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Gestão do Risco de Fraude

  • Sensibilizar os beneficiários do PRR para a importância de uma gestão eficaz do risco de fraude, promovendo uma cultura de ética e integridade, identificando os normativos aplicáveis bem como os principais intervenientes e responsabilidades de cada um destes.
  • Apoiar os beneficiários do PRR na compreensão dos mecanismos gerais de mitigação da exposição ao risco de fraude com o objetivo de aumentar a sua proficiência na adoção e utilização dos mesmos
  • Dotar os beneficiários do PRR das competências e ferramentas necessárias para que possam levar a cabo um Fraud Risk Assessment relativamente aos investimentos que se encontram a gerir
  • Dotar os beneficiários do PRR das competências e ferramentas necessárias à condução de uma avaliação eficaz da exposição aos riscos de fraude, corrupção, conflito de interesses e duplo financiamento no âmbito dos 4 macroprocessos (contratação, execução financeira, execução física e monitorização e reporting) relativamente aos investimentos que tutelam
  • Dotar os beneficiários do PRR de estratégias que aumentem a eficácia e eficiente dos processos de gestão do risco de fraude.

  • Equipas dedicadas à execução e implementação dos projetos dos beneficiários intermediários, diretos e finais do PRR
  • Responsáveis pela funções de controlo interno, compliance e auditoria dos beneficiários intermediários, diretos e finais do PRR
  • Trabalhadoras/es de organismos públicos beneficiários diretos, intermediários ou finais do PRR

1.    Introdução à gestão do risco de fraude
2.    Mecanismos de mitigação da exposição ao risco de fraude: Entity Level Controls
3.    Mecanismos de mitigação da exposição ao risco de fraude: Steps of a fraud risk assessment
4.    Riscos de fraude, corrupção, conflito de interesses e duplo financiamento
5.    Principais desafios e melhores práticas

  • Orientação para o Serviço Público
  • Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
  • Orientação para a Segurança
  • Análise Crítica e Resolução de Problemas
  • Orientação para Resultados

800€

Inscrição

Este curso destina-se exclusivamente a trabalhadores de organismos públicos beneficiários diretos, intermediários ou finais do PRR.

A gestão do risco de fraude é parte integrante e fundamental do sistema de gestão e controlo interno do PRR, implementado com a finalidade de acompanhar e examinar a realização física e financeira e a legalidade dos investimentos financiados pelos fundos europeus atribuídos a Portugal através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), bem como garantir a proteção dos interesses financeiros da União Europeia e prevenir, detetar, reportar e corrigir as situações de fraude, corrupção, conflito de interesses e duplo financiamento.

Formador/a

ERNST & YOUNG,S.A.

Curso em parceria com:

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Interesse e Serviço Público

Área temática: Gestão de Projectos

Percurso(s): Academia PRR
Curso de Gestão do Risco de Fraude no PRR

Duração: 80 horas


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Última atualização: 21 de Novembro, 2024