Menu principal
Contacte-nos

INA marca presença na EGPA 2025 Conference, em Glasgow

A conferência do anual do European Group for Public Administration (EGPA) decorreu de 26 a 29 de agosto em Glasgow, e marcou o seu 50.º aniversário sob o tema “EGPA at 50: Prospects for Public Administration across Europe“. A participação do Instituto Nacional de Administração, I. P., (INA) neste evento, enquadrada no âmbito da Cátedra UNESCO “Educação para o Desenvolvimento na Administração Pública: Participação, Inovação e Capacitação”, sublinhou o papel de Portugal na vanguarda do debate internacional sobre políticas de formação inovadoras.

O pré-programa da conferência contou com a presença de Luísa Neto, Presidente do Conselho Diretivo do INA, que participou na última reunião formal do Steering Committee da EGPA para o mandato 2021-2025. A Presidente do INA integrou ainda o comité eleitoral da próxima composição do EGPA Steering Commitee. Neste dia, concretizou-se também um seminário para doutorandos, onde o INA se fez representar por Ricardo Dias, da Direção de Serviços de Conhecimento, Inovação e Desenvolvimento.

Os debates sobre o futuro da Administração Pública na Europa continuaram com o arranque do programa científico. Luísa Neto marcou presença no painel sobre Direito e Administração Pública, com uma palestra onde explorou como a imparcialidade, baseada no conceito de contrato social, é essencial para garantir a justiça e a equidade, combatendo desafios como a corrupção e o nepotismo.

Além disso, o INA contribuiu para o programa científico do evento com a apresentação de dois trabalhos. 

O primeiro, realizado em colaboração com as Escolas de Governo de França, Itália, Lituânia e Espanha, focou-se na implementação de modelos de competências na administração pública europeia. Este estudo comparou as práticas de vários países, destacando como as recomendações de organizações internacionais estão a influenciar a gestão de pessoas no setor público, num esforço para modernizar e alinhar as competências dos funcionários com as exigências de governação.

O segundo trabalho apresentou uma proposta inovadora para uma escala de literacia transversal para o serviço público. A escala, concebida como uma ferramenta estratégica para diagnóstico e planeamento da formação, baseia-se em quatro meta-dimensões: cognitiva, socio-emocional, tecnológica e transformativa. Esta proposta visa capacitar a Administração Pública para responder de forma mais informada e ágil aos desafios atuais.

A participação do INA na Conferência EGPA 2025 reforça a posição estratégica de Portugal no debate sobre o futuro da formação na Administração Pública e sublinha a importância da investigação e da inovação para o desenvolvimento de políticas públicas, neste setor, a nível europeu.

Mais informação sobre a conferência, aqui

Pode subscrever aqui as nossas comunicações eletrónicas para receber informação atualizada.

Última atualização: 3 de setembro, 2025