- Sensibilizar os beneficiários do PRR para a importância de uma gestão eficaz do risco de fraude, promovendo uma cultura de ética e integridade, identificando os normativos aplicáveis bem como os principais intervenientes e responsabilidades de cada um destes.
- Apoiar os beneficiários do PRR na compreensão dos mecanismos gerais de mitigação da exposição ao risco de fraude com o objetivo de aumentar a sua proficiência na adoção e utilização dos mesmos
- Dotar os beneficiários do PRR das competências e ferramentas necessárias para que possam levar a cabo um Fraud Risk Assessment relativamente aos investimentos que se encontram a gerir
- Dotar os beneficiários do PRR das competências e ferramentas necessárias à condução de uma avaliação eficaz da exposição aos riscos de fraude, corrupção, conflito de interesses e duplo financiamento no âmbito dos 4 macroprocessos (contratação, execução financeira, execução física e monitorização e reporting) relativamente aos investimentos que tutelam
- Dotar os beneficiários do PRR de estratégias que aumentem a eficácia e eficiente dos processos de gestão do risco de fraude.
- Equipas dedicadas à execução e implementação dos projetos dos beneficiários intermediários, diretos e finais do PRR
- Responsáveis pela funções de controlo interno, compliance e auditoria dos beneficiários intermediários, diretos e finais do PRR
- Trabalhadoras/es de organismos públicos beneficiários diretos, intermediários ou finais do PRR
1. Introdução à gestão do risco de fraude
2. Mecanismos de mitigação da exposição ao risco de fraude: Entity Level Controls
3. Mecanismos de mitigação da exposição ao risco de fraude: Steps of a fraud risk assessment
4. Riscos de fraude, corrupção, conflito de interesses e duplo financiamento
5. Principais desafios e melhores práticas
- Orientação para o Serviço Público
- Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
- Orientação para a Segurança
- Análise Crítica e Resolução de Problemas
- Orientação para Resultados
800€
Inscrição
Este curso destina-se exclusivamente a trabalhadores de organismos públicos beneficiários diretos, intermediários ou finais do PRR.
A gestão do risco de fraude é parte integrante e fundamental do sistema de gestão e controlo interno do PRR, implementado com a finalidade de acompanhar e examinar a realização física e financeira e a legalidade dos investimentos financiados pelos fundos europeus atribuídos a Portugal através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), bem como garantir a proteção dos interesses financeiros da União Europeia e prevenir, detetar, reportar e corrigir as situações de fraude, corrupção, conflito de interesses e duplo financiamento.
Formador/a
ERNST & YOUNG,S.A.
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Gestão de Projectos
Percurso(s):
Academia PRR
Curso de Gestão do Risco de Fraude no PRR
Duração: 80 horas
Última atualização: 21 de Novembro, 2024