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Semana Temática Internacional| Excelência em Serviço Público: Comunicação, Atendimento e Protocolo

  • Aplicar os princípios que regem a comunicação na Administração Pública;
  • Gerir a informação e proceder a uma comunicação eficaz em situações de crise e emergência;
  • Aplicar competências e técnicas facilitadoras da comunicação, visando um atendimento inclusivo e de excelência na Administração Pública;
  • Assumir um comportamento assertiva na relação com o Cidadão;
  • Aplicar normativos e procedimentos Protocolares no quotidiano profissional e nos eventos de qualquer dimensão, no universo da Administração Pública.
  • Potencializar mais-valias do Protocolo enquanto elemento basilar na construção e consolidação da imagem da instituição.

  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior oriundos dos países lusófonos
  • Dirigentes oriundos dos países lusófonos

1. A comunicação como garante de Valor Público e de credibilidade Institucional

  • Princípios que regem a comunicação na Administração Pública
  • Comunicação enquanto reforço de Branding e gestão da imagem da Administração Pública 
  • A importância de uma comunicação eficaz para o acréscimo de Valor Público 
  • Comunicação interna vs externa 
  • Estilos comunicacionais 
  • Atitudes comunicacionais e os seus efeitos
  • Assertividade na comunicação e na relação com o Cidadão 
  • A Comunicação em situações de crise

 

2. Qualidade e Valorização do Atendimento na Administração Pública

  • O impacto do atendimento na construção da imagem da Entidade Pública 
  • Serviço Público e a gestão de necessidades, expectativas, e satisfação dos cidadãos 
  • O profissional que presta o atendimento: Que competências? Que Perfil? 
  • Técnicas de atendimento ao cidadão
  • Técnicas de comunicação para cada fase do atendimento
  • O contexto intercultural no atendimento
  • Gestão de Reclamações
  • Ferramentas digitais para a comunicação e atendimento
  • Acessibilidade e Inclusão
  • Melhoria contínua
  • Análise de casos e de boas práticas

3. Protocolo na Administração Pública

  • Cerimonial, Protocolo, Imagem: clarificação dos conceitos, respetiva aplicação e interligação
  • A função do Protocolo e o seu impacto na Imagem da Instituição
  • Organização de encontros oficiais e de reuniões de trabalho Gestão de pessoas: como implementar precedências
  • Gestão de símbolos: a colocação e a ordenação de bandeiras
  • Gestão de espaços: os diferentes tipos de presidências e de sistemas de ordenação em plateias
  • Gestão de sequências temporais: sessões de abertura, ordem de discursos e sessões de encerramento
  • O Protocolo na comunicação escrita

 

4. Proposta de Valor e Mentoria

  • Conceção de um Plano integrado de Comunicação e de Atendimento Institucional.

Desenvolver um plano integrado que aborde estratégias de comunicação interna e externa, técnicas de atendimento ao cidadão e aplicação de protocolos oficiais, visando aprimorar a imagem da instituição, a satisfação do cidadão e a eficácia organizacional. 

Os trabalhos serão realizados em grupo para que os formandos beneficiem da troca de experiências e da aprendizagem com os pares.

 

5. Sessão PITCH

  • Apresentação dos trabalhos finais e debate

  • Orientação para o Serviço Público
  • Comunicação
  • Inteligência Emocional
  • Orientação para Inclusão

640€

Inscrição

Presencial: 32H

Mentoria: 3H

A distância Síncrono: 2H

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Interesse e Serviço Público

Área temática: Cooperação

Duração: 37 horas

Forma de organização da formação: Formação Mista (Presencial e a Distância)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 25 de Outubro, 2024