O sítio do INA utiliza cookies para melhorar o seu desempenho e a sua utilização. Os cookies utilizados para as ações essenciais do sítio encontram-se definidas. Consulte a política de privacidade.

Eu aceito cookies.

  • Última actualização: 21 setembro 2017

PT | ENG

Desenvolvimento Organizacional

Os nossos serviços de consultoria apoiam as organizações ao longo do seu caminho de melhoria organizacional e de gestão por processos, desde a conceção à implementação e apoio à gestão da mudança.

Somos especializados na utilização da abordagem Business Process Management (BPM) e a sua aplicação em organismos públicos, quer ao nível global quer num âmbito restrito de atividades.

Temos uma perspetiva integrada do desenvolvimento organizacional, apoiando os organismos na identificação das competências organizacionais promovendo uma atuação concertada ao nível dos processos, pessoas e tecnologias da informação.

Privilegiamos o trabalho colaborativo que facilita a transferência de know-how para a equipa da entidade cliente, que se constituirá como nossa interlocutora no projeto.

A consultoria organizacional do INA integra o seguinte portfolio de serviços:

Planeamento Estratégico

Facilitamos e apoiamos a elaboração do Plano Estratégico da organização, quer na componente de diagnóstico, quer na de formulação estratégica.

Para a definição da estratégia seguimos uma abordagem orientada pelos princípios de “design thinking”, recorrendo a técnicas de análise participativa, com vista à inclusão das perceções e apreciação dos principais stakeholders externos e internos da organização.

Reorganização de Estruturas e Postos de Trabalho

Analisamos as estruturas e processos organizacionais e a sua adequação à estratégia da organização, quer na perspetiva da situação atual, quer na proposta de melhorias ao nível da organização de serviços.

Mapeamento de Processos Organizacionais

Definimos a arquitetura dos macroprocessos da organização, em função dos serviços a prestar e interação a desenvolver com os respetivos stakeholders.

Identificamos os processos organizacionais e as suas ligações, entre si e com entidades externas.

Análise e Melhoria de Processos

Identificamos e analisamos os processos , quer na perspetiva de representação da situação atual (as is) quer na proposta de melhorias (to be) através da análise de problemas e desafios apresentados pelo organismo cliente, como, por exemplo, a implementação de um “Balcão Único” de serviços.

Elaboração de Manuais de Procedimentos

Identificamos os processos e áreas de atuação para os quais se pretendem elaborar manuais de procedimentos.

Analisamos e desenhamos os processos, quer na perspetiva de situação atual (as is) quer na proposta de melhorias em atividades críticas entretanto identificadas (to be).

Elaboramos os respetivos manuais de procedimentos , por referência ao desenho de processos antes aprovados.

EndFAQ


Clientes:

  • Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS)
  • Câmara Municipal de Cascais (CMC)
  • Câmara Municipal de Castelo Branco (CMCB)
  • Câmara Municipal de Vila Franca do Campo (CMVFC)
  • Comissão para o Acompanhamento dos Auxiliares da Justiça (CAAJ)
  • Direção-Geral das Artes (DGArtes)
  • Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR)
  • Direcção-Geral da Saúde (DGS)

Para saber mais sobre os nossos serviços ou como podemos apoiar a sua organização neste domínio, contacte-nos