
No evento de apresentação do Programa de Formação 2026, que se realizou no passado dia 26 de junho no Centro Cultural de Belém (CCB), o Instituto Nacional de Administração, INA I. P., deu especial destaque à sua recente integração na prestigiada rede de Cátedras UNESCO.
Durante a cerimónia, a Presidente do INA, Luísa Neto, enfatizou a relevância desta parceria. “As cátedras UNESCO permitem a reflexão sobre temas emergentes e potenciam o que temos feito: promover o diálogo com a academia, a sociedade civil, as comunidades locais e os decisores políticos, unindo diferentes saberes para os desafios complexos e as crises que as nossas sociedades enfrentam, promovendo a partilha do trabalho colaborativo em projetos de impacto real”, afirmou. Na sua intervenção destacou o alinhamento dos cursos com cátedra UNESCO, os quais se encontram devidamente identificados ao longo do Plano de Formação de 2026, e culminou com um claro sentido de pertença e responsabilidade na concretização deste projeto humanista: “é com todo o orgulho que pertencemos a esta rede”.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de assistir a um vídeo elucidativo sobre as Cátedras UNESCO, que abordou as diversas temáticas que estas iniciativas exploram e a sua importância no panorama mundial. A Cátedra UNESCO do INA, com o tema “Educação para o Desenvolvimento na Administração Pública: Participação, Inovação e Capacitação”, alinha-se perfeitamente com a visão da UNESCO ao promover a capacitação, a inclusão, a inovação e a cooperação internacional para construir sociedades mais justas e sustentáveis.
A inclusão nesta rede global de conhecimento reforça o papel do INA como um motor de desenvolvimento e capacitação, não só a nível nacional, mas também no contexto internacional, contribuindo para a construção de uma Administração Pública mais preparada para os desafios do futuro.
Saiba mais sobre a Cátedra UNESCO do INA.
Pode subscrever aqui as nossas comunicações eletrónicas para receber informação atualizada.
Última atualização: 3 de julho, 2025