Menu principal
Contacte-nos

INA reforça cooperação com a Open Government Partnership

Decorreu na sede do INA, em Algés, uma reunião de trabalho entre dirigentes e técnicos do INA e Mathilde Bouyé, representante da Open Government Partnership (OGP). O encontro, conduzido por Abel Carreira, Vogal do Conselho Diretivo do INA, teve como principal objetivo aprofundar a relação entre as duas entidades e explorar sinergias no domínio da capacitação da Administração Pública.

A sessão permitiu uma apresentação mútua e a identificação de várias oportunidades de cooperação, particularmente relevantes para o reforço dos contributos do INA no âmbito do Plano de Ação Nacional para a Administração Aberta (2024-2027). Em discussão esteve a possibilidade de integração da governação aberta na oferta formativa do INA, o desenvolvimento e difusão de conhecimento especializado, a participação em novos projetos no âmbito da Rede Nacional de Administração Aberta e a possibilidade de incluir um painel sobre o tema na edição de 2026 do Congresso Nacional da Administração Pública.

Durante a reunião foi também lançado ao INA o desafio de contribuir, no âmbito das suas competências, para o robustecimento do Plano de Ação Nacional, podendo beneficiar do apoio técnico e estratégico da OGP e do ponto focal nacional. Esta colaboração reforça o papel do Instituto enquanto parceiro estratégico na promoção de uma Administração Pública mais transparente, participativa e próxima dos cidadãos.

A Open Government Partnership (OGP) é uma iniciativa multilateral lançada em setembro de 2011 pelos Chefes de Estado e de Governo de oito países. Tem como missão garantir compromissos concretos por parte dos governos para promover a transparência, fomentar a participação pública, combater a corrupção e utilizar as novas tecnologias para fortalecer a democracia participativa. Atualmente, conta com a adesão de dezenas de países e tem promovido uma transformação significativa nas práticas de governação em todo o mundo.

Saiba mais sobre a OGP aqui.

 

Pode subscrever aqui as nossas comunicações eletrónicas para receber informação atualizada.

Última atualização: 3 de outubro, 2025