Menu principal
Contacte-nos

WebINAr – Atividades espaciais sustentáveis: sustentabilidade dos fins ou sustentabilidade dos meios?

Este webinar foca na questão da evolução do uso da informação geoespacial na Administração Pública e na sua sustentabilidade

WebINAr – Atividades espaciais sustentáveis: sustentabilidade dos fins ou sustentabilidade dos meios?

O Instituto Nacional de Administração, I. P. promove, no dia 1 de outubro, às 11h00, o WebINAr – Atividades espaciais sustentáveis: sustentabilidade dos fins ou sustentabilidade dos meios?, em formato online.

Neste webINAr irá ser abordada a questão da evolução do uso da informação geoespacial na Administração Pública e sua adaptação ao Decreto-lei n.º 20/2024, de 2 de fevereiro, que pretende “Assegurar que as atividades espaciais são sustentáveis, assegurando os benefícios do espaço para as futuras gerações, de acordo com os princípios internacionais aplicáveis; e proteger os interesses políticos e estratégicos da República Portuguesa, assegurando que as atividades espaciais não contendem com os mesmos”.

O desafio é o de assegurar o equilíbrio entre colocar mais satélites em órbita, que podem servir causas de interesse público (nomeadamente, prevenir incêndios, inundações e a proliferação espécies exóticas invasoras), mas que, por outro lado, irão criar mais lixo espacial e aumentar o risco de colisões.

Na segunda parte do evento será apresentado o livro “Informação Geoespacial na Administração Pública“, recentemente publicado pela INA Editora.

O webINAr conta com a participação de:

  • Alexandra Aragão, Investigadora do Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra, UCSpace;
  • Ana Celeste Carvalho, Juíza Conselheira do Supremo Tribunal Administrativo;
  • Cidália Fonte, INESC e UCSpace;
  • Eduardo Vedor de Paula, Coordenador da RIDOT (Rede Internacional de Observação Territorial);
  • Rui Curado da Silva, Coordenador da UCSpace.

O webINAr tem interpretação para Língua Gestual Portuguesa.

Última atualização: 16 de Dezembro, 2024