- Articular resultados de diagnósticos de necessidades de formação com a construção de planos de formação
- Compreender o enquadramento de aplicação das metodologias de diagnóstico/levantamento de necessidades de formação
- Compreender e caracterizar as várias abordagens de diagnóstico/levantamento de necessidades de formação
- Operacionalizar as várias etapas de um Diagnóstico de Necessidades de Formação (DNF)
- Identificar a informação que deve constar do DNF, considerada relevante para a construção de um Plano de Formação
- Estruturar um plano de formação em função dos resultados do DNF
- Comunicar o plano de formação
- Construir indicadores a utilizar na avaliação do plano de formação
Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior, ou em cargos de direção da formação ou função equiparada, que pretendam adquirir ou aperfeiçoar competências ao nível do diagnóstico de necessidades e construção de planos de formação
1. Conceitos e enquadramento
2. Abordagens de Diagnóstico de Necessidades de Formação (DNF)
2.1. Perspetiva organizacional, departamental e individual
2.2. Perspetiva reativa/prospetiva e mista
2.3. Articulação com o Ciclo de Gestão dos Serviços públicos
3. A determinação das necessidades de formação
3.1. Identificação das necessidades relacionadas com o desempenho profissional
3.2. Sinalização das necessidades relacionadas com competências profissionais
3.3. Caracterização do “gap” de competências (perspetiva reativa/prospetiva) – instrumentos
3.4. Determinação dos conhecimentos/habilidades e atitudes a desenvolver/adquirir pela via da formação
3.5. Elaboração do relatório de necessidades de formação
4. O plano de formação
4.1. Definição da estrutura do plano
4.2. Identificação e caracterização das propostas formativas e respetivas estratégias avaliativas
4.3. Articulação com o DNF e justificação de prioridades
4.4. Definição de recomendações para a conceção da formação
4.5. Definição da estratégica de comunicação do plano de formação
4.6. Comunicação e promoção do plano
4.7. O controlo da execução do plano de formação
- Orientação para o Serviço Público
- Orientação para Resultados
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Orientação para Resultados
Inscrição
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Gestão da Formação
Duração: 21 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)
Última atualização: 9 de Setembro, 2024