- Refletir sobre as próprias práticas de gestão do tempo profissional
- Definir o propósito da sua função e as principais áreas de responsabilidade
- Gerir eficazmente as emoções e manter o foco, por forma a aumentar a produtividade
- Planear e organizar estrategicamente as atividades e o tempo de forma equilibrada e sustentada
- Priorizar em função de níveis de dificuldade e de urgência, do valor das atividades, e das esferas de influência
- Selecionar e aplicar ferramentas mais adequadas ao seu perfil de modo a otimizar a sua produtividade
- Avaliar os seus índices de produtividade
- Conceber um plano de melhoria na através da adoção e aplicação de ferramentas de gestão do tempo e da produtividade
- Dirigentes em cargos de direção intermédia
- Dirigentes em cargos de direção superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
- Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente técnico
- Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente operacional
- Trabalhadoras/es das carreiras especiais
1. Gestão do tempo no serviço público
1.1. Conceito de gestão do tempo
1.2. Importância da gestão do tempo em contextos VUCA e BANI
1.3. Impacto da gestão do tempo na organização e serviço público
1.4. Gestão do tempo enquanto competência basilar (características)
1.5. Desperdiçadores de tempo e de energia (autodiagnóstico de fatores individuais de desperdício de tempo)
1.6. Diferença entre urgente e importante
1.7. Os 5S da gestão do tempo
1.8. Gestão do tempo e do espaço em teletrabalho
2. Contexto da Produtividade
2.1. Conceito de produtividade
2.2. Gestão do tempo vs produtividade
2.3. Princípios da produtividade
2.4. Etapas da produtividade
2.5. Fatores facilitadores e inibidores da produtividade
3. Gestão de prioridades
3.1. Priorizar atividades/tarefas
• Atividades/tarefas a realizar (estrutura de necessidades e tarefas a realizar)
• Matriz de Eisenhower
• Modelo ABC
3.2. Organizar em função das esferas de influência
3.3. Valor vs tarefas
3.4. Planear prioridade e modo de execução ágil
4. Execução – Otimizar a produtividade no trabalho
4.1. Criatividade e produtividade
4.2. Técnicas para aumentar a produtividade
4.3. Ferramentas para optimizar a produtividade
• Metodologia Golden Circle (círculo Dourado)
• Princípio de Pareto – Regra 80/20
• Kanban Pessoal
• Trabalho em equipa
5. Avaliar a produtividade
5.1. Técnicas para medir a produtividade no trabalho
5.2. Indicadores de produtividade
6. Plano de Ação – Exercício Prático
6.1. Conceção de plano de ação individual para uma eficiente gestão do tempo e incremento da produtividade, com vista à melhoria da qualidade do serviço público.
- Orientação para Resultados
- Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
- Inteligência Emocional
- Orientação para a Mudança e Inovação
Inscrição
Formador/a
Patrícia Taborda
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Equipas
Duração: 14 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona)
Última atualização: 9 de Setembro, 2024