Aprender a trabalhar em Power BI é fundamental para quem com grandes volumes de dados. Dominar esta ferramenta permite uma análise rigorosa do que está a ser feito e do que está a acontecer, e permite projetar estes dados para o futuro, identificando tendências e insights. Desta forma, é possível tomar decisões estratégias informadas que fortalecem projetos e organizações.
O percurso formativo é composto por 5 cursos, que podem ser realizados pela ordem de preferência dos formandos, sendo que cada curso dá direito a um certificado.
Requisitos informáticos:
Para realizar os exercícios demonstrados, é preciso ter o Power BI Desktop, cuja instalação é gratuita, por exemplo, através da Microsoft Store.
A instalação deste programa é realizada, passo a passo, no Módulo 3 do curso “Importação e Transformação de Dados”, o primeiro do percurso formativo de Power BI.
Para instalar o Power BI Desktop, o seu sistema deve cumprir os seguintes requisitos mínimos:
Sistema Operativo: Windows 8.1, Windows Server 2012 R2 ou versões posteriores.
.NET Framework: Versão 4.7.2 ou superior.
Navegador: Microsoft Edge (o Internet Explorer já não é suportado).
Memória (RAM): Mínimo de 2 GB disponíveis; recomenda-se 4 GB ou mais para um desempenho otimizado.
Iniciativa do Instituto Nacional de Administração, I.P. (INA, I.P.) no âmbito do Programa “AP Digital 4.0 – Ferramentas de Produtividade”, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Consulte as informações de cada um dos cursos em baixo:





Última atualização: 21 de julho, 2025