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Gestão de Conflitos, Assertividade e Negociação

  • Identificar o conceito de Assertividade
  • Distinguir os diferentes estilos comunicacionais
  • Definir as características de uma comunicação assertiva
  • Mapear o seu estilo comunicacional e identificar ações a preconizar para melhorar a eficácia comunicacional
  • Selecionar e aplicar as técnicas de comunicação mais adequadas ao contexto
  • Utilizar a assertividade como ferramenta para potenciar o desempenho
  • Referenciar os principais fatores potenciadores de conflito nas organizações
  • Aplicar estratégias de gestão de conflitos, adequadas aos interesses dos envolvidos
  • Identificar as fases de um processo de negociação
  • Conduzir um processo de negociação, selecionado as estratégias mais adequadas em função dos objetivos e contextos
  • Avaliar os resultados da negociação
  • Reconhecer a importância de desenvolver uma liderança integrativa como ação para  encontrar soluções que atendam aos interesses comuns de todos

  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Dirigentes em cargos de direção superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente técnico
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente operacional
  • Trabalhadoras/es das carreiras especiais

1. Assertividade

1.1. Conceito de Assertividade

1.2. Estilos comunicacionais

1.3. Comunicação assertiva (características em ação)

1.4. A importância da assertividade na equipa e no serviço público

1.5. Técnicas para praticar um comportamento assertivo

1.6. Utilização de exercícios práticos que possibilitem aos participantes aplicar e desenvolver competências em contexto próximo do real

2. Gestão de Conflitos

2.1. Definição de conflito

2.2. Tipologias de conflito

2.3. Fatores de conflito nas organizações

2.4. Estratégias para a gestão de conflitos

2.5. Transformação de conflitos em oportunidades

2.6. Utilização de exercícios práticos que possibilitem aos participantes aplicar e desenvolver competências em contexto próximo do real

3. Negociação

3.1. Conceito de Negociação

3.2. Fatores críticos de sucesso de processo negocial

3.3. Estratégias de negociação

    • Ganhar-Ganhar (win-win)
    • Ganhar-Perder (win-lose)
    • Perder-Perder (lose-lose – “lose less than the other”)

3.4. Fases do processo de negociação

    • Preparação da negociação
    • Determinar os objetivos da negociação
    • Delinear a argumentação e documentação de apoio
    • Estipular cedências e contrapartidas
    • Desenvolvimento/Condução do processo de negociação
    • Contextualizar a negociação: objetivos e interesses mútuos
    • Controlar o desenrolar da negociação
    • Argumentação persuasiva para fundamentar a sua posição
    • Comunicação não verbal na negociação
    • Adotar estratégias de negociação em função dos objetivos e situações
    • Superar obstáculos na negociação
    • Erros a evitar nas negociações
    • Controlar as emoções
    • Negociar com pessoas difíceis e gerir ambientes desafiantes
    • Gerir situações de impasse e reverter o jogo a seu favor
    • Adaptar as escolhas/decisões às circunstâncias do momento
    • Contratualização
    • Chegar a um acordo – Troca de concessões
    • Esclarecimento de especificações do acordo
    • Formalização do contrato
    • Concluir a negociação
    • Técnicas de fecho da negociação
    • Cuidar do relacionamento após a negociação
    • Avaliar os resultados

3.5. Utilização de exercícios práticos que possibilitem aos participantes aplicar e desenvolver competências em contexto próximo do real

4. Aplicação e análise de casos práticos

4.1. Exercício integrador que visa a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas três áreas temáticas, com recurso a simulação de casos reais, onde os participantes serão desafiados a gerir contextos:

    • conflitos entre elementos da equipa
    • comunicação de resultados de desempenho a um colaborador
    • ambientes exigentes e competitivos

5. Liderança integrativa

5.1. Assertividade enquanto ferramenta da liderança e impulsionador da evolução da equipa

5.2. O papel do Líder na gestão de conflitos

    • Controlar o diálogo durante a resolução do conflito; 
    • Construir uma relação de confiança
    • Lidar com as divergências e construir uma solução conjunta 
    • Encontrar soluções equilibrada para as partes envolvidas

5.3 Negociação

    • Negociar um-a-um
    • Negociar com múltiplos negociadores
    • Negociar interculturalmente

  • Comunicação
  • Negociação e Influência
  • Tomada de Decisão
  • Orientação para a Colaboração

210€

Inscrição

Formador/a

Eugénia Brito Raimundo

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Área de Formação: Liderança

Área temática: Liderança

Percurso(s): Liderança em Contexto Público | Liderança de Pessoas e de Equipas

Duração: 21 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 29 de Outubro, 2024