 1 – Bibliotecas da AP: Democracia, Serviço Público e Conhecimento
As bibliotecas da Administração Pública (AP) são relevantes para o reforço da democracia, pois garantem o acesso à informação pública e promovem a transparência governamental, disponibilizam recursos que permitem disseminar as políticas públicas, participar em debates informados e tomar decisões conscientes. Além disso, as bibliotecas promovem a inclusão digital, proporcionando acesso à internet e a tecnologias de informação.
No contexto do serviço público, as bibliotecas da AP são centros de excelência que apoiam os trabalhadores e dirigentes no desempenho das suas atividades, formação e desenvolvimento do conhecimento em matérias específicas da AP. Além de garantir a capacidade de resposta na prestação de serviços a públicos diferenciados, a saber a comunidade científica/universidades e os cidadãos.
Moderador: Jorge Revez, Subdiretor da Faculdade de Letras da U. Lisboa e Professor do Programa de Ciência da Informação e Documentação.
Oradores:
- Ana Alves Pereira, Chefe da Divisão de Biblioteca, Arquivo e Cultura, NOVA FCT;
- Paula Saraiva, Coordenadora da Biblioteca da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa;
- Sandra Moura Dias, Diretora de Serviços de Bibliotecas da DGLAB.
11:30 | Pausa
11:45 | Painel 2 – Que Bibliotecas queremos no futuro?
O desenvolvimento da digitalização e de outras tecnologias avançadas tem promovido novas formas de interação dos utilizadores com as bibliotecas, o conhecimento e os recursos disponíveis, através da oferta de novos serviços e recursos digitais mais abrangentes e de melhor qualidade, facilitando o acesso à informação e ao conhecimento, independentemente do local da sua produção. Neste contexto, as bibliotecas físicas estarão comprometidas quanto à sua continuidade e relevância no futuro, em detrimento do crescimento das bibliotecas digitais?
Moderadora: Manuela Pargana Silva, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares MEC (*)
Oradores:
- Cidália Ferreira, Chefe de Divisão de Documentação e Arquivo, Secretaria-Geral Ministério da Administração Interna;
- Miguel Infante, Diretor de Serviços de Documentação e de Arquivo da Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência;
- Paula Ochôa, Coordenadora do Mestrado em Património e Co-coordenadora do Mestrado em Gestão e Curadoria de Informação, NOVA FCSH.
13:00 | Encerramento
(*) A confirmar
Local: Biblioteca do INA, com entrada pela Avenida Infante Dom Henrique, nº 1 C, 1149-009 Lisboa (em frente à estação fluvial do Terreiro do Paço).
Evento gratuito, com inscrição obrigatória.
Confirmação da presença através do preenchimento do Formulário, até ao dia 5 de dezembro.