
Editoras da AP: Desafios e Oportunidades na Inovação e Sustentabilidade
O INA organiza evento sobre os desafios e oportunidades das pequenas editoras especializadas da Administração Pública onde se vai refletir e debater a sustentabilidade e tendências futuras no contexto atual do mercado livreiro.
As editoras da AP são fundamentais para o reforço da democracia e da boa governança, pois garantem o acesso à informação sobre políticas públicas, a disseminação do conhecimento em inovações tecnológicas, em novas práticas de gestão pública, contribuindo para o avanço da administração pública e para o desenvolvimento social, em geral.
Programa
14:00 | Receção dos participantes
14:30 | Abertura
· Luísa Neto, Presidente do INA, I. P.
· João Martins Claro, Presidente do Conselho Estratégico e Membro do Conselho Editorial do INA, I. P.
14:45 | Painel 1 – O Papel das Editoras no Contexto da AP
No contexto do serviço público, as editoras da AP são centros de excelência que apoiam edições técnicas e académicas, fundamentais ao desenvolvimento do conhecimento especializado. Divulgam boas práticas junto dos cidadãos, estudantes e profissionais das diferentes áreas da sociedade, resultantes de programas desenvolvidos em centros de investigação e academias.
De que forma as editoras da AP podem continuar a alargar a disseminação de boas práticas e inovação nos serviços públicos? Como potenciar o impacto das publicações técnicas e académicas das editoras da AP no desenvolvimento do conhecimento especializado e na formação de profissionais em diversas áreas?
Moderação: Abel Carreira, Vogal do Conselho Diretivo do INA, I. P.
Oradores:
· Cláudio Garrudo, Diretor da Unidade de Edição e Cultura, Imprensa Nacional Casa da Moeda;
· João Caetano, Presidente da Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior;
· Teresa Paulo, Chefe de Divisão das Edições | Assembleia da República.
15:45 | Painel 2 – O Futuro das Pequenas Editoras começa hoje
O futuro das pequenas editoras é um tema complexo e nunca foi tão promissor e desafiador como agora. Neste contexto de rápida inovação tecnológica, marcado pela ascensão do digital e pelos novos interesses/necessidades dos leitores, as pequenas editoras têm a oportunidade de se reinventar e trilhar um caminho de sucesso para o futuro que começa já HOJE, na disseminação de conhecimento e informação de qualidade para a sociedade.
De que forma as pequenas editoras podem adaptar-se à transformação digital para alcançar um público mais amplo e diversificado? Que estratégias podem ser adotadas para garantir a sustentabilidade e relevância das pequenas editoras, nomeadamente da AP, num cenário de constante inovação tecnológica?
Moderação: Alice Santos, Chefe de Departamento de Documentação e Difusão do Conhecimento, do INA, I.P
Oradores:
· Ana Avelar, Presidente do Conselho Editorial | Universidade Aberta;
· Manuela Morais, Produção Editorial IST Press | Universidade de Lisboa | Instituto Superior Técnico;
· Margarida Coimbra, Comunicação e Distribuição IST Press | Universidade de Lisboa | Instituto Superior Técnico;
· Mariana Portas, Coordenadora do Plano de Edições da Cultura | Fundação Calouste Gulbenkian.
16:45 | Encerramento
17:00 | Café
Local: Biblioteca do INA, com entrada pela Avenida Infante Dom Henrique, nº 1 C, 1149-009 Lisboa (em frente à estação fluvial do Terreiro do Paço).
Aceda aos comentários dos oradores: