- Planear, executar e controlar com sucesso projetos no âmbito da Administração Pública;
- Identificar o papel da governança e das politicas públicas na gestão de projetos;
- Compreender a importância da gestão de projetos na Administração Pública;
- Criar planos de projetos detalhados com objetivos realistas e mensuráveis;
- Criar e utilizar sistemas de monitorização e controlo de projetos.
- Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior oriundos dos países lusófonos
- Dirigentes oriundos dos países lusófonos
1. Políticas públicas e o seu impacto na gestão de projetos
- Gestão de projetos na Implementação de políticas pública
2. Introdução à Gestão de Projetos
- O que são Projetos e qual a razão da Gestão de Projetos?
- Papel e importância da gestão de projetos na administração pública.
- Ética na gestão de projetos públicos.
- Porque falham os Projetos?
- Metodologias e Modelos de Gestão de Projetos.
- Normas Internacionais de Gestão de Projetos
3. Início do Projeto
- Construção do Business Case e Definição do(s) Projeto(s)
- Construção do Project Charter
- Identificação das partes interessadas e a definição da estrutura de governação do projeto
- Modelo Cynefin e a definição da metodologia a seguir
4. Planeamento do Projeto
- Âmbito do projeto e a sua decomposição na WBS – Work Breakdown Struture
- Estimativas de duração e de custo e a definição do plano do projeto
- Gestão de Risco em sede de projeto e a sua influência no plano do projeto – Plano de Gestão de Riscos
- Plano de Gestão da Mudança, das Partes Interessadas e da Comunicação no projeto
5. Execução, controlo e conclusão do projeto
- Registo e controlo de execução
- Controlo do âmbito e alterações ao plano
- Avaliação e acompanhamento do desempenho do Projeto
- Produção de relatórios de acompanhamento e controlo
- Transferência do conhecimento e das lições apreendidas para projetos futuros
6. Desafios e Prática da Gestão de Projetos na Pública
- Orçamentos limitados, burocracia e regulação
- Estudos de Caso e Prática
7. Proposta de Valor e Mentoria
- Criação de um Projeto no âmbito da sua atuação
- Pretende-se definir, estruturar, planear e estabelecer objetivos realistas e mensuráveis, bem como criar e utilizar sistemas de monitorização e controlo dos projetos.
- Os trabalhos serão realizados em grupo, sob a orientação do formador mentor, para que os formandos beneficiem da troca de experiências e da aprendizagem com os pares.
8. Sessão PITCH
- Apresentação dos trabalhos finais e debate
- Orientação para Resultados
- Orientação para a Mudança e Inovação
- Organização, Planeamento e Gestão de Projetos
- Análise Crítica e Resolução de Problemas
Inscrição
Presencial: 32H
Mentoria: 3H
A distância Síncrono: 2H
Área de Formação: Interesse e Serviço Público
Área temática: Cooperação
Duração: 37 horas
Forma de organização da formação: Formação Mista (Presencial e a Distância)
Última atualização: 25 de Outubro, 2024