
Após o sucesso da 1ª edição (2024-2025), o PLANAPP e o INA lançam agora a 2ª edição do Programa de Formação em Políticas Públicas, que segue de perto o mesmo modelo pedagógico.
Os participantes podem optar pela realização do percurso formativo completo, que permite a visão global de todo o ciclo da política pública ou escolher o(s) módulo(s) que melhor se adequa(m) às suas necessidades e das entidades envolvidas.
A 2ª edição do Programa terá início a 6 de maio em formato presencial, arrancando com o Módulo de Introdução às Políticas Públicas, de frequência obrigatória. No 1.º semestre do ano, para além deste módulo (com duas edições já agendadas), realizar-se-á ainda o Módulo de Prospetiva. Em ambos os casos estão previstos webinares e talks no qual participam especialistas convidados. No segundo semestre, serão realizados os módulos de Planeamento, de Desenho e Programação. A 2ª edição encerrará com os Módulos de Monitorização e de Avaliação, previstos para o primeiro trimestre de 2026. Caso pretenda manifestar o seu interesse para frequência desta formação pode fazê-lo aqui.
Com grande aceitação e adesão, a 1ª edição envolveu cerca de 240 formandos, designadamente dirigentes e técnicos superiores de 56 organismos públicos, maioritariamente de organismos que compõem a REPLAN – Rede de Serviços de Planeamento e de Prospetiva da Administração Pública, bem como de outros organismos cujos trabalhadores manifestaram interesse no domínio das políticas públicas. Contou ainda com a participação de 30 especialistas de quadrantes científicos e profissionais distintos, que dinamizaram um conjunto de talks, webinars e workshops onde se abordaram tendências e domínios críticos do ciclo das políticas públicas.
Com o fim último de continuar a melhorar a atuação no domínio das políticas públicas, a 2.ª edição deste Programa, organizada pelo PLANAPP e pelo INA, volta a abranger dirigentes e quadros técnicos superiores da Administração Pública (AP), em exercício de funções neste domínio de atuação, ou com interesse nestas áreas de atividade.
O Programa de Formação em Políticas Públicas é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), designadamente a participação dos trabalhadores em exercício de funções em organismos que integram a REPLAN, que beneficia de uma comparticipação de 50% do valor da inscrição prevista para cada módulo que venham a frequentar.
Esta oferta formativa consta do Programa de Formação 2025 do INA que pode ser consultado aqui.
Pode subscrever aqui as nossas comunicações eletrónicas para receber informação atualizada.
Última atualização: 6 de maio, 2025