Menu principal
Contacte-nos

Introdução à Atividade de E-formador

  • Conceptualizar, planear, dinamizar e avaliar a formação, em cursos em formato e-learning
  • Compreender os principias conceitos: ensino a distância, regimes de formação e-Learning e b-learning, formação síncrona e assíncrona
  • Compreender a evolução e tendências associadas ao ensino da distância
  • Identificar as principais caraterísticas do regime de formação e-learning e respetivas vantagens e desvantagens
  • Caracterizar a função do e-formador
  • Desenhar e planear cursos de e-learning
  • Definir estratégias de avaliação de aprendizagens para contexto on-line
  • Identificar estratégias de dinamização e moderação de grupos em formação online
  • Selecionar, ajustar e utilizar recursos pedagógicos em função da estratégia pedagógica adotada
  • Explorar as potencialidades das plataformas de aprendizagem on-line (ex: plataforma Moodle..)
  • Identificar boas práticas de tutoria no domínio do e-learning.

Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior, ou em cargos de direção da formação ou função equiparada, que pretendam adquirir ou aperfeiçoar competências relativas à função de e-formador

1. Introdução ao Ensino à Distância

1.1. Noção de e-learning e de ensino a distância

1.2. Conceitos e teorias de aprendizagem em e-learning

1.3. Ensino a distância e e-learning em Portugal e no Mundo

1.4. Vantagens e desvantagens do e-learning

1.5. Modelos pedagógicos aplicados ao Ensino à Distância

2. O e-formador

2.1. O formador e o e-formador

2.2. Qualidades e competências do e-formador

2.3. Premissas de atuação do e-formador

 

3. Desenho de um projeto de e-learning

3.1. Características principais de um curso e-learning

3.2. Criação de um curso e-learning – etapas

4. Relação pedagógica e dinâmica de grupos online

4.1. Comunidades de aprendizagem online

4.2. A comunicação online

4.3. Estratégias de dinamização e moderação de grupos online

5. Plataforma de e-learning (Moodle)

5.1. Sistemas de gestão de aprendizagem

5.2. A Moodle:

5.2.1. Atividades e recursos 

5.2.1.1. Recursos didáticos: como e quando usar

5.2.1.2. Tipos de recursos a utilizar na Formação

5.2.1.3. Conceção de recursos e implementação pedagógica

5.2.1.4. Cuidados a ter na elaboração de recursos multimédia

5.2.1.5. Controlo e análise de dados

5.2.1.6. A avaliação

6. Trabalho de projeto 

  • Orientação para Resultados
  • Orientação para a Mudança e Inovação
  • Comunicação

70€

Inscrição

Formador/a

Daniela Melaré Vieira Barros

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Interesse e Serviço Público

Área temática: Gestão da Formação

Duração: 7 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona e assíncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 9 de Setembro, 2024