- Conceptualizar, planear, dinamizar e avaliar a formação, em cursos em formato e-learning
- Compreender os principias conceitos: ensino a distância, regimes de formação e-Learning e b-learning, formação síncrona e assíncrona
- Compreender a evolução e tendências associadas ao ensino da distância
- Identificar as principais caraterísticas do regime de formação e-learning e respetivas vantagens e desvantagens
- Caracterizar a função do e-formador
- Desenhar e planear cursos de e-learning
- Definir estratégias de avaliação de aprendizagens para contexto on-line
- Identificar estratégias de dinamização e moderação de grupos em formação online
- Selecionar, ajustar e utilizar recursos pedagógicos em função da estratégia pedagógica adotada
- Explorar as potencialidades das plataformas de aprendizagem on-line (ex: plataforma Moodle..)
- Identificar boas práticas de tutoria no domínio do e-learning.
Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior, ou em cargos de direção da formação ou função equiparada, que pretendam adquirir ou aperfeiçoar competências relativas à função de e-formador
1. Introdução ao Ensino à Distância
1.1. Noção de e-learning e de ensino a distância
1.2. Conceitos e teorias de aprendizagem em e-learning
1.3. Ensino a distância e e-learning em Portugal e no Mundo
1.4. Vantagens e desvantagens do e-learning
1.5. Modelos pedagógicos aplicados ao Ensino à Distância
2. O e-formador
2.1. O formador e o e-formador
2.2. Qualidades e competências do e-formador
2.3. Premissas de atuação do e-formador
3. Desenho de um projeto de e-learning
3.1. Características principais de um curso e-learning
3.2. Criação de um curso e-learning – etapas
4. Relação pedagógica e dinâmica de grupos online
4.1. Comunidades de aprendizagem online
4.2. A comunicação online
4.3. Estratégias de dinamização e moderação de grupos online
5. Plataforma de e-learning (Moodle)
5.1. Sistemas de gestão de aprendizagem
5.2. A Moodle:
5.2.1. Atividades e recursos
5.2.1.1. Recursos didáticos: como e quando usar
5.2.1.2. Tipos de recursos a utilizar na Formação
5.2.1.3. Conceção de recursos e implementação pedagógica
5.2.1.4. Cuidados a ter na elaboração de recursos multimédia
5.2.1.5. Controlo e análise de dados
5.2.1.6. A avaliação
6. Trabalho de projeto
- Orientação para Resultados
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Comunicação
Inscrição
Formador/a
Daniela Melaré Vieira Barros
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Gestão da Formação
Duração: 7 horas
Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona e assíncrona)
Última atualização: 9 de Setembro, 2024