
O Instituto Nacional de Administração, I. P. (INA), em parceria com a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), está a conduzir um processo de assessoria técnica assente na temática do “Apoio à implementação de Estratégias de Aprimoramento das Políticas e Práticas de Trabalho Remoto e de sua Aferição de Desempenho na Administração Pública Brasileira”. A oportunidade de parceria entre as duas instituições públicas nacionais surgiu no contexto das iniciativas de cooperação técnica horizontal promovidas pelo Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) tendo, neste caso, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) do Brasil o estatuto de entidade beneficiária.
Esta assessoria técnica arrancou em setembro de 2024 com o objetivo de promover um estudo comparativo sobre as práticas de teletrabalho e a gestão por resultados nos países membros do CLAD, visando a identificação de desafios e a proposta de estratégias para otimizar a implementação ao nível do Governo Federal brasileiro. A primeira fase envolveu um questionário eletrónico (que recebeu contributos de mais de 24 mil trabalhadores em funções públicas e dirigentes de órgãos do Governo Federal Brasileiro) o qual gerou dados qualitativos e quantitativos. A segunda fase, realizada entre 18 e 20 de fevereiro p.p. em Brasília, incluiu workshops e entrevistas individuais conduzidas por elementos do INA e da DGAEP e permitiu o aprofundamento da análise sobre teletrabalho e gestão por resultados. A etapa final consistirá na análise dos dados recolhidos traduzindo-os na identificação de boas práticas internacionais e no robustecimento de um conjunto de recomendações estratégicas para o MGI do Brasil. As entidades portuguesas apresentarão o relatório do projeto, no final de março de 2025, junto do CLAD e do MGI.
Esta parceria entre o INA e a DGAEP contribui, desta forma, para a valorização do acervo do INA – com mais de 45 anos de atividades – ao nível da cooperação nacional, promovendo projetos em articulação com entidades públicas portuguesas, bem como para o reforço da cooperação internacional reforçando a marca INA junto de entidades internacionais.
Pode subscrever aqui as nossas comunicações eletrónicas para receber informação atualizada.
Última atualização: 6 de março, 2025