- Identificar o conceito de coaching
- Reconhecer o coaching como um processo fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional
- Identificar as etapas de um processo de coaching
- Reconhecer o papel e as competências do líder enquanto coach
- Utilizar o coaching como ferramenta para potenciar o desempenho da equipa
- Conduzir um processo de coaching ajustado a cada colaborador
- Selecionar e aplicar as técnicas e ferramentas de coaching mais adequadas, para auto e heterodesenvolvimento
- Conceber e operacionalizar um plano de ação individual de coaching
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente técnico
- Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente operacional
- Trabalhadoras/es das carreiras especiais
- Que pretendam:
- Promover uma cultura de coaching na organização e fomentar as suas competências de líder enquanto coach, potenciando o desempenho dos seus colaboradores, alinhando os seus objetivos pessoais com os objetivos organizacionais, com vista ao incremento e melhoria do serviço público
1. Fundamentos do Coaching
1.1. Conceito e origem e benefícios
1.2. Distinção entre “Coaching”, “Tutoria” e “Mentoria”
1.3. Distinção entre técnicas, ferramentas e métodos de coaching
1.4. Etapas do processo de coaching
2. Coaching como Ferramenta de Desenvolvimento Pessoal e Profissional
2.1. Importância da comunicação, escuta ativa e feedback no coaching
2.2. Clarificação e gestão de objetivos
2.3. importância da relação de parceria
2.4. Fortalecimento da confiança e do sentido de autoeficácia
2.5. Melhoria da inteligência emocional
3. Coaching como Ferramenta de Liderança
3.1. Cultura de coaching na organização
3.2. Coaching como alavanca de uma liderança positiva e potenciadora
3.3. Papel do líder enquanto coach
3.4. Perfil e competências do líder enquanto coach
3.5. Condução de um processo de coaching ajustado a cada colaborador e a cada equipa
4. Técnicas e Ferramentas de Coaching
4.1. Técnicas de Coaching: ancoragem, rapport, patrocínio positivo, Ensaio Mental, ensaio dramático, ReCAPitulação, pergunta em escala, feedback e backtracking
4.2. Ferramentas de Coaching: roda da vida, crenças limitantes e fortalecedoras, swot pessoal e estratégico, mapa de objetivos e de ação, DISC, GROW
5. Plano de Ação de Coaching
5.1. Conversão de intenções em ações
5.2. Definição de objetivos e ações de desenvolvimento
5.3. Monitorização e avaliação de progressos e resultados
- Orientação para a Colaboração
- Liderança
- Inteligência Emocional
70€
Inscrição
Coach
Oliver Perez
Apaixonado pelo Marketing e pelo mundo empresarial, Oliver é um Marketer com mais de 18 anos de experiência. Licenciado em Gestão e com um MBA em Direção de Marketing e Direção Comercial, foi Diretor de Marketing da Danone durante 10 anos, entre Espanha e Portugal. Atualmente é Diretor de Marketing da NOWO e desde setembro de 2018 exerce também a função de Consultor Estratégico nas diferentes áreas de gestão do negócio, com maior enfoque emMarketing.
Ao longo dos últimos anos concluiu o Programa Lead Ahead no Insead; o Programa de Matricial Organizations no IESE; e recentemente o Acreditted Coaching Traning Program da International Coach Federation.
Área de Formação: Liderança
Área temática: Liderança
Duração: 7 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)
Também poderá gostar de:
Última atualização: 30 de Outubro, 2024