Outras Redes
O INA participa em redes internacionais integradas por organismos, entidades e organizações que prosseguem fins análogos ou correlacionados com as suas atribuições:
European Group of Public Administration (EGPA)
O EGPPA é um grupo regional do International Institute of Administrative Sciences (IIAS) que tem como objetivo fortalecer os laços e a partilha de conhecimento entre especialistas, investigadores e profissionais da Administração Pública europeia.
Para alcançar esse propósito, promovem: (i) conferências anuais; (ii) diálogos regionais (Diálogos Transatlânticos TAD com a ASPA; Diálogos Trans Europeus TED com a NISPAcee; e Diálogos Euro-MENA com a MENAPAR); (iii) Grupos de Estudo Permanentes (atualmente 23 grupos, em vários domínios); (iv) Simpósio de Doutoramento e Seminário de Francófonos; (v) workshops virtuais; (vi) Documentos de Política sobre Governação Europeia; (vii) outras publicações científicas.
A Presidente do INA foi eleita para o Steering Committee do EGPA, para o período de 2022/2025.
CLAD - Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo
Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo
O CLAD é uma organização intergovernamental internacional pública criada em 1972 com o apoio da Assembleia Geral das Nações Unidas.
A principal missão do CLAD é promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre a reforma do Estado e a modernização da AP, através da organização de encontros internacionais, publicações especializadas, serviços de documentação e informação, estudos, investigações e cooperação.
Institucionalmente o CLAD participa noutros organismos internacionais, e é o secretariado técnico permanente das Conferências Ibero-Americanas de Ministros da Administração Pública e da Reforma do Estado realizadas no âmbito das Cimeiras Ibero-Americanas de Chefes de Estado e de Governo.
Portugal ratificou o acordo de adesão ao CLAD em março de 1990. São membros plenos desta organização: Andorra, Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Nicarágua, Paraguai, Perú, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. A Guiné Equatorial participa com o estatuto de membro observador.
A "Carta Ibero-Americana sobre Inteligência Artificial" foi aprovada por unanimidade na LIII Reunião do Conselho Executivo do CLAD, realizada em Varadero, Cuba, no dia 20 de novembro de 2023. Este documento estabelece critérios e diretrizes para futuras ações na gestão pública.
A Carta está disponível nas versões em português, espanhol e inglês para consulta:
- Carta Ibero-americana de Inteligência Artificial na Administração Pública
- Carta Iberoamericana de Inteligencia Artificial en la Administración Pública
- Ibero American Charter on Artificial Intelligence in Civil Service
IIAS - International Institute of Administrative Sciences
International Institute of Administrative Sciences
O INA é membro do IIAS desde o início dos anos 1990, contribuindo com uma quota anual. A Presidente do INA foi eleita para o Conselho de Administração do IIAS no início de 2022, para um mandato de 3 anos.
O IIAS tem por objetivo promover o desenvolvimento das Ciências da Administração, a melhoria das organizações e do funcionamento das administrações públicas, o desenvolvimento de métodos e de técnicas administrativas e o progresso da administração a nível internacional.
Como membro do IIAS, o INA tem a possibilidade de participar na várias Conferências organizadas por aquela instituição, como foi o caso da Conferência IIAS-SEAPP Doha 2023, que teve lugar na capital do Catar, Doha, dedicada ao tema "Developmental States and Professionalization of Public Administration and Public Policy", onde o INA moderou dois painéis e apresentou várias comunicações.
OCDE - Global Network of Schools of Government
Global Network of Schools of Government
A Rede Global de Escolas de Governo é dinamizada no âmbito da OCDE, desde 2014. Foi reconhecida como um órgão consultivo da Direção de Governação Pública e Desenvolvimento da OCDE. Reúne mais de 70 escolas de governo e congéneres de 53 países. Dá acesso à “expertise” da OCDE no domínio da governação e permite a partilha das experiências e boas práticas. O INA integra esta rede desde o seu início e participa nos encontros realizados anualmente, bem como em iniciativas de interesse.
UNITAR - United Nations Institute for Training and Research
United Nations Institute for Training and Research
Trata-se do instituto das Nações Unidas especializado em formação e investigação tem por objetivo fortalecer as capacidades individuais e institucionais para promoção da paz, o desenvolvimento sustentável e a segurança global.
O INA assinou, em 2023, um Memorando de Entendimento com a UNITAR e participou na Conferência “The International UNITAR Research Conference”, integrando o Comité Científico deste evento, que junta 25 agências e institutos das Nações Unidas das áreas da Administração Pública e das Políticas Públicas.
EndFAQ