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Do Diagnóstico à Construção de Planos de Formação

  • Articular resultados de diagnósticos de necessidades de formação com a construção de planos de formação
  • Compreender o enquadramento de aplicação das metodologias de diagnóstico/levantamento de necessidades de formação
  • Compreender e caracterizar as várias abordagens de diagnóstico/levantamento de necessidades de formação
  • Operacionalizar as várias etapas de um Diagnóstico de Necessidades de Formação (DNF)
  • Identificar a informação que deve constar do DNF, considerada relevante para a construção de um Plano de Formação
  • Estruturar um plano de formação em função dos resultados do DNF
  • Comunicar o plano de formação
  • Construir indicadores a utilizar na avaliação do plano de formação

Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior, ou em cargos de direção da formação ou função equiparada, que pretendam adquirir ou aperfeiçoar competências ao nível do diagnóstico de necessidades e construção de planos de formação

1. Conceitos e enquadramento

2. Abordagens de Diagnóstico de Necessidades de Formação (DNF)

2.1. Perspetiva organizacional, departamental e individual

2.2. Perspetiva reativa/prospetiva e mista

2.3. Articulação com o Ciclo de Gestão dos Serviços públicos

 

3. A determinação das necessidades de formação

3.1. Identificação das necessidades relacionadas com o desempenho profissional

3.2. Sinalização das necessidades relacionadas com competências profissionais

3.3. Caracterização do “gap” de competências (perspetiva reativa/prospetiva) – instrumentos 

3.4. Determinação dos conhecimentos/habilidades e atitudes a desenvolver/adquirir pela via da formação

3.5. Elaboração do relatório de necessidades de formação 

 

4. O plano de formação 

4.1. Definição da estrutura do plano 

4.2. Identificação e caracterização das propostas formativas e respetivas estratégias avaliativas

4.3. Articulação com o DNF e justificação de prioridades 

4.4. Definição de recomendações para a conceção da formação 

4.5. Definição da estratégica de comunicação do plano de formação

4.6. Comunicação e promoção do plano 

4.7. O controlo da execução do plano de formação

  • Orientação para o Serviço Público
  • Orientação para Resultados
  • Orientação para a Mudança e Inovação
  • Orientação para Resultados

210€

Inscrição

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Interesse e Serviço Público

Área temática: Gestão da Formação

Duração: 21 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 9 de Setembro, 2024