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Gestão do Tempo e da Produtividade

  • Refletir sobre as próprias práticas de gestão do tempo profissional
  • Definir o propósito da sua função e as principais áreas de responsabilidade
  • Gerir eficazmente as emoções e manter o foco, por forma a aumentar a produtividade
  • Planear e organizar estrategicamente as atividades e o tempo de forma equilibrada e sustentada
  • Priorizar em função de níveis de dificuldade e de urgência, do valor das atividades, e das esferas de influência
  • Selecionar e aplicar ferramentas mais adequadas ao seu perfil de modo a otimizar a sua produtividade
  • Avaliar os seus índices de produtividade
  • Conceber um plano de melhoria na através da adoção e aplicação de ferramentas de gestão do tempo e da produtividade

  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Dirigentes em cargos de direção superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente técnico
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente operacional
  • Trabalhadoras/es das carreiras especiais

1. Gestão do tempo no serviço público

1.1. Conceito de gestão do tempo

1.2. Importância da gestão do tempo em contextos VUCA e BANI

1.3. Impacto da gestão do tempo na organização e serviço público

1.4. Gestão do tempo enquanto competência basilar (características)

1.5. Desperdiçadores de tempo e de energia (autodiagnóstico de fatores individuais de desperdício de tempo)

1.6. Diferença entre urgente e importante

1.7. Os 5S da gestão do tempo

1.8. Gestão do tempo e do espaço em teletrabalho

 

2. Contexto da Produtividade

2.1. Conceito de produtividade

2.2. Gestão do tempo vs produtividade

2.3. Princípios da produtividade

2.4. Etapas da produtividade

2.5. Fatores facilitadores e inibidores da produtividade

 

3. Gestão de prioridades 

3.1. Priorizar atividades/tarefas  

• Atividades/tarefas a realizar (estrutura de necessidades e tarefas a realizar)

• Matriz de Eisenhower

• Modelo ABC 

3.2. Organizar em função das esferas de influência

3.3. Valor vs tarefas 

3.4. Planear prioridade e modo de execução ágil 

 

4. Execução – Otimizar a produtividade no trabalho

4.1. Criatividade e produtividade

4.2. Técnicas para aumentar a produtividade

4.3. Ferramentas para optimizar a produtividade

• Metodologia Golden Circle (círculo Dourado)

• Princípio de Pareto – Regra 80/20

• Kanban Pessoal

• Trabalho em equipa

 

5. Avaliar a produtividade 

5.1. Técnicas para medir a produtividade no trabalho

5.2. Indicadores de produtividade

 

6. Plano de Ação – Exercício Prático 

6.1. Conceção de plano de ação individual para uma eficiente gestão do tempo e incremento da produtividade, com vista à melhoria da qualidade do serviço público.

  • Orientação para Resultados
  • Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
  • Inteligência Emocional
  • Orientação para a Mudança e Inovação

140€

Inscrição

Formador/a

Patrícia Taborda

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Interesse e Serviço Público

Área temática: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Equipas

Duração: 14 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 9 de Setembro, 2024