Menu principal
Contacte-nos

IV Simpósio Ibero-Americano promove parcerias para a Inovação

O IV Simpósio Ibero-Americano de Inovação Pública decorreu nos dias 25 e 26 de setembro, no Porto, reunindo dirigentes públicos, especialistas, académicos e representantes da sociedade civil da Ibero-América. Esta iniciativa conjunta do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), do Instituto Nacional de Administração de Portugal (INA) e do Instituto Nacional de Administração Pública de Espanha (INAP), promoveu o debate sobre soluções inovadoras e sustentáveis para a Administração Pública.

A edição de 2025, integrada na Cátedra UNESCO do INA, destacou-se pelo seu enfoque nas alianças para a inovação, nas políticas públicas colaborativas e no desenvolvimento de parcerias estratégicas para a inovação pública, tema central para o fortalecimento das Administrações Públicas e a construção de soluções sustentáveis e eficazes para os desafios contemporâneos.

A programa incluiu:

  • Conferências e painéis temáticos;
  • Um workshop prático em design thinking;
  • Apresentação de casos de sucesso de vários países ibero-americanos;
  • Sessões interativas sobre parcerias sustentáveis e inovação aberta.

Foram dois dias de partilha intensa de experiências, boas práticas e novas ideias entre participantes da comunidade ibero-americana – unidos por um objetivo comum: transformar a Administração Pública com mais inovação e colaboração.” – INA, em publicação oficial

No dia 25, a sessão de abertura contou com a participação de Luísa Neto, Presidente do INA, Conrado Ramos, Secretário-Geral do CLAD e Mercedes de la Fuente, Subdiretora Adjunta do Centro de Estudos e Gestão do Conhecimento do INAP. Seguiu-se a conferência inaugural sobre “Alianças Estratégicas para a Inovação na Gestão Pública”, conduzida por Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS – Universidade NOVA de Lisboa.

No dia 26, destaque para a presença do Secretário de Estado para a Simplificação, Paulo Magro da Luz, na sessão de encerramento, que reforçou a importância de colocar os cidadãos no centro das políticas públicas e sublinhou que as parcerias estratégicas são essenciais para uma administração mais ágil, digital e próxima.

Um dos momentos mais significativos, que decorreu à margem do Simpósio, foi a assinatura do Memorando de Entendimento entre Instituto Nacional de Administração (INA), de Portugal, e o Departamento Administrativo do Serviço Público (DAFP), da Colômbia. O protocolo foi assinado por Luísa Neto, Presidente do INA, e por Mariela del Socorro Barragán Beltrán, Diretora do DASP, numa cerimónia institucional que contou com representantes de ambos os países, e que marca um compromisso conjunto com a modernização administrativa, a capacitação de recursos humanos e a valorização da função pública como eixo estratégico da governação democrática.

O IV Simpósio Ibero-Americano de Inovação Pública confirmou o papel central das redes de colaboração, da inovação aberta e da capacitação de líderes públicos como pilares de uma Administração Pública mais eficaz e sustentável. O evento consolidou-se como um espaço de referência para o debate e a construção conjunta de soluções inovadoras na Ibero-América – sempre com o cidadão no centro das decisões.

 

Pode subscrever aqui as nossas comunicações eletrónicas para receber informação atualizada.

Última atualização: 29 de setembro, 2025