No cenário atual, a sustentabilidade emerge como um desafio tridimensional—social, ambiental e económico—para a administração pública, incluindo o INA, que é chamado a liderar pelo exemplo, integrando eficazmente os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no seu planeamento estratégico, com ênfase na igualdade de género (ODS 5).
Esta abordagem não só direciona esforços para áreas de impacto significativo, mas também aumenta a legitimidade e a eficácia das políticas públicas, alinhando ações governamentais com as expectativas sociais e promovendo uma governança responsável que constrói a confiança pública. O foco do INA na igualdade de género destaca a importância da educação para o desenvolvimento sustentável e reforça seu compromisso com um progresso inclusivo e equitativo.
No contexto da igualdade de género (ODS 5), o INA destaca-se pela sua oferta direcionada para promover a igualdade, alinhando-se com o ODS 5 e reforçando o seu compromisso com a capacitação e o empoderamento feminino, essenciais para o desenvolvimento sustentável. A liderança para a igualdade entre mulheres e homens na Administração Pública foca em garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades de liderança em todos os níveis de decisão na vida política, económica e pública. A formação avançada em gestão pública contribui para a capacitação das mulheres para a liderança e a tomada de decisões em contextos complexos.
No âmbito da educação de qualidade (ODS 4), o INA promove o acesso inclusivo e equitativo à educação de qualidade para todas as pessoas, contribuindo para a meta 4.5, que visa eliminar as disparidades de género na educação e assegurar o acesso igualitário a todos os níveis de educação e formação profissional.
Quanto a trabalho digno e crescimento económico (ODS 8), o INA contribui diretamente para a meta 8.5, que procura alcançar o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos, incluindo mulheres e jovens, e igual remuneração por trabalho de igual valor. Através da capacitação em liderança e competências digitais, o INA encoraja o empreendedorismo feminino, alinhando-se com a necessidade de promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, a criação de empregos decentes, o empreendedorismo, a criatividade e a inovação.
Na redução das desigualdades (ODS 10), o INA endereça a meta 10.2, que procura promover a inclusão social, económica e política de todas as pessoas, independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, estatuto económico ou outro. Os programas do INA permitem dotar as mulheres com as competências necessárias para superar as barreiras no mercado de trabalho e alcançar posições de liderança, contribuindo, assim, para a redução das desigualdades de género.
Através destas ofertas formativas, o INA e a Administração Pública demonstram o seu papel ativo e o compromisso em promover não só a igualdade de género, mas também em reforçar a interdependência entre os ODS, contribuindo para um futuro sustentável onde todos têm a oportunidade de contribuir plenamente para o desenvolvimento social, ambiental e económico.
Pode subscrever aqui as nossas comunicações eletrónicas para receber informação atualizada.
Publicado a 15 de março 2024
Última atualização: 7 de Novembro, 2024