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FAQs

AP Digital – Percurso Formativo

O percurso formativo está dividido em 4 Unidades de Competência (UC), que correspondem a 4 grandes blocos de aprendizagem. Os formandos podem frequentar as Unidades de Competência que quiserem pela ordem que preferirem.
Cada uma das Unidades de Competência é, por sua vez, composta por 4 cursos sequenciais. A participação em cada uma tem de ser iniciada pelo 1º curso disponível. Apenas depois de completar o 1º curso é que o 2º curso fica disponível, e assim sucessivamente.
Resumindo, o percurso formativo tem ao todo 16 cursos organizados em 4 Unidades de Competências.

Com a conclusão de cada um dos 16 cursos que integram o Percurso Formativo AP Digital vai adquirir competências digitais consideradas essenciais nos dias de hoje, nomeadamente:

UC 1 Pesquisar, analisar e organizar conteúdos digitais

C1.1 Utilizar dispositivos tecnológicos com acesso à internet
C1.2 Pesquisar dados, informação e conteúdos digitais
C1.3 Aprender a avaliar conteúdos na Internet
C1.4 Armazenar e organizar informação digital

UC 2 Comunicar e interagir através de tecnologias digitais

C2.1 Partilhar informação através de tecnologias digitais
C2.2 Utilizar serviços digitais públicos e privados
C2.3 Regras e normas digitais
C2.4 Proteger a minha identidade digital

UC 3 Criar e editar conteúdos digitais

C3.1 Criar ficheiros de texto
C3.2 Criar folhas de cálculo
C3.3 Criar ficheiros de áudio e imagens
C3.4 Direitos de autor e licenças digitais

UC 4 Proteger dispositivos, dados pessoais, saúde e meio ambiente

C4.1 Proteger dispositivos e conteúdo digital
C4.2 Proteger dados pessoais e privacidade em ambientes digitais
C4.3 Saúde e bem-estar com o mundo e tecnologias digitais
C4.4 Sustentabilidade num mundo de tecnologias digitais

Todos os cursos foram pensados para lhe proporcionar uma experiência de aprendizagem interessante, dinâmica, prática, participada e fácil de acompanhar.
Em cada curso vai conhecer duas personagens que precisam de superar um desafio com recurso a novas competências digitais. Irá acompanhá-las e aprender com elas, através de vídeos, tutoriais, dinâmicas interativas e desafios práticos.
Os cursos incluem também pequenos diagnósticos iniciais e finais de conhecimentos e competências, bem como exercícios e perguntas. Nenhuma destas atividades conta para avaliação, são instrumentos para ajudar gerir a sua aprendizagem, evidenciando tudo o que aprendeu e o que pode precisar de rever para consolidar o que aprendeu.

Os formandos podem assistir à formação onde e quando quiserem, desde que disponham de um computador ou dispositivo móvel com ligação à internet. Ou seja, são os formandos que definem o seu ritmo e os seus horários, porque as atividades de aprendizagem são realizadas online e individualmente a partir de materiais disponíveis em permanência.
A exceção é o Espaço das Dúvidas, atividade de apoio à aprendizagem, que inclui sessões de grupo online, com dias e horas predefinidas.

Não existe tempo limite para realizar a formação, são os formandos que definem o ritmo e horário que mais lhes convém. Um curso pode ser realizado num dia, em vários dias ou em várias semanas. O INA recomenda a realização do curso em 3 a 4 semanas para facilitar a consolidação de conhecimentos.

Para quem frequenta a formação no Moodle terá até 31/03/2026 para concluir os cursos. No caso da NAU, os cursos devem ser concluídos até ao fim do ano da inscrição (meados de dezembro), pois as edições são anuais.

Os cursos têm uma carga horária estimada, podendo ser realizadas em menos ou mais tempo de acordo com o ritmo e dedicação do formando.
A carga horária estimada de cada curso varia entre 5 e 8 horas. Cada Unidade de Competência tem 25 horas. E o Percurso Formativo completo tem 100 horas.

Última atualização: 13 de maio, 2025