Menu principal
Contacte-nos

Formação SIADAP/ReCAP

A formação prevista no nº 5 do art.º 48 da Lei n.º 66-B/2007, na redação atual, será disponibilizada pelo INA, IP na plataforma NAU, sem custos para os formandos e entidades empregadoras, sendo ministrada em formato a distância assíncrono.

Percurso formativo

Cada trabalhador/a deverá frequentar um percurso formativo de 7h adequado à carreira em que está inserido.

Cada percurso é composto por:

  • uma unidade de enquadramento da competência (4h) e
  • três unidades formativas comportamentais de 1h cada.

Calendário para a disponibilização da formação

As unidades formativas serão disponibilizadas de forma incremental, prevendo-se que durante o primeiro semestre de 2025 comecem a ser disponibilizados na NAU os pacotes formativos, para as 3 carreiras gerais, relativos às competências nucleares, com prioridade para a competência de Orientação para o Serviço Público, pelo seu caracter basilar no exercício de funções públicas.

No 2º semestre de 2025 e 2026, serão disponibilizadas, de forma faseada, as restantes unidades formativas respeitantes às 12 competências transversais funcionais.

Recomendação: Prepare as pessoas para aprender na NAU!

A Plataforma NAU é intuitiva e de fácil navegação, mas, para muitas pessoas, pode ser desafiante e causar receios. Por isso, o INA recomenda aos organismos a inscrição dos/as trabalhadores/as em cursos já disponíveis. 

Em particular, recomenda-se o Percurso Formativo “AP Digital” que tem como foco precisamente a aquisição e consolidação de competências digitais essenciais. Desta forma, poderão garantir, simultaneamente, a melhoria global das competências das equipas e uma participação sem sobressaltos na formação SIADAP/ReCAP.

O percurso formativo “AP Digital” é gratuito e exclusivo para trabalhadores/as da Administração Pública. É composto por 16 cursos na Plataforma NAU, a disponibilizar de forma progressiva até novembro de 2025. Os trabalhadores podem inscrever-se livremente diretamente na NAU, bem como podem os organismos tornar esta formação obrigatória e inscrever os/as trabalhadores/as através do INA, o que permitirá receber relatório de conclusão da formação trimestralmente.

Mais informação disponível aqui.

Pode subscrever aqui as nossas comunicações eletrónicas para receber informação atualizada.

Última atualização: 5 de Dezembro, 2024