Menu principal
Contacte-nos

Inglês Nível Intermédio

TEXTO PARA APRESENTAÇÃO DA AÇÃO DE FORMAÇÃO 

A presente Microcredencial, INGLÊS A2- Básico, dirigida ao público em geral, pretende atender às necessidades de desenvolvimento profissional dos participantes e conferir competências linguísticas essenciais a uma comunicação efetiva em múltiplos contextos.

 

O curso destina-se a desenvolver, ao nível básico, todos os aspetos da competência comunicativa em língua inglesa e da consciência cultural a esta associada, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), promovendo a cooperação e a compreensão numa sociedade multicultural e globalizada. 

 

Pretende-se capacitar os formandos para estabelecer interações sociais, utilizando formas de tratamento e fórmulas de delicadeza, através de enunciados simples acerca de áreas de necessidade imediata e de assuntos do quotidiano pessoal e profissional. Pretende-se, igualmente, desenvolver estratégias de autoavaliação e de autoaperfeiçoamento, visando o envolvimento, a motivação e a autoconfiança nas situações comunicacionais propostas.

 

Este curso inicia-se com um reforço de conhecimentos relativos à apresentação pessoal, para alargar o leque vocabular e o domínio da língua existente, o que criará o ponto de partida para outras tarefas comunicativas nos domínios privado, público e profissional. Neste curso, serão abordados tópicos relacionados com comunicação interpessoal em contextos formais e informais. Tal permitirá comunicar sobre rotinas e gostos pessoais, ações em curso e experiências havidas, bem como criará espaço para o desenvolvimento de interações mais orientadas em contextos específicos. A partir das temáticas em apreço, desenvolver-se-ão atividades de compreensão e produção oral e escrita, utilizando as componentes de gramática e estruturas inerentes, assegurando a progressão dos formandos nas várias competências comunicativas em língua.

 

A microcredencial está desenhada para 25 formandos e implica um tempo total estimado de trabalho de cerca de 52 horas (correspondendo a 2 ECTS).

No final deste curso, os formandos serão capazes de :

  • Compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados simples, que visam satisfazer necessidades concretas;
  • Apresentar-se e apresentar outros, fazendo perguntas e dando respostas sobre assuntos pessoais sobre gostos pessoais, habilidades, rotinas e experiências havidas;
  • Compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de interação básica em contexto pessoal e profissional;
  • Comunicar com adequação em situações e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais;
  • Desenvolver estratégias e competências de autoavaliação e autoaperfeiçoamento.

  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Dirigentes em cargos de direção superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de técnico superior
  • Trabalhadoras/es da carreira geral de assistente técnico

TEMA 1 | Relações Interpessoais e Emprego

  • Família e relações de parentesco;
  • Socialização e relações interpessoais;
  • Profissões e tarefas laborais;
  • Rotinas no trabalho;
  • Descrição de ações em curso vs. ações rotineiras;
  • Verbos no present continuous (nas formas afirmativa, negativa e interrogativa);
  • Caso possessivo;
  • Curriculum Vitae (breve).

 

TEMA 2 | Lazer e Tempos Livres

  • Atividades de tempos livres;
  • Gostos e interesses pessoais;
  • Habilidades pessoais;
  • Verbo modal can (nas formas afirmativa, negativa e interrogativa);
  • Qualificação (pessoas, lugares, ações);
  • Advérbios de frequência;
  • Advérbios de modo;
  • Comunicação telefónica (Can I help you?).

 

TEMA 3 | Experiências e Viagens

  • Lugares dentro e fora da cidade;
  • Qualificação (pessoas, lugares, ações);
  • Verbos regulares e irregulares no past simple (nas formas afirmativa, negativa e interrogativa);
  • Can vs. May 
  • Interação em contexto de viagem (dar e pedir indicações);
  • Fórmulas de delicadeza e modos de tratamento em contexto pessoal e profissional;
  • Reportar ações realizadas;
  • Escrita de postais, cartas e emails

A avaliação tem caráter formativo e sumativo.

A avaliação formativa diz respeito à realização dos exercícios interativos e à participação no “FORUM | Speaking” (de suporte à prática da oralidade). Esta avaliação tem um caráter autorregulador da aprendizagem e não é considerada no apuramento da nota final.

A avaliação sumativa refere-se à realização das atividades propostas no final de cada tema/tópico de estudo (ou seja, no final de cada duas semanas de trabalho). Cada uma dessas atividades têm a valorização de 6 (seis) valores, perfazendo um total de 18 (dezoito) valores (6×3=18).

No final do tópico 3, haverá um momento de avaliação cumulativa ao qual está serão atribuídos 2 (dois) valores.

  • Colaboração
  • Gestão de Conhecimento
  • Comunicação

Gratuito

Maiores de 23, residentes em Portugal com a escolaridade obrigatória mínima 12º ano.

Formador/a

Josélia Neves

Descarregar PDF Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Interesse e Serviço Público

Área temática: Línguas Estrangeiras

Duração: 52 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (assíncrona)


Demonstrar Interesse

Última atualização: 25 de junho, 2025