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Gestão do Stress e Resiliência

  • Identificar as causas e os fatores de vulnerabilidade ao stresse;
  • Reconhecer os sintomas e efeitos do stress profissional;
  • Identificar e aplicar estratégias para prevenir e mitigar o stresse;
  • Identificar âmbitos de aplicação e benefícios de utilização da resiliência;
  • Aplicar estratégias para reforçar a resiliência face à adversidade e situações causadoras de stresse;
  • Definir ações para melhorar as competências de gestão de stresse e de resiliência.

  • Dirigentes em cargos de direção intermédia
  • Dirigentes em cargos de direção superior
  • Trabalhadoras\/es da carreira geral de técnico superior
  • Trabalhadoras\/es da carreira geral de assistente técnico
  • Trabalhadoras\/es da carreira geral de assistente operacional
  • Trabalhadoras\/es das carreiras especiais

1. Introdução ao Conceito de Stresse

  • Definição de Stresse
  • Causas, sintomas e consequências do Stresse
  • Tipos de Stresse: Eustress e Distress
  • Fases do Stresse

2. Stresse em contexto Profissional\n

  • Fatores desencadeantes de stresse em contexto profissional
  • Conflito e stresse no local de trabalho
  • Tensão e Stresse
  • Burnout profissional
  • Impactos do stresse no desempenho e na organização

3. Estratégias para prevenir e mitigar o stresse

  • Mindfulness e técnicas de relaxamento
  • Programação Neurolinguística (PNL)
  • Gestão das emoções
  • Comunicação assertiva
  • Gestão do tempo e de prioridades

4. Resiliência enquanto competência de desenvolvimento pessoal e organizacional\n

  • Conceito de Resiliência
  • Resiliência enquanto competência-chave (benefícios e características)
  • Papel da cultura organizacional na promoção da resiliência
  • Práticas para reforçar a resiliência

5. Aplicação de exercícios práticos, como forma de desenvolvimento e treino de competências

6. Roteiro para o desenvolvimento

  • Autodiagnóstico de vulnerabilidade e resposta efetiva ao stresse
  • Definição de objetivos e de ações para desenvolver competências de gestão do stresse e reforço da resiliência
  • Formas de monitorização e avaliação de progressos e resultados

  • Orientação para a Colaboração
  • Inteligência Emocional
  • Orientação para a Participação
  • Coordenação de Equipas

70€

Inscrição

Formador/a

Maria de Lurdes Viana

Brochura Regulamento da Formação PDF

Área de Formação: Interesse e Serviço Público

Área temática: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Equipas

Duração: 7 horas

Forma de organização da formação: Formação a Distância (síncrona e assíncrona)


Data(s): 10/11/2025 – 11/11/2025

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Última atualização: 11 de setembro, 2025