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Semana Temática Internacional | Gestão de Projetos

  • Planear, executar e controlar com sucesso projetos no âmbito da Administração Pública;
  • Identificar o papel da governança e das politicas públicas na gestão de projetos;
  • Compreender a importância da gestão de projetos na Administração Pública;
  • Criar planos de projetos detalhados com objetivos realistas e mensuráveis;
  • Criar e utilizar sistemas de monitorização e controlo de projetos.

  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior oriundos dos países lusófonos
  • Dirigentes oriundos dos países lusófonos

1. Políticas públicas e o seu impacto na gestão de projetos

  • Gestão de projetos na Implementação de políticas pública

 

2. Introdução à Gestão de Projetos

  • O que são Projetos e qual a razão da Gestão de Projetos?
  • Papel e importância da gestão de projetos na administração pública.
  • Ética na gestão de projetos públicos.
  • Porque falham os Projetos?
  • Metodologias e Modelos de Gestão de Projetos.
  • Normas Internacionais de Gestão de Projetos

 

3. Início do Projeto

  • Construção do Business Case e Definição do(s) Projeto(s)
  • Construção do Project Charter
  • Identificação das partes interessadas e a definição da estrutura de governação do projeto
  • Modelo Cynefin e a definição da metodologia a seguir

 

4. Planeamento do Projeto

  • Âmbito do projeto e a sua decomposição na WBS – Work Breakdown Struture
  • Estimativas de duração e de custo e a definição do plano do projeto
  • Gestão de Risco em sede de projeto e a sua influência no plano do projeto – Plano de Gestão de Riscos
  • Plano de Gestão da Mudança, das Partes Interessadas e da Comunicação no projeto

 

5. Execução, controlo e conclusão do projeto

  • Registo e controlo de execução
  • Controlo do âmbito e alterações ao plano
  • Avaliação e acompanhamento do desempenho do Projeto
  • Produção de relatórios de acompanhamento e controlo
  • Transferência do conhecimento e das lições apreendidas para projetos futuros

 

6. Desafios e Prática da Gestão de Projetos na Pública

  • Orçamentos limitados, burocracia e regulação
  • Estudos de Caso e Prática

 

7. Proposta de Valor e Mentoria

  • Criação de um Projeto no âmbito da sua atuação
  • Pretende-se definir, estruturar, planear e estabelecer objetivos realistas e mensuráveis, bem como criar e utilizar sistemas de monitorização e controlo dos projetos.
  • Os trabalhos serão realizados em grupo, sob a orientação do formador mentor, para que os formandos beneficiem da troca de experiências e da aprendizagem com os pares.

8. Sessão PITCH

  • Apresentação dos trabalhos finais e debate

  • Orientação para Resultados
  • Orientação para a Mudança e Inovação
  • Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
  • Análise Crítica e Resolução de Problemas

640€

Inscrição

Presencial: 32H

Mentoria: 3H

A distância Síncrono: 2H

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Interesse e Serviço Público

Área temática: Cooperação

Duração: 37 horas

Forma de organização da formação: Formação Mista (Presencial e a Distância)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 25 de Outubro, 2024